PUBLICIDADE

Economia

Cocamar inaugura sua maior unidade de recebimento de grãos em MT

Cooperativa paranaense investiu R$ 250 milhões na instalação que fica em Água Boa, no Alto Araguaia

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

21/01/2025 - 14:14

Foto: Cocamar/Divulgação
Foto: Cocamar/Divulgação

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Maringá (PR), inaugurou sua maior unidade de recebimento de grãos, em Água Boa, no Alto Araguaia, norte de Mato Grosso. O investimento na nova estrutura foi de R$ 250 milhões.

Com 20 hectares de área, a unidade, localizada no quilômetro 30 da rodovia MT-240, é totalmente automatizada e conta com tecnologia avançada. Entre os destaques estão quatro moegas, dois tombadores, dois secadores, quatro conjuntos de pré e pós-limpeza de grãos, e um armazém graneleiro com capacidade para 110 mil toneladas. 

Há também cinco silos com capacidade para 9 mil toneladas cada, três balanças, um sistema de classificação para quatro raias com dois caladores pneumáticos, além de um armazém de insumos de 4.000 metros quadrados com espaço climatizado para sementes. A estrutura ainda inclui uma loja, área administrativa e espaço para atendimento aos produtores.

A soja a ser recebida pela unidade da cooperativa será destinada à exportação, seguindo até Goiás e, por via férrea, até Santos. Está sendo avaliada também a possibilidade de direcionar parte da produção para o mercado externo por meio do Arco Norte.

O cooperado Diogo Sardinha de Almeida, que ingressou na Cocamar na safra 2023/24, disse estar feliz pela chegada da cooperativa e pela capacidade de recebimento que está sendo posto à disposição dos produtores. “Hoje, com o que tem em Água Boa, não se consegue colher uma soja e entregar a produção rapidamente, já chegamos a ficar parados na fila por quatro dias”, comenta. 

PUBLICIDADE

Do lado comercial, é o segundo ano em que Almeida faz negócios com a Cocamar, tendo adquirido a totalidade dos insumos para a safra 2024/25. “A cooperativa cumpriu com tudo o que foi combinado, entregou com a qualidade e o prazo acordados, é uma empresa séria e parceira. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, destacou Diogo.

Além de Mato Grosso, atualmente, a Cocamar atua no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. O início das operações no estado mato-grossense teve início em abril de 2023, com a abertura de uma loja para a comercialização de insumos agropecuários. Com a nova unidade, a cooperativa reforça sua estratégia de expansão, ampliando o suporte aos produtores da região. 

Inauguração reúne autoridades e lideranças

A solenidade de inauguração na segunda-feira, 20, contou com a presença de produtores da região, além de diversas autoridades. Entre os participantes estavam o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Piveta, o deputado estadual Dr. Eugênio, o prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz, e o vice-prefeito Ari Zandoná.

Representando a Cocamar, estiveram presentes membros do conselho de administração e fiscal, diretoria executiva, gestores de diversas áreas, e a equipe local liderada por José Claudemir Menegon, conhecido como Claudinho.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Caso de gripe aviária paralisa exportações argentinas 

Economia

Caso de gripe aviária paralisa exportações argentinas 

Brasil segue livre do vírus em granjas comerciais, mas tem duas investigações ativas 

Tarifaço dos EUA pressiona preço de pimenta-do-reino produzida no Pará

Economia

Tarifaço dos EUA pressiona preço de pimenta-do-reino produzida no Pará

Cooperativa de Tomé-Açu busca ampliar vendas para China e Índia após queda no preço

Carne suína: Brasil deve produzir até 5,42 milhões de t em 2025

Economia

Carne suína: Brasil deve produzir até 5,42 milhões de t em 2025

Para a exportação em 2025, associação estima até 1,45 milhão de toneladas, aumento de até 7,2% na comparação com o ano passado

Cinco meses após recuperar mercado chinês, exportação de frango argentina pode cair

Economia

Cinco meses após recuperar mercado chinês, exportação de frango argentina pode cair

País sul-americano registrou caso de gripe aviária em granja comercial; autorização para vendas à China havia sido obtida em março

PUBLICIDADE

Economia

Plantadores de cana pedem subvenção para reduzir perdas com tarifaço

Segundo as entidades do setor, medida é para preservar os 130 mil empregos ligados à cultura, 80% deles na agricultura familiar

Economia

Após tarifa, ovos brasileiros deixam de ser enviados aos EUA

Sem acordo, indústria aguarda negociações, mas busca alternativas, como os mercados do Chile e Angola

Economia

Julgamento da fusão BRF-Marfrig no Cade é suspenso após pedido de vistas

Prazo de vistas é de 60 dias; após esse período, processo será automaticamente incluído em pauta para prosseguimento do julgamento

Economia

Exportações recuam, mas produção nacional de frango avança

ABPA projeta alta de 3% em 2025 no volume produzido e prevê retomada nas vendas externas em 2026

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.