PUBLICIDADE

Economia

Anec eleva previsão de exportação de soja e farelo para março

O destaque ficou com o trigo, onde a estimativa saltou para 261,7 mil toneladas, um aumento de 70,3% sobre a projeção da semana anterior

Nome Colunistas

Foto: Broadcast Agro

18/03/2025 - 16:50

Adobe Stock
Adobe Stock

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) ampliou sua projeção para as exportações brasileiras de soja em grãos e farelo em março, mantendo estável a previsão para milho e aumentando significativamente a estimativa para trigo, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira, 18.

Para a soja em grãos, a entidade agora trabalha com embarques entre 15 milhões e 16,13 milhões de toneladas, elevando o teto da estimativa em 1,4% em relação à projeção da semana anterior, que indicava volumes de até 15,9 milhões de toneladas. Se confirmado o limite superior da projeção, o volume representará aumento de 19% em comparação com março de 2024, quando foram exportadas 13,55 milhões de toneladas.

No caso do farelo de soja, a estimativa subiu para 2,6 milhões de toneladas, um acréscimo de 9,4% sobre os 2,38 milhões de toneladas previstos na semana passada. O novo volume projetado supera em 44,6% as 1,8 milhão de toneladas embarcadas em março do ano passado.

A projeção para as exportações de milho permaneceu praticamente estável em 413,4 mil toneladas, frente às 412,7 mil toneladas estimadas anteriormente. Mesmo sem variação significativa na previsão semanal, o volume continua expressivamente superior (+194%) às 140,6 mil toneladas exportadas em março de 2024.

O destaque nas revisões foi o trigo, cuja estimativa saltou para 261,7 mil toneladas, representando um aumento de 70,3% sobre a projeção da semana anterior, que indicava 153,7 mil toneladas. Apesar dessa forte elevação semanal, o volume previsto ainda é 67,3% inferior às 799,1 mil toneladas embarcadas em março do ano passado.

PUBLICIDADE

Os dados semanais da Anec indicam que na semana encerrada em 15 de março foram embarcadas 3,15 milhões de toneladas de soja, 367 mil toneladas de farelo, 155 mil toneladas de milho e 69,1 mil toneladas de trigo. Esses números ficaram abaixo da previsão feita na semana anterior, quando a Anec projetava exportações de 4,3 milhões de toneladas de soja e 617,9 mil toneladas de farelo para esse período.

Para a semana atual (16 a 22 de março), o line-up portuário indica volumes de 4,33 milhões de toneladas de soja, 740,5 mil toneladas de farelo, 95,5 mil toneladas de milho e 36,9 mil toneladas de trigo.

O porto de Santos mantém a liderança nos embarques, com 1,68 milhão de toneladas de soja programadas para o mês, um aumento de 5,7% em relação à programação da semana anterior. Paranaguá aparece em segundo lugar, com 712,4 mil toneladas de soja, uma redução de 2,3% em comparação aos 729,4 mil toneladas previstos anteriormente.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil e EUA encerram reunião; Abiec acredita que carne bovina foi prioridade

Economia

Brasil e EUA encerram reunião; Abiec acredita que carne bovina foi prioridade

Setor aposta em dependência da carne bovina brasileira diante do menor rebanhos dos últimos 75 nos EUA

Soja do Brasil será afetada brutalmente por acordo entre EUA e China

Economia

Soja do Brasil será afetada brutalmente por acordo entre EUA e China

Para conselheiro de uma das principais empresas processadoras de soja do Brasil, acordo entre as duas potências é inevitável

Produtores dos EUA pressionam Trump por acordo com a China

Economia

Produtores dos EUA pressionam Trump por acordo com a China

Associação Americana da Soja cobra fim do impasse comercial com Pequim e decisão da EPA sobre metas de biocombustíveis para 2026 e 2027

Comitiva busca abrir novos caminhos para o Agro brasileiro na Índia

Economia

Comitiva busca abrir novos caminhos para o Agro brasileiro na Índia

Grupo liderado por Geraldo Alckmin vai levar pautas do setor, com o objeto de ampliar as exportações para o país asiático

PUBLICIDADE

Economia

Inpasa e Amaggi encerram parceria por etanol de milho

Empresas desistem de joint venture em Mato Grosso após divergências sobre estrutura e governança

Economia

Trump acusa China de 'hostilidade econômica' ao não comprar soja dos EUA

Presidente americano disse que pode encerrar, como retaliação, as relações comerciais com os chineses para compra de óleo de cozinha

Economia

Manga, uva e pescado: como estão esses setores dois meses após o tarifaço?

Abipesca diz que as empresas exportadoras seguem sem mercado e sem crédito, apesar da ajuda anunciada pelo governo

Economia

STJ decide que crédito garantido por CPR em operação Barter fica fora de RJ

Corte entendeu que a conversão da cobrança em dinheiro não altera a natureza do crédito nem implica renúncia à garantia vinculada ao título

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.