Anec eleva previsão de exportação de soja e farelo para março | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Economia

Anec eleva previsão de exportação de soja e farelo para março

O destaque ficou com o trigo, onde a estimativa saltou para 261,7 mil toneladas, um aumento de 70,3% sobre a projeção da semana anterior

Nome Colunistas

Foto: Broadcast Agro

18/03/2025 - 16:50

Adobe Stock
Adobe Stock

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) ampliou sua projeção para as exportações brasileiras de soja em grãos e farelo em março, mantendo estável a previsão para milho e aumentando significativamente a estimativa para trigo, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira, 18.

Para a soja em grãos, a entidade agora trabalha com embarques entre 15 milhões e 16,13 milhões de toneladas, elevando o teto da estimativa em 1,4% em relação à projeção da semana anterior, que indicava volumes de até 15,9 milhões de toneladas. Se confirmado o limite superior da projeção, o volume representará aumento de 19% em comparação com março de 2024, quando foram exportadas 13,55 milhões de toneladas.

No caso do farelo de soja, a estimativa subiu para 2,6 milhões de toneladas, um acréscimo de 9,4% sobre os 2,38 milhões de toneladas previstos na semana passada. O novo volume projetado supera em 44,6% as 1,8 milhão de toneladas embarcadas em março do ano passado.

A projeção para as exportações de milho permaneceu praticamente estável em 413,4 mil toneladas, frente às 412,7 mil toneladas estimadas anteriormente. Mesmo sem variação significativa na previsão semanal, o volume continua expressivamente superior (+194%) às 140,6 mil toneladas exportadas em março de 2024.

O destaque nas revisões foi o trigo, cuja estimativa saltou para 261,7 mil toneladas, representando um aumento de 70,3% sobre a projeção da semana anterior, que indicava 153,7 mil toneladas. Apesar dessa forte elevação semanal, o volume previsto ainda é 67,3% inferior às 799,1 mil toneladas embarcadas em março do ano passado.

PUBLICIDADE

Os dados semanais da Anec indicam que na semana encerrada em 15 de março foram embarcadas 3,15 milhões de toneladas de soja, 367 mil toneladas de farelo, 155 mil toneladas de milho e 69,1 mil toneladas de trigo. Esses números ficaram abaixo da previsão feita na semana anterior, quando a Anec projetava exportações de 4,3 milhões de toneladas de soja e 617,9 mil toneladas de farelo para esse período.

Para a semana atual (16 a 22 de março), o line-up portuário indica volumes de 4,33 milhões de toneladas de soja, 740,5 mil toneladas de farelo, 95,5 mil toneladas de milho e 36,9 mil toneladas de trigo.

O porto de Santos mantém a liderança nos embarques, com 1,68 milhão de toneladas de soja programadas para o mês, um aumento de 5,7% em relação à programação da semana anterior. Paranaguá aparece em segundo lugar, com 712,4 mil toneladas de soja, uma redução de 2,3% em comparação aos 729,4 mil toneladas previstos anteriormente.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Abiarroz: Brasil exporta 86% mais produto em casca em março ante março de 2024

Economia

Abiarroz: Brasil exporta 86% mais produto em casca em março ante março de 2024

Em receita, as vendas somaram US$ 45,3 milhões, resultado 109% maior que em fevereiro e 5% superior ao de março de 2024

GO: vacinação contra raiva de herbívoros começa em 1º de maio

Economia

GO: vacinação contra raiva de herbívoros começa em 1º de maio

Campanha será a última com obrigatoriedade em 119 municípios goianos; declaração de rebanho também é exigida, até 30 de junho

Feicorte 2025 é lançada com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes

Economia

Feicorte 2025 é lançada com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes

Maior feira indoor de gado de corte da América Latina será realizada entre 17 e 21 de junho, em Presidente Prudente (SP)

Brasil mira a Ásia para ampliar exportações de gergelim e feijões especiais

Economia

Brasil mira a Ásia para ampliar exportações de gergelim e feijões especiais

Missão do Ibrafe e Apex Brasil percorre China e Coreia do Sul para fechar novas parcerias técnicas e comerciais

PUBLICIDADE

Economia

MG: safra de cana deve recuar 7,1% em 2025/26, mas área plantada cresce 10% 

Estiagem prolongada afeta produtividade e qualidade da matéria-prima, mas estado segue como segundo maior produtor nacional 

Economia

ExpoZebu começa neste sábado com expectativa de R$ 200 mi em negócios

Maior feira de pecuária zebuína do mundo celebra 90 anos reunindo criadores, autoridades e visitantes internacionais em Uberaba (MG)

Economia

China reafirma não estar negociando sobre tarifa com EUA e pede fim de 'confusão'

Presidente norte-americano havia dito que teve reunião com representantes chineses, sem dizer quem seriam

Economia

Arroz: termina nesta sexta prazo para antecipar direito de venda à Conab

Poderão antecipar o exercício do contrato os produtores e as cooperativas da Fronteira Oeste do RS e também do PR, MS e de MG

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.