PUBLICIDADE

Economia

Acordo Mercosul-UE enfrenta nova resistência na França

Federação agrícola convoca produtores rurais para mobilização nacional contra aprovação do acordo, além do tarifaço e guerra na Ucrânia

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

15/09/2025 - 11:55

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve enfrentar uma nova onda de resistência por parte dos agricultores europeus. Na França, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Agrícolas (FNSEA) convocou para 26 de setembro uma mobilização nacional contra a aprovação do tratado. O grupo também pretende protestar contra a política tarifária dos Estados Unidos e os impactos da guerra na Ucrânia.

Em entrevista a uma rádio francesa, Arnaud Rousseau, presidente da FNSEA, afirmou que o setor agrícola vive um momento de forte pressão. “Os agricultores estão trabalhando na reta final das vendas e da colheita, mas o cenário internacional nos obriga a nos mobilizar. Seja pelas tarifas impostas por Donald Trump, seja pela volta do acordo com o Mercosul na pauta europeia”, declarou. Segundo ele, a categoria espera respostas diretas do presidente Emmanuel Macron, já que negociações internacionais são prerrogativas do chefe de Estado.

Rousseau também ressaltou que a França atravessa um período de instabilidade política, o que pode enfraquecer sua posição em Bruxelas. “No momento em que a negociação do pacto está em andamento, a Europa parece frágil diante dos Estados Unidos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, quer assinar rapidamente o acordo do Mercosul. É justamente por isso que precisamos nos mobilizar”, afirmou.

Conclusão do acordo UE e Mercosul

A resistência contra o acordo cresce após a Comissão Europeia apresentar ao Conselho Europeu, no início de agosto, a proposta para a assinatura e conclusão do acordo. Na ocasião, o órgão executivo da UE defendeu a proximidade com parceiros comerciais estratégicos, em meio à crescente instabilidade geopolítica. 

Contudo, pensando nos agricultores de seus países membros, o texto final enviado aos Parlamentos de cada Nação, apresentou medidas de salvaguardas contra as importações excessivas. Na mira das restrições estão carne bovina, frango e açúcar. Entretanto, o maior sindicato agrícola da França, acusou Bruxelas e Paris de sacrificar os agricultores franceses para favorecer grandes exportadores industriais, como os setores de máquinas, aviões e automóveis. 

Já a FNSEA foi enfática que ao validar o tratado como está, apesar da promessa de medidas de salvaguarda, a Comissão Europeia está claramente virando as costas à agricultura francesa. “O acordo continua tóxico, incompreensível e perigoso para os agricultores franceses. Onde está a coerência de impor aos produtores locais alguns dos padrões mais rigorosos do mundo e, ao mesmo tempo, abrir nossos mercados a importados que não os cumprem?”, questionou a entidade.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Corteva avalia dividir operações de sementes e defensivos

Economia

Corteva avalia dividir operações de sementes e defensivos

Reestruturação visa isolar a unidade de sementes de riscos legais associados ao uso de defensivos agrícolas, diz jornal norte-americano

Tarifa de Trump derruba exportação de café especial do Brasil aos EUA

Economia

Tarifa de Trump derruba exportação de café especial do Brasil aos EUA

País caiu da primeira para a sexta posição entre os importadores, com queda de 79,5% nos embarques em agosto

China e EUA retomam negociações comerciais

Economia

China e EUA retomam negociações comerciais

Reunião entre o secretário do Tesouro dos EUA e o vice-primeiro-ministro chinês ocorre em Madrid

USDA eleva estimativas de produção para soja e milho nos EUA

Economia

USDA eleva estimativas de produção para soja e milho nos EUA

Produção de soja deve alcançar 117 milhões de toneladas e milho 427 milhões, acima das projeções do mercado

PUBLICIDADE

Economia

Agricultura: exportação do agronegócio cresce 1,5% em agosto

Agosto fecha com US$ 14,29 bilhões e expansão para 22 novos mercados

Economia

Brasil obtém aval de Singapura para exportar sebo bovino industrial

Em 2024, segundo o governo federal, Singapura importou mais de US$ 680 milhões em produtos agropecuários brasileiros

Economia

Soja e milho sobem mais de 1% após relatório do USDA

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos elevou estimativa para a safra norte-americana de soja, apesar de redução na produtividade

Economia

Desembarque de fertilizantes no Porto do Itaqui cresce 21% até julho

Segundo Ministério de Portos e Aeroportos, embarques de soja também aumentaram: de 10,1 milhões de toneladas para 10,7 milhões

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.