PUBLICIDADE

Cotações

Mercado agrícola observa cenário climático nos EUA e na América do Sul

Relatório de oferta e demanda mundial de grãos reduz safra brasileiras, mas ainda não considera perdas no RS

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento

11/05/2024 - 07:06

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O mercado agrícola acompanha com atenção o cenário climático nos Estados Unidos e, de forma atípica, na América do Sul. Somam-se a esses fatores, os dados do primeiro relatório de oferta e demanda mundial de grãos divulgado pelo Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA) nesta sexta-feira, 10.  

Para a safra 2023/24, o USDA estimou a produção global de soja em 376,11 milhões de toneladas, com estoques finais de 111,78 milhões de toneladas. Para o Brasil, houve corte na estimativa de produção, mas, ao que tudo indica, sem considerar o potencial de perdas na safra do Rio Grande do Sul. 

CONTEÚDO PATROCINADO

“O USDA não trouxe cortes expressivos na safra de soja do Brasil. Tivemos corte de apenas 1 milhão de toneladas, para 154 milhões em 2024”, diz Matheus Pereira, diretor da consultoria Pátria Agronegócios. 

Olhando para a safra nova, a produção mundial de soja é estimada em 422,26 milhões de toneladas, com estoques finais de 128,5 milhões de toneladas. A produção brasileira é projetada em 169 milhões de toneladas, com exportações estimadas em 105 milhões de toneladas. 

Segundo Pereira, o destaque para a temporada 2024/25 é a “forte elevação dos estoques globais, passando de 111 milhões de toneladas na safra atual para 128 milhões de toneladas em 2024-25.”

PUBLICIDADE

As projeções mexeram com o mercado agrícola, elevando as cotações da soja e do milho na bolsa de Chicago. Porém, segundo analistas, esse primeiro relatório do departamento Norte-Americano fornece um panorama dos próximos meses. “É importante ressaltar que esses números estão sujeitos a revisões à medida que a temporada avança e novas informações se tornam disponíveis”, ressalta Ana Luiza Lodi, especialista em inteligência de mercado da StoneX.

Cortes na safra de soja do RS e do Brasil 

Depois das chuvas torrenciais que caíram sobre o Rio Grande do Sul, as projeções de safra estadual e nacional começam a ser revisadas. 

Levantamento inicial da StoneX mostra uma estimativa de produtividade da soja gaúcha 13% inferior, o que representa um corte de 3 milhões de toneladas na produção final. Com isso, a projeção de safra no estado passou de 23 milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas.  

O corte impacta os números nacionais, que também foram revisados. Saindo de 150 milhões de toneladas no último relatório da consultoria, para 147,8 mi t

Destaca-se, ainda, que é impossível mensurar o impacto de toda a umidade na qualidade dos grãos, bem como os reflexos em armazéns e na logística interna e de exportação do estado. “O que está acontecendo no RS vai afetar a cadeia do agronegócio de maneira significativa. Precisamos acompanhar as próximas semanas, ver como fica a qualidade dos grãos”, afirma Lodi. 

PUBLICIDADE

Mercado tem olhar atípico para a América do Sul

Neste período do ano, geralmente, o mercado agrícola se concentra em observar o avanço do plantio da nova safra dos Estados Unidos. No entanto, alguns fatores mudaram o comportamento tradicional nesta safra. 

Aqui no Brasil, as perdas nas lavouras estão sendo levantadas aos poucos, à medida em que técnicos conseguem acesso às regiões bloqueadas do RS. Enquanto isso, a Argentina está relatando problemas de qualidade de colheita.    

Além da soja, produtores argentinos sofrem ainda com o problema da cigarrinha do milho. “Ao menos 2 milhões de toneladas da safra foram reduzidas por conta dessa situação”, relata a especialista da StoneX. Todo esse quadro deixa em alerta a oferta de grãos. “A grande expectativa agora é a desconstrução da oferta total aqui na América do Sul. A gente vem subtraindo, realmente, a oferta”, sinaliza Pereira.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Café arábica sobe em Nova York, enquanto robusta recua em Londres

Cotações

Café arábica sobe em Nova York, enquanto robusta recua em Londres

Mercado de café ainda reflete a retirada das tarifas adicionais de 40% impostas pelos EUA sobre as exportações brasileiras

Preços globais do café despencam mais de 8% com suspensão de tarifa pelos EUA

Cotações

Preços globais do café despencam mais de 8% com suspensão de tarifa pelos EUA

Especialista indica tendência de queda no curto e médio prazos à medida em que haja uma normalização do fluxo global de exportações

China faz nova compra de soja dos EUA e cotações sobem quase 3%

Cotações

China faz nova compra de soja dos EUA e cotações sobem quase 3%

O contrato da soja para janeiro do próximo ano avançou 2,91%, para US$ 11,57 por bushel, neste início de semana

Super safra derruba preços e açúcar atinge mínima em cinco anos

Cotações

Super safra derruba preços e açúcar atinge mínima em cinco anos

Alta prevista na produção da Índia, Tailândia e Paquistão é um dos fatores que sustentam o superávit de 1,63 milhão de toneladas de açúcar

PUBLICIDADE

Cotações

Exportações e demanda aquecidas mantêm viés de alta do complexo soja

Enquanto isso, o mercado de milho segue estável com avanço do plantio e o trigo enfrenta perdas no Sul devido ao excesso de chuva e doença fúngica

Cotações

Café arábica cai mais de 5% com possível corte de tarifas nos EUA

Recuo do dólar frente ao real também influenciou movimento de baixa na bolsa de Nova York nesta quarta-feira, 12

Cotações

Milho, trigo e algodão: qual a tendência no curto prazo? 

A Markestrat Group indica o que esperar do cenário de preços dessas commodities agrícolas nas próximas semanas 

Cotações

Preços da laranja e do suco caem em meio ao pico da colheita

Valores da caixa da laranja no mercado doméstico recuaram quase 10% na primeira semana de novembro

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.