PUBLICIDADE

Economia

Alugar, comprar ou terceirizar máquinas agrícolas? Estudo da CNA orienta produtores

Calculadora permite comparar custos e rentabilidade de cada modelo com base em dados reais do campo e nas condições regionais de produção

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

29/10/2025 - 16:59

Objetivo do estudo é oferecer dados técnicos para apoiar a tomada de decisão do produtor. Foto: Adobe Stock
Objetivo do estudo é oferecer dados técnicos para apoiar a tomada de decisão do produtor. Foto: Adobe Stock

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, nesta quarta-feira, 29, o estudo “Máquinas Agrícolas: alugar, comprar ou terceirizar? Tome a decisão certa”, voltado a produtores de soja e milho. O material, desenvolvido em parceria com a Agroconsult, foi apresentado durante o evento Benchmark Agro: Custos de Produção 2025, em Brasília.

O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, destacou que o objetivo do levantamento é oferecer dados técnicos para apoiar a tomada de decisão do produtor, sem impor um modelo único. “É uma recomendação para que cada produtor analise a sua situação, de acordo com sua realidade, módulo ou sistema de produção, baseando-se em dados econômicos”, afirmou Dobashi.

CONTEÚDO PATROCINADO

O estudo compara os três principais modelos de mecanização — frota própria, aluguel e terceirização de serviços — com base em dados do Projeto Campo Futuro, que abrange 12 regiões estratégicas no Sul, Centro-Oeste e Matopiba+PA, responsáveis por mais de 80% da área de soja do País.

Débora Simões, sócia diretora de Estratégia e Soluções da Agroconsult, explicou que cerca de 17% do custo operacional total do produtor é referente às máquinas e à depreciação dos equipamentos agrícolas. “Esse custo pesa no bolso do produtor e, por isso, é importante criarmos condições e um ambiente de maquinário favorável para que o produtor rural brasileiro tenha opções”, observou.

Fonte: CNA

Máquinas e juros mais caros

Entre 2019 e 2025, os preços das máquinas agrícolas registraram alta expressiva: plantadeiras subiram entre 131% e 225%; colheitadeiras, de 57% a 124%; e tratores, de 107% a 154%. 

PUBLICIDADE

Esse movimento foi acompanhado por uma alta significativa dos juros das linhas oficiais de crédito. No mesmo período, as taxas do Moderfrota pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp) subiram de 6,0% para 12,5% ao ano. Já as taxas do Moderfrota tradicional passaram de 7,0% para 13,5% ao ano.

Estudo foi lançado em evento nesta quarta-feira, 29. Foto: CNA/Divulgação

Terceirização

As simulações da CNA mostram que a terceirização se revelou mais vantajosa para a colheita em todas as regiões analisadas, devido ao alto custo das colheitadeiras, ao uso concentrado em curtos períodos e à escassez de operadores qualificados.

Para o plantio, a terceirização foi mais viável em cinco das 12 regiões, sobretudo onde não há milho de segunda safra. Já na pulverização, o modelo com frota própria manteve-se mais eficiente pela necessidade de resposta rápida a pragas e doenças.

O aluguel de máquinas, embora ainda pouco difundido entre produtores de grãos, tem ganhado espaço entre os de maior escala e perfil empresarial. As plantadeiras e semeadoras apresentaram desempenho mais equilibrado nas simulações, especialmente em cenários de juros altos. 

Fonte: CNA

Segundo a CNA, os resultados reforçam a tendência global de adoção de modelos mais flexíveis de mecanização, que ajudam o produtor a preservar capital, otimizar o uso das máquinas e reduzir riscos financeiros.

PUBLICIDADE

As conclusões do estudo também dialogam com experiências internacionais. Nos Estados Unidos, tanto a terceirização quanto o aluguel são práticas consolidadas e contam com mercado estruturado e contratos flexíveis. Na Argentina, cerca de 60% das operações mecanizadas são feitas por prestadores de serviço, segundo a Federação dos Contratistas de Máquinas Agrícolas (Facma).

Para ver o levantamento na íntegra, clique aqui.

Calculadora online

Além do relatório técnico, a CNA lançou uma calculadora online para simular custos e rentabilidade de acordo com os dados reais de cada produtor. A ferramenta, que cobre as principais regiões agrícolas, permitirá comparar graficamente os impactos financeiros do plantio, pulverização e colheita nos diferentes modelos de mecanização.

Clique aqui para acessar a ferramenta. A base de dados será atualizada periodicamente com informações do Projeto Campo Futuro e de mercado, oferecendo ao produtor um instrumento prático de gestão e planejamento.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil e Chile adotam Certificado Fitossanitário Eletrônico em comércio agrícola

Economia

Brasil e Chile adotam Certificado Fitossanitário Eletrônico em comércio agrícola

Ferramenta permitirá ao Brasil exportar, na primeira etapa, café em grão, sementes de beterraba e de girassol. rizomas de gengibre e grãos de pimenta,

Syngenta e Amoéba firmam acordo para desenvolver biofungicida

Economia

Syngenta e Amoéba firmam acordo para desenvolver biofungicida

Combate a doenças do trigo, especificamente a mancha de septoria e a ferrugem amarela, será foco da parceria

Avanço das exportações de carne bovina para os EUA ainda depende do preço interno, diz Abiec

Economia

Avanço das exportações de carne bovina para os EUA ainda depende do preço interno, diz Abiec

Associação afirma que ainda é difícil medir o impacto da queda da tarifa de 10%, já que as margens seguem pressionadas pelo preço do boi gordo

EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais

Economia

EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais

Pagamentos visam agricultores afetados por 55 eventos climáticos em 2023 e 2024

PUBLICIDADE

Economia

Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA

Concorrentes com tarifas zeradas avançam nos blends norte-americanos, enquanto o café brasileiro vê seu espaço encolher gradativamente

Economia

Alckmin sobre tarifa dos EUA: “Estamos confiantes de que vamos avançar mais”

Durante a COP30, vice-presidente e ministro do MDIC, afirmou que a medida dos EUA reduziu de 45% para 28% o volume de exportações do Norte sujeito a tarifa

Economia

RS: Aurora conclui investimento de R$ 210 milhões na planta de Tapejara

Unidade de São Silvestre terá capacidade para 10 mil aves por hora e entrará no mercado internacional

Economia

Nova tarifa dos EUA mantém distorções no comércio de café, diz BSCA

Entidade defende avanço rápido nas negociações; exportações brasileiras aos EUA recuaram cerca de 55% desde o início do tarifaço

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.