Economia
Monitora Ferrugem instala 74 coletores no RS
Regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul apresentam maior risco de incidência da ferrugem asiática atualmente
2 minutos de leitura 30/10/2024 - 15:09
Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
O Rio Grande do Sul iniciou as atividades do Programa Monitora Ferrugem RS para a safra 2024/2025 com a instalação de 74 coletores em lavouras de soja em todo o estado. A ação visa prevenir e controlar a ferrugem asiática, principal doença que afeta o cultivo de soja no Brasil.
Segundo o engenheiro agrônomo, extensionista rural da Emater/RS-Ascar e coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Elder dal Prá, a ferrugem asiática pode ocasionar perdas na produtividade de 10 a 90%, especialmente em anos com condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento. “É importante que os agricultores adotem práticas de manejo corretas e participem de programas como esse, que fornecem as informações necessárias para a correta aplicação de produtos fitossanitários”, afirma em nota.
A cada semana, o programa atualiza as informações sobre a ocorrência de esporos do fungo que causa a doença. No mapa abaixo, é possível ver as regiões com maior risco de infecção.
O Monitora Ferrugem RS existe há cinco anos, é coordenado pela Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e conta com a colaboração de diversas instituições públicas e privadas, centros de pesquisa e universidades, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
“É importante ressaltar que é um trabalho feito a várias mãos. Nós temos o apoio da UFSM, Ufrgs, Unipampa, institutos federais e até algumas cooperativas também participam desse programa”, ressalta a doutora em fitopalogia da Seapi, Andreia Mara Rotta de Oliveira.
Manejo da ferrugem
O Monitora Ferrugem RS disponibiliza orientações sobre o manejo da ferrugem asiática. Entre as estratégias, estão o uso de cultivares de ciclo precoce e com genes de resistência, semeaduras no início da época recomendada, adoção do vazio sanitário e monitoramento da lavoura.
A utilização de fungicidas no aparecimento dos sintomas ou preventivamente também é importante. No entanto, os especialistas do programa alertam que o controle químico não erradica a doença, uma vez que os fungicidas não têm 100% de eficácia e a aplicação não proporciona 100% de cobertura das plantas.
“O Monitora Ferrugem RS vem propiciando a qualificação necessária para o manejo da ferrugem asiática, aliando detecções precoces com apoio à tomada de decisão no controle, diminuindo assim as possibilidades de resistência ao fungo Phakopsora pachyrhizi e possibilitando menos perdas ao produtor”, destaca em nota o engenheiro agrônomo fiscal estadual agropecuário da Seapi, Ricardo Augusto Feliceti.
Para acessar o programa, é preciso acessar este link, que está no site da Emater.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Boitel: saiba o que é e confira dicas na hora de escolher um
2
Danone Brasil diz que continua comprando soja nacional; produtores reagem à declaração de diretor da multinacional: “é boicote”
3
Planta Peixinho: entenda os benefícios, como plantar e cuidados essenciais
4
Saiba quais são os 100 municípios mais ricos do agronegócio
5
Recuperação Judicial: pedidos de produtores rurais crescem 40% no trimestre
6
Cólica Equina: entenda o que é, sintomas e como tratar
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Estadão Summit Agro debate o futuro e desafios do setor
Green Deal, ESG no campo, mudanças climáticas e mercados são destaques na programação do evento em São Paulo
Economia
Receita cambial com exportação de carne suína é recorde, revela ABPA
O resultado foi alcançado com as exportações de 130,9 mil toneladas de carne suína, segundo maior volume mensal da história do setor e 40,7% superior aos embarques de outubro de 2023
Economia
Mais 19 frigoríficos ficam habilitados para exportar carne à África do Sul
Setor espera “novos impactos positivos” com as autorizações
Economia
Exportações de carne bovina em outubro batem novo recorde
Abrafrigo aponta que 2024 será o ano com a maior volume e receita exportados
Vazio sanitário do algodão em Goiás começa neste fim de semana
Em 89 municípios, será proibido cultivar plantas com risco fitossanitário para o bicudo-do-algodoeiro; vazio sanitário termina 21 de janeiro
“A gente prevê um problema na colheita”, alerta Aprosoja-MT sobre safra 24/25 da soja
Concentração da semeadura em espaço curto de tempo pode provocar dificuldades para a colheita da soja no estado
Índice de Preços da FAO sobe 2% em outubro e alcança maior nível em 1 ano e meio
Os preços do trigo subiram com o clima desfavorável para as safras de inverno no Hemisfério Norte, como na União Europeia, Rússia e EUA
Anec reduz estimativa de exportação de soja em 2024 para 98 milhões de t
Para novembro, a Anec projeta exportações de 2,45 milhões de toneladas de soja, volume 46,6% menor que o embarcado em novembro de 2023