Clima
RS: chuva reduz produtividade do arroz e atrasa colheita
Estimativa de rendimento caiu de 9 mil para 8,5 mil quilos por hectare; ritmo dos trabalhos deve acelerar com melhora no tempo

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com
17/04/2025 - 17:17

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas devem reduzir a produtividade das lavouras de arroz no estado. Ao Agro Estadão, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Azevedo, disse que a estimativa inicial era colher 9 mil quilos por hectare. No entanto, com o excesso de precipitação, essa projeção foi revista para 8.500 kg/ha.
Segundo Azevedo, os efeitos do clima provocaram o acamamento das plantas, dificultando a colheita e prejudicando a produtividade. “Isso não compromete a safra, porque nós começamos a colher com ótimos níveis de produtividade. Mas diminui um pouco aquela expectativa de uma produção muito grande”, pondera.


A situação foi relatada por agricultores das principais regiões produtoras do grão do Rio Grande do Sul, como Fronteira Oeste, Planície Costeira Externa, Planície Costeira Interna, Campanha, Zona Sul e Região Central.
O presidente da Federarroz também afirma que a qualidade dos grãos pode diminuir nesta safra, principalmente porque a Fronteira Oeste — que responde por 30% da produção gaúcha — foi impactada pelo excesso de calor durante o período reprodutivo das plantas.
Colheita do arroz deve acelerar nos próximos dias
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou nesta quinta-feira que 80% da área semeada de arroz no Rio Grande do Sul já foi colhida, o que corresponde a 768.873 hectares. Entre as regiões, a Planície Costeira Externa lidera com 95,02% da área colhida, seguida pela Fronteira Oeste (90,87%), Planície Costeira Interna (82,87%), Campanha (71,90%), Zona Sul (66,35%) e Região Central (60,31%).
Em nota, o gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, Luiz Fernando Siqueira, destacou que a colheita tem avançado lentamente devido à redução das horas de luz durante o outono. No entanto, com a previsão de clima favorável para os próximos dias, a expectativa é de que os trabalhos avancem mais rápido, especialmente nas regiões da Planície Costeira Externa e Fronteira Oeste, onde a colheita deve ser concluída em breve.
Previsão do tempo para os próximos dias
Nesta sexta-feira, 18, o tempo será favorável para a colheita do arroz na metade sul do estado gaúcho. Durante as horas mais quentes do dia, as temperaturas devem oscilar entre 25 °C e 29 °C. No entanto, conforme o Irga, áreas de instabilidade devem avançar pela fronteira até o fim do dia, provocando pancadas de chuva.
No sábado, 19, a chegada de uma frente fria espalhará chuva por todas as regiões do estado, com possibilidade de temporais isolados.
Já no domingo, 20, uma nova massa de ar seco e frio começará a atuar sobre o território gaúcho, derrubando as temperaturas, que devem se manter baixas até pelo menos o dia 22. Na região da Campanha, as mínimas podem variar entre 6 °C e 9 °C. O tempo firme deve predominar em todo o estado até 25 de abril.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
6
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Chuvas dão trégua ao Sul; interior do país segue seco
Tempo firme domina os próximos dias no país e favorece lavouras; RS registrou danos pelos temporais em mais de 40 cidades

Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm

Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal

Clima
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
Período foi marcado por chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em boa parte do Brasil, segundo análise da Nottus
Clima
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
Condições favorecem soja, café, cana e laranja, mas Sul segue vulnerável a estiagens e geadas
Clima
Geadas podem impactar mais de 400 mil sacas de café em MG
Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, frio intenso atingiu pelo menos 1.173 hectares no Cerrado Mineiro em 10 e 11 de agosto
Clima
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais
Fenômeno, que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, atinge diretamente estados do Sul, do Sudeste, além do MS
Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades