Economia
Agricultores franceses disparam contra acordo Mercosul-UE: 'traição programada'
Maior sindicato agrícola da França acusa Bruxelas e Paris de sacrificar os agricultores franceses para favorecer grandes exportadores industriais
Redação Agro Estadão
08/09/2025 - 11:56

A assinatura do acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul voltou a ser alvo de críticas dos agricultores franceses que classificam o tratado como “uma traição programada ao modelo agrícola francês e ao consumidor”. O movimento ganhou força na última semana, depois que a Comissão Europeia apresentou ao Conselho Europeu a proposta final para a assinatura e conclusão do acordo.
A Coordination Rurale, maior sindicato agrícola da França, acusa Bruxelas e Paris de sacrificar os agricultores franceses para favorecer grandes exportadores industriais, — como os setores de máquinas, aviões e automóveis — enquanto o setor rural arcaria com os maiores custos. “O rolo compressor avança, e a agricultura vai se ver esmagada em nome dos interesses de financistas e de grandes grupos”, disse Véronique Le Floc’h, presidente da Coordination Rurale.
O comunicado não poupa críticas ao governo de Emmanuel Macron. Segundo o sindicato, Paris “deixou de defender seus agricultores” e aceitou um processo acelerado de negociação que permite a aplicação provisória do acordo mesmo antes da ratificação pelos 27 parlamentos nacionais.
A entidade vê ainda uma fragilidade nas cláusulas de salvaguarda, que, na prática, dependerá da iniciativa dos próprios Estados para denunciar violações e poderiam ser acionadas apenas após prejuízos já consolidados. Ao apresentar as medidas de salvaguardas, a Comissão Europeia, destacou-as como proteção à produção agrícola do continente, uma vez que as mesmas, estabelecem ações contra a importação excessiva de carne bovina, frango e açúcar de países membros do Mercosul.
Além disso, para a Coordination Rurale, o acordo ameaça a sobrevivência da agricultura francesa, colocando-a em concorrência direta com produtos do Mercosul que, segundo a entidade, seriam menos rigorosos em termos de normas ambientais e sociais. “Trata-se do fim da nossa soberania alimentar e da ruína de anos de esforços por uma alimentação de qualidade”, afirma o comunicado.
O sindicato também critica a abertura dos mercados públicos da UE a fornecedores estrangeiros, alertando que escolas e serviços públicos podem acabar servindo alimentos “de qualidade medíocre, em detrimento da saúde dos consumidores”.
Por fim, a organização pede que os deputados franceses assumam responsabilidade e bloqueiem a adoção do texto no Parlamento Europeu. O sindicato ainda convoca partidos políticos a buscarem soluções constitucionais para impedir a entrada em vigor do acordo. “A França e a Europa vivem de ilusões ao acreditar que sua agricultura poderá resistir ao tsunami da concorrência global”, enfatiza a Coordination Rurale.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação
4
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
5
Onde nascem os grãos da xícara de café mais cara do mundo?
6
Setor de café pede urgência em negociação das tarifas com os EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
Com avanço das usinas de milho e previsão de 49 bilhões de litros até 2035, indústria busca estratégias para evitar excesso de oferta
Economia
JBS exporta 550 t mensais de resíduo de couro para virar fertilizante na Itália
Ação faz parte de estratégia de aproveitamento total da matéria-prima, que inclui a tecnologia Kind Leather
Economia
Cade aprova compra da Levitare e da Búfalo Brasil pela Tirolez
Fábricas em quatro estados e nova linha com produtos de leite de búfala impulsionam meta de R$ 2,5 bilhões até 2027
Economia
Nova rota aérea amplia escoamento de frutas do Brasil para a Europa
Operação terá três frequências semanais, conectando aeroportos internacionais brasileiros ao mercado europeu
Economia
Agro gaúcho discute criação de fundo para garantir crédito e seguro rural
Inspirado no Fundesa, modelo prevê gestão privada com produtores, indústria e governo, financiado por recursos do setor rural e indústria
Economia
Governo lança edital para retomar obras da ferrovia Transnordestina
Ferrovia vai facilitar o escoamento de grãos do interior do Nordeste; obras devem durar cinco anos e custar R$ 415 milhões
Economia
Lácteos: indústria do PR atravessa momento mais crítico da década, diz sindicato
Setor tem sido pressionado pelo aumento das importações, crescimento da produção e retração no consumo interno
Economia
Tilápia do Vietnã pressiona mercado interno e amplia impacto do tarifaço
Setor registra queda de 28% nas exportações no terceiro trimestre de 2025 e teme novos recuos até o fim do ano