“Bastante burocracia”, desabafa produtora que acionou seguro após perder 40 mil frangos  | Agro Estadão “Bastante burocracia”, desabafa produtora que acionou seguro após perder 40 mil frangos  | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Gente

“Bastante burocracia”, desabafa produtora que acionou seguro após perder 40 mil frangos 

Prejuízo é estimado em R$ 300 mil, mas ainda não há prazo para liberação da indenização; frangos morreram após 48 horas sem energia no PR

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | Atualizado às 21h19

05/12/2024 - 14:37

Parte dos 40 mil frangos mortos pela falta de energia. Foto: Weigan Amanda Rodrigues
Parte dos 40 mil frangos mortos pela falta de energia. Foto: Weigan Amanda Rodrigues

Uma tempestade no interior do Paraná resultou na queda de energia por mais de 48 horas, causando a morte de 40 mil frangos do aviário da família Crestani, localizado em Santa Helena, região oeste do estado. O episódio ocorreu na quinta-feira, 28 de novembro, mas, uma semana depois, os produtores seguem no processo de tentar resgatar parte dos danos financeiros estimados em R$ 300 mil. 

Além da perda das aves, os custos incluem ração, energia elétrica, lenha e o diesel usado no gerador. “A gente acionou o seguro que cobre as aves quando tem mortalidade. Se, por acaso, a gente não tivesse seguro, eu não só deixaria de receber o valor dos pintinhos, das aves perdidas, mas também da ração, porque a cooperativa, provavelmente, vai querer me cobrar a ração dessas aves que não serão entregues”, disse ao Agro Estadão a produtora rural, Weigan Amanda Rodrigues. Ela é casada com Daniel Crestani, responsável por administrar o aviário de seu pai, Valdemar Crestani.

Nesta quinta-feira, 05, um perito do seguro realizou vistoria na propriedade. Segundo Weigan, ele tirou fotos do gerador – que parou de funcionar após operar por cerca de 24 horas – do controlador de temperatura do aviário que mostra os horários de falta de energia e também coletou o relato de como tudo aconteceu. A família vai enviar ao perito, ainda nesta quinta, alguns comprovantes do pagamento da diária dos funcionários que ajudaram a enterrar os frangos mortos. 

No entanto, isso não significa o fim do processo. Mais documentos, fotos e vídeos podem ser solicitados antes da liberação da indenização. “O seguro tem 30 dias para pagar a partir do momento que a gente manda o último documento que eles precisam. […] tem bastante burocracia”, desabafa a produtora. 

Entenda o caso

No vídeo e nas imagens abaixo, enviadas por Weigan ao Agro Estadão, é possível ver os frangos perdidos na propriedade dos Crestani após a falta de energia. O descarte das aves seguiu as normas sanitárias, com o enterro em local apropriado. 

PUBLICIDADE

A família tinha um gerador para manter a ventilação e o conforto térmico das aves, mas o equipamento parou de funcionar após operar ininterruptamente por cerca de 24 horas. Diante da falta de energia, os Crestani adotaram algumas medidas para tentar evitar a morte dos frangos. A primeira ação foi abaixar as lonas dos aviários para evitar o acúmulo do calor. Entretanto, conforme relato de Weigan, o dia estava extremamente abafado, “sem nenhum vento”. 

Uma equipe também foi acionada para tentar resolver o problema do gerador. No total, foram cerca de uma hora e meia sem energia. Com os frangos atingindo 34 dias de vida e em grande quantidade nos aviários, a alta temperatura foi fatal. 

Atualmente, a propriedade tem três aviários, com uma capacidade total para 100 mil aves. Os animais perdidos representam quase 50% da produção que seria abatida por volta de 12 de dezembro.

Infraestrutura elétrica 

Apesar de ter sido a primeira vez que os Crestani registraram perdas de produção por falta de energia, esse é um problema recorrente na região. Segundo Weigan, as falhas no fornecimento são recorrentes, mesmo sem temporais. 

“Os postes aqui são antigos, finos e mal cuidados. Quando há vento forte é certeza que a energia vai cair. Só para ser ter uma ideia, em um audiência pública este ano, em Medianeira, o pessoal mostrou um vídeo dos técnicos da Copel [companhia paranaense de energia] amarrando os fios elétricos em poste em árvores, fazendo uma gambiarra, como dizem”, relata Weigan. 

PUBLICIDADE

No dia da falta de energia, a produtora informou que a Copel foi acionada imediatamente, mas o problema só foi resolvido no sábado, 30, mais de 48 horas depois. A demora, segundo a família, agravou a situação.

O Agro Estadão procurou a Copel. Em nota, a companhia informou “que o temporal do 28 de novembro provocou destruição na rede elétrica e interrupção no fornecimento de energia a 524 mil unidades consumidoras no Paraná, sendo 232 mil somente na região Oeste. O município de Santa Helena foi um dos mais afetados.”  

“Na região da linha São Luiz, no município, os ventos fortes provocaram diversos danos à rede elétrica e a queda de 7 postes, que foram substituídos com o apoio de equipes de construção e obras, que dispõem de equipamentos e conhecimento especializados.” Conforme a Copel, “as equipes trabalharam continuamente para restabelecer o fornecimento de energia. A reconstrução dos trechos da rede destruídos foi finalizada no último sábado, dia 30, e a rede foi energizada novamente às 16h50.”

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

FPA lamenta morte de Benedito de Lira, aos 82 anos

Gente

FPA lamenta morte de Benedito de Lira, aos 82 anos

O ex-deputado e senador, pai de Arthur Lira, foi reconhecido pela FPA por sua contribuição ao fortalecimento do setor agropecuário

Incertezas e otimismo: produtores de soja encaram clima em busca de safra recorde

Gente

Incertezas e otimismo: produtores de soja encaram clima em busca de safra recorde

Com o início da colheita, produtores de diversas regiões relatam desde atrasos dos trabalhos devido à umidade até perdas por estiagem

Mapa nomeia novo secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais

Gente

Mapa nomeia novo secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais

Novo nome atuava no Departamento de Promoção Comercial e Investimentos

Embrapa confirma segurança da água do Rio Tocantins

Gente

Embrapa confirma segurança da água do Rio Tocantins

Em dezembro de 2024, ponte que conecta Tocantins e Maranhão resultou na queda de três caminhões que transportavam substâncias químicas

PUBLICIDADE

Gente

Família de produtor rural goiano estava em avião que explodiu em Ubatuba

Aeronave do produtor rural Nelvo Fries explodiu ao sair da pista; piloto morreu no acidente

Gente

Embrapa prorroga inscrições para concurso até 14 de janeiro

Certame disponibiliza 1.027 vagas para pesquisador, analista, técnico e assistente; provas estão marcadas para 23 de março

Gente

Novos pescadores do Norte começam a receber Auxílio Extraordinário

Valor deve ser pago até sexta, 10; confira o calendário

Gente

NR31: o que o produtor rural precisa saber

O cumprimento da NR31 não apenas evita multas e problemas legais, mas também contribui para a redução de acidentes e doenças ocupacionais

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.