Clima
Chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira
Temperatura máxima não passa dos 30°C em boa parte do Brasil

Paloma Custódio | Brasília
04/12/2024 - 05:00

A chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira, 05, o que deve deixar o solo encharcado e aumentar o risco de transbordamentos e deslizamentos de terra, principalmente no Vale do Ribeira, litoral de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, região metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro e regiões de Goiânia. A informação foi confirmada pela porta-voz da Tempo OK Meteorologia, Maria Clara Sassaki, ao Agro Estadão.
Pode haver também rajadas de vento intensas nas áreas costeiras, podendo atingir até 70 km/h entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo.
Na região Norte, a chuva também aumenta nesta semana, com chance de alagamentos pontuais. Já no Nordeste, norte do Pará, Amapá e Roraima, as chances de chuva nesta semana são menores e a temperatura ficará mais elevada.

Sassaki também faz um destaque para os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, na noite do último domingo, 01, com rajadas de vento, granizo e trovoadas. As áreas mais atingidas, inclusive com pontos de alagamentos em lavouras, foram as regiões central, da campanha e fronteira oeste.
Temperaturas máximas mais amenas
Devido a cobertura de nuvens e a chuva persistente, a temperatura máxima deve ficar mais baixa nesta semana, principalmente em Santa Catarina, Paraná, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Goiás, com valores abaixo dos 30°C. O amanhecer nestas regiões será de temperaturas amenas, com valores entre 18°C e 20°C.

Impactos agrícolas
A porta-voz da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, afirma que a umidade do solo está favorável para as principais lavouras de soja e milho de primeira safra, conforme mostra o último boletim de monitoramento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“No interior da Bahia e no norte do Maranhão, a semeadura do milho está na fase inicial, com uma condição de umidade localmente elevada. Nas outras áreas, que compreendem a região do Matopiba, a umidade do solo está melhor distribuída e há expectativa de volumes significativos ao longo da semana”, aponta Sassaki.
A precipitação esperada para o sudoeste de Mato Grosso do Sul deve amenizar a restrição no desenvolvimento dos cultivos de primeira safra por falta de chuva.
Já no Sul do país, os maiores volumes devem ocorrer no Paraná, onde são esperados acumulados de até 100mm em algumas áreas do estado, favorecendo os cultivos de primeira safra. “Já na metade sul do Rio Grande do Sul, a previsão indica menor condição de chuva e maior luminosidade nesta semana, o que favorece o desenvolvimento do arroz”, ressalta a porta-voz da Tempo OK.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
2
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
3
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
4
Ciclone traz ventos de mais de 100 km/h e derruba temperaturas
5
Frio intenso avança pelo Sul e Sudeste com risco de geada até sexta-feira, 1º
6
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
Condições favorecem soja, café, cana e laranja, mas Sul segue vulnerável a estiagens e geadas

Clima
Geadas podem impactar mais de 400 mil sacas de café em MG
Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, frio intenso atingiu pelo menos 1.173 hectares no Cerrado Mineiro em 10 e 11 de agosto

Clima
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais
Fenômeno, que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, atinge diretamente estados do Sul, do Sudeste, além do MS

Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades
Clima
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
Previsão do Inmet indica tempo firme e umidade relativa abaixo de 30% em diversas regiões do país
Clima
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
Plantações de hortaliças no sul paulista podem ter perdas pontuais com a formação de gelo
Clima
Pantanal puxa queda de 61% nas queimadas em julho
Condições climáticas menos severas contribuíram com a redução, diz Ministério do Meio Ambiente; Caatinga foi o único bioma com alta nos focos
Clima
Frente fria provoca chuva no Sul; tempo seco predomina no restante do país
Inmet prevê chuvas acima de 30 mm no Sul e baixa umidade no Centro-Oeste, Sudeste e parte da Amazônia