PUBLICIDADE

Economia

Expocacer inaugura hub logístico na Inglaterra e reforça presença internacional

Cooperativa projeta aumento de até 15% nas vendas para o Reino Unido em um ano

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com.br

25/02/2025 - 08:00

Foto: Expocacer/Divulgação
Foto: Expocacer/Divulgação

Um ano após inaugurar o seu primeiro hub logístico nos Estados Unidos (EUA), a Expocacer deu mais um passo para reforçar sua presença internacional. Desta vez, a cooperativa dos cafeicultores do Cerrado lançou um polo em Londres, na Inglaterra. 

A iniciativa faz parte da estratégia de expansão da cooperativa e do fortalecimento do canal Direct Farm, que conecta produtores e consumidores, eliminando intermediários.

CONTEÚDO PATROCINADO

Ao Agro Estadão, o diretor-presidente da Expocacer, Simão Pedro de Lima, contou que o hub logístico no Reino Unido tem como principal objetivo atender a um mercado segmentado de compradores, como cafeterias e pequenos e médios torradores. 

A própria cooperativa, através de seu representante no Reino Unido, será a compradora dos volumes de café e responsável pela distribuição. “O contêiner fechado vai de Expocacer para Expocacer. E lá, nos armazéns, o café é entregue aos compradores, que podem comprar qualquer quantidade, de quilos até sacos. Então, isso permite que a gente aumente o volume de comercialização”, explicou Simão Pedro.

Atualmente, cerca de 640 sacas estão armazenadas nos armazéns do hub em Londres. A carga foi enviada em dois contêineres. A ideia é, mensalmente, enviar um novo contêiner para reposição do estoque, garantindo um fluxo contínuo de abastecimento. 

PUBLICIDADE

Considerando a demanda crescente, a expectativa é de expansão das vendas. “Nós temos uma expectativa de aumentar de 10% a 15%, já em 2025, o volume que operamos de cafés lá na Inglaterra”, projeta o diretor-presidente da Expocacer. 

Hoje, a cooperativa opera cerca de 5 mil sacas de café por ano no mercado britânico, atendendo diretamente pequenos e micro torradores. 

Armazém da Expocacer no Brasil, com sacas de café para serem enviadas aos hubs logísticos. Foto: Divulgação

Ampliação da presença da Expocacer

A Expocacer atende, atualmente, mais de 35 países. Há pouco, a cooperativa completou um ano de operação do seu hub logístico nos EUA, superando as expectativas iniciais. 

O volume de café previsto para ser aumentado em 3,5 mil sacas foi atingido, com a cooperativa agora presente em diversos estados. “Estamos com cafés, por exemplo, na Flórida, na Carolina do Sul, no Texas e na Califórnia, resultado dessa ideia do hub”, destacou Lima. A demanda em crescimento, especialmente impulsionada pela população jovem, tem sido um fator-chave para o sucesso da operação. 

No ano passado, a Expocacer registrou um aumento de 41% nas exportações de café em comparação ao ano anterior, atingindo mais de 550 mil sacas de 60 quilos e um faturamento aproximado de R$ 840 milhões.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Entrada de fertilizantes pelo Arco Norte dobra em 4 anos

Economia

Entrada de fertilizantes pelo Arco Norte dobra em 4 anos

Volume salta de 3,54 mi t em 2021 para 7,01 mi t em 2025; soja e milho lideram exportações

Democracia e Instituições: o que importa no acordo Mercosul-União Europeia

Economia

Democracia e Instituições: o que importa no acordo Mercosul-União Europeia

Entre as cifras de exportações e cotas agrícolas, a previsibilidade das regras sustenta o pilar institucional da civilização ocidental

Welber Barral loading="lazy"
Opinião:

Welber Barral

Produtor do Brasil é o Ayrton Senna da agricultura mundial, diz especialista

Economia

Produtor do Brasil é o Ayrton Senna da agricultura mundial, diz especialista

Debatedores esboçaram, durante o Estadão Summit Agro 2025, em São Paulo, suas visões em relação ao futuro do agronegócio

Em crise histórica, Cotribá busca proteção judicial para evitar colapso financeiro

Economia

Em crise histórica, Cotribá busca proteção judicial para evitar colapso financeiro

Com dívidas que ultrapassam R$ 1 bilhão, cooperativa centenária tenta ganhar tempo para reorganizar operações e negociar com credores

PUBLICIDADE

Economia

Futuro do agro passa por Seguro Rural e pagamento por serviços ambientais, avalia SRB

No Estadão Summit Agro 2025, presidente da Sociedade Rural Brasileira avaliou questões geopolíticas, como as tarifas dos EUA e o acordo Mercosul-UE

Economia

COP 30 superou o temor de ser um tribunal de acusações contra o agro

Estadão Summit Agro debate nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, sustentabilidade, relações comerciais e desafios do agronegócio brasileiro

Economia

China cancela compra de soja de 5 empresas brasileiras

A detecção de resíduos de pesticidas em um carregamento de 69 mil toneladas do grão teria sido o motivo da suspensão temporária

Economia

Estadão Summit Agro 2025 vai debater as principais tendências e desafios para o setor

Evento reúne especialistas nesta quinta-feira, 27, para discutir o legado do agro depois da COP 30, oportunidades com o acordo Mercosul-UE e o uso de IA 

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.