Economia

CNA lança Comissão Nacional de Equideocultura

Nova comissão tratará sobre qualificação de mão de obra, comércio de material genético e uso dos animais nos esportes

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criou nesta terça, 13, a Comissão Nacional de Equideocultura. Segundo a entidade, o objetivo do novo grupo é “intensificar os trabalhos em favor dos produtores rurais e do setor”. 

Entre os principais temas que a nova comissão deve dedicar estão a qualificação de mão de obra, a comercialização de material genético, sanidade animal e esportes com os animais. Quem presidirá o grupo é a produtora Cristiana Gutierrez, que também está à frente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). 

A equideocultura é uma atividade pecuária que trata da criação de cavalos, asnos e muares – que são burros ou mulas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 6,8 milhões de equídeos, sendo 5,8 milhões cavalos ou éguas e 990 mil muares e asnos. Ainda de acordo com a CNA, as exportações envolvendo o setor de equídeos gerou um faturamento de US$ 22 milhões, em 2023, e nos sete primeiros meses deste ano já soma US$ 9 milhões.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.