Cotações
Mercado agrícola sente impacto da volatilidade
Enquanto o café segue em valorização, impactado pela estiagem, mercado do boi gordo registra recuo com maior oferta de fêmeas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com.br
11/03/2025 - 08:00

O mercado agrícola segue registrando oscilações expressivas nas principais commodities. Enquanto a soja mantém uma alta gradual no mercado à vista, a colheita da primeira safra de milho amplia a oferta, com o setor voltado para o plantio da safrinha. Já o café enfrenta os impactos da estiagem e de dificuldades financeiras em alguns segmentos da cadeia produtiva. Por outro lado, a cana-de-açúcar segue trajetória de desvalorização.
Acompanhe a análise detalhada da Markestrat:
Soja
Com operações em ritmo acelerado e influências externas do mercado internacional, o preço da soja no mercado à vista tem registrado alta gradual, acumulando uma variação mensal próxima de 8%, afirma a consultoria em relatório. Enquanto isso, os contratos futuros da oleaginosa apresentaram queda na última semana, refletindo a redução das incertezas sobre a consolidação da safra volumosa no Brasil.
O cenário de valorização da soja começa a impactar o mercado de farelo, que, após uma sequência de quedas, operou em alta na primeira semana de março. “Além disso, o óleo, que também vinha registrando desvalorizações consecutivas, tende a se estabilizar no mercado”, dizem os especialistas.
Milho
A colheita da primeira safra de milho no Sul do país avança favorecida por boas condições climáticas. O aumento da oferta do cereal indica um possível cenário de estabilização dos preços.
Entretanto, a disparada do preço do grão desde o início do ano tem pressionado os custos dos criadores, levando o governo a reduzir a tarifa de importação de milho de países de fora do Mercosul. No entanto, segundo a Markestrat, essas medidas afetam principalmente o produtor, que via a valorização do milho como um alívio após safras anteriores de baixa rentabilidade. “No fim do dia, a ação não deve gerar efeitos significativos no mercado”, avalia a consultoria.
Cana-de-açúcar
O mercado, que já vinha sendo impactado pela queda das cotações, confirma uma safra robusta e sofre desvalorizações ainda mais acentuadas, especialmente nos contratos futuros. O vencimento para maio, por exemplo, na bolsa de Nova York recuou 6,97% na variação semanal, US$ 1,13 por libra peso.
Boi gordo
O impasse entre compradores e produtores manteve estabilidade nos preços da arroba do boi gordo durante a primeira semana de março. Contudo, no acumulado mensal, há uma queda média de 5% em todos os mercados, impulsionada pela elevada oferta de fêmeas. Conforme a Markestrat, esse cenário deve persistir nos próximos dias.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Cotações
1
Preço da arroba do boi gordo sobe mais de 5% em agosto
2
Geadas elevam preço do café arábica, mas impactos ainda são incertos
3
Agosto começa com demanda aquecida por soja e derivados, indica Cepea
4
Preços da tilápia têm novas baixas em julho
5
Colheita pressiona e algodão atinge menores preços do ano
6
Estoque elevado freia alta da soja no mercado brasileiro

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Cotações
Agroleite movimenta recorde de R$ 969 milhões em negócios, alta de 86% ante 2024
Expectativa inicial era de um movimento semelhante ao do ano passado, mas os visitantes aproveitaram as condições para ampliar compras

Cotações
Laranja: enquanto fruta se valoriza, suco despenca mais de 20% no mês
Consultoria Markestrat indica oportunidades no mercado da laranja e indica estratégias aos produtores de trigo e milho

Cotações
Estoque elevado freia alta da soja no mercado brasileiro
Projeções recordes de exportação e esmagamento contrastam com sobra de grãos

Cotações
Geadas elevam preço do café arábica, mas impactos ainda são incertos
Após frio atingir lavouras no Sudeste, saca sobe 3% em uma semana; cooperativas avaliam danos que podem afetar a safra de 2026
Cotações
Colheita pressiona e algodão atinge menores preços do ano
Diante de cenário baixista, consultoria Markestrat recomenda que produtor tenha atenção redobrada na gestão e vendas
Cotações
Preço da arroba do boi gordo sobe mais de 5% em agosto
Demanda aliada à escassez de bezerros impulsiona os preços, mas oferta restrita gera desafios para a reposição do rebanho
Cotações
Preços da tilápia têm novas baixas em julho
Aumento nas exportações pode representar tentativa da indústria em vender o produto antes da taxação dos EUA vigorar
Cotações
Agosto começa com demanda aquecida por soja e derivados, indica Cepea
Com Real mais forte, câmbio limita alta de preços