Economia
Associação lança, nas Filipinas, evento para ampliar mercados a proteínas brasileiras
Road Show promovido pela ABPA, em parceria com a ApexBrasil, também busca alinhar o comércio a diretrizes mundiais de saúde animal

Redação Agro Estadão*
07/08/2025 - 18:54

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os setores de suínos e aves – incluindo ovos –, lançará, nesta sexta-feira, 8, durante a World Food Expo – WOFEX 2025, em Manila, nas Filipinas, a primeira edição do Road Show Internacional “Sem fronteiras para alimentos: parcerias para segurança alimentar”. O objetivo é promover o comércio da cadeia produtiva de carnes brasileiras a partir de regras que estejam alinhadas aos princípios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/WOAH).
O Road Show é um evento empresarial itinerante com o intuito de apresentar um produto, serviço ou projeto a potenciais investidores. A ação da ABPA é uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com vistas a ampliar mercados e contribuir para manter o fluxo comercial e segurança alimentar no mundo.
Ainda dentro da parceria, as duas instituições vão liderar uma comitiva com 13 agroindústrias exportadoras brasileiras, que ocuparão um estande coletivo na WOFEX, que é a maior feira de bebidas e alimentos das Filipinas e que está sendo realizada entre os dias 6 e 9 de agosto, com a presença de autoridades brasileiras e lideranças mundiais da área de saúde animal.
Em boa hora
A ABPA considera que o lançamento do Road Show aproveita um momento estratégico: o de superação do primeiro foco de gripe aviária em granjas comerciais do Brasil.
“A resposta rápida do setor produtivo e das autoridades sanitárias mostrou a eficácia do nosso modelo de prevenção. Agora, é hora de cuidar também do ambiente internacional, assegurando que os mercados compreendam e reconheçam nossos avanços e os fundamentos técnicos adotados globalmente”, afirma o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota. “Também é preciso ressaltar a necessidade de mudança na abordagem dos conceitos de Influenza Aviária, bem como reafirmar a impossibilidade de transmissão por meio do produto, como já é reconhecido por todos os órgãos internacionais de saúde”, completa.
Além das Filipinas, a ABPA e a ApexBrasil pretendem realizar eventos em outros países considerados estratégicos para as exportações nacionais, como China, África do Sul, México, Chile, Malásia, Peru, Canadá, Arábia Saudita, além da União Europeia.
“São mercados cujas importações de produtos brasileiros superam os US$ 5 bilhões. Por isso, queremos fomentar o diálogo técnico com autoridades e importadores, fortalecendo comunidades locais que defendam o comércio justo e baseado em evidências, sempre à luz das normas da OMSA”, declara Santin.
*Com informações da ABPA

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