Economia
Feiras de agronegócio movimentam a semana na BA e MG
Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães/BA, e Megaleite, em BH/MG, têm programação até sabado, 15 de junho
Da Redação
12/06/2024 - 18:16

A Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães/BA, espera receber cerca de 100 mil pessoas até sábado, 14. O evento tem 434 expositores apresentando a tecnologia agrícola de mais de mil marcas do setor.
Para o presidente da feira, Odacil Ranzi, o maior diferencial da feira é a diversidade de tecnologias de máquinas e equipamentos, que contribui para o aumento da produtividade gerando conforto para o agricultor.
“Até sábado um grande volume de negócios vai ser fechado, e para isso, bancos e agentes financeiros estão presentes com equipes treinadas e preparadas para levar boas condições nas linhas de financiamento”, afirma o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, em nota.
O governo baiano aproveitou o evento para lançar o Plano ABC+Bahia (2020-2030). A iniciativa foi desenvolvida Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), mantenedora do Projeto de Emissão de Carbono nos diferentes sistemas de manejo de grãos e fibra no oeste da Bahia.
O projeto avalia as modificações na emissão e captura de CO2 nos solos do Cerrado das microrregiões produtoras. “O esforço que o movimento do agro baiano faz em relação ao meio ambiente é muito intenso. E, se precisarmos ajustar, temos um mutirão de esforços da Aiba, da Abapa, dos produtores, de tecnologias para dar continuidade e garantir resultados”, afirmou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante o lançamento.
A Bahia Farm Show está na 18ª edição e é organizada pela Aiba, com o apoio da Abapa, Fundação Bahia e Assomiba. Para comprar os ingressos, é preciso acessar o site oficial do evento.
Durante a Megaleite, governo mineiro prorroga ações de ajuda a setor leiteiro
Outra feira que está sendo realizada durante esta semana é a 19ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), em Belo Horizonte/MG. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Girolando e segue até sábado, 15, com mostras de várias raças leiteiras, palestras, julgamentos de animais e torneio leiteiro.
Na abertura, nesta terça-feira, 11, foi lançado o programa Cemig Agro, desenvolvido pela Companhia Energética de Minas Gerais. São ações para melhoria do fornecimento do serviço e atendimento aos produtores rurais.
O governo também anunciou a prorrogação, por mais 90 dias, da suspensão de concessão de benefícios fiscais para empresas importadoras de leite em pó. Assim, essas empresas continuam pagando ICMS de 18% sobre a importação dos produtos.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café
2
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
3
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
4
Decisão sobre salvaguardas da China leva tensão ao mercado da carne bovina
5
Rumores sobre salvaguarda da China para carne bovina travam mercado
6
Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva e outros
Com 22% das exportações brasileiras ainda tarifadas pelos EUA, governo promete velocidade nas negociações
Economia
Soja para a China: quem avança mais, Brasil ou EUA?
Apesar da soja brasileira ser mais competitiva, China já teria comprado 4 milhões de toneladas dos EUA; entenda esse movimento
Economia
Be8 anuncia aquisição de usina da União Agroindustrial em Alto Araguaia
A assinatura do contrato ocorreu em Mato Grosso e, agora, aguarda análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
Economia
Entrada de fertilizantes pelo Arco Norte dobra em 4 anos
Volume salta de 3,54 mi t em 2021 para 7,01 mi t em 2025; soja e milho lideram exportações
Economia
Democracia e Instituições: o que importa no acordo Mercosul-União Europeia
Entre as cifras de exportações e cotas agrícolas, a previsibilidade das regras sustenta o pilar institucional da civilização ocidental
loading="lazy"
Welber Barral
Economia
Produtor do Brasil é o Ayrton Senna da agricultura mundial, diz especialista
Debatedores esboçaram, durante o Estadão Summit Agro 2025, em São Paulo, suas visões em relação ao futuro do agronegócio
Economia
Em crise histórica, Cotribá busca proteção judicial para evitar colapso financeiro
Com dívidas que ultrapassam R$ 1 bilhão, cooperativa centenária tenta ganhar tempo para reorganizar operações e negociar com credores
Economia
Futuro do agro passa por Seguro Rural e pagamento por serviços ambientais, avalia SRB
No Estadão Summit Agro 2025, presidente da Sociedade Rural Brasileira avaliou questões geopolíticas, como as tarifas dos EUA e o acordo Mercosul-UE