Clima quente e seco predomina no Centro-Sul: veja a previsão do tempo para a semana | Agro Estadão Clima quente e seco predomina no Centro-Sul: veja a previsão do tempo para a semana | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Clima

Clima quente e seco predomina no Centro-Sul: veja a previsão do tempo para a semana

Variações marcam as condições climáticas para a semana entre verifique a 10 e 14 de junho; confira como fica o clima na previsão

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento

10/06/2024 - 05:00

Mapa de previsão de chuva para segunda-feira, 10, em todo o país | Foto: Meteoblue
Mapa de previsão de chuva para segunda-feira, 10, em todo o país | Foto: Meteoblue

Os próximos dias serão marcados por variações climáticas nas diferentes regiões do país. A semana começa com tempo quente e seco em grande parte do território brasileiro. É o que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica na previsão para o clima nos próximos dias.

No entanto, ao longo dos dias, o cenário deve mudar. A chegada de uma frente fria causará o retorno das chuvas ao Sul do país, havendo intensificação no fim de semana. Enquanto isso, o clima quente, com altas temperaturas, prevalece no Centro-Sul do Brasil, aumentando o risco de queimadas.

Clima na região Sul

O tempo firme dos últimos dias vai prevalecer no início da semana na região Sul. Na terça-feira, 11, chuvas isoladas e rápidas, sem grandes volumes, podem ser registradas no sul do Rio Grande do Sul, sem risco para Santa Catarina e o Paraná, de acordo com o Inmet.

Pancadas mais volumosas podem atingir o estado gaúcho a partir de sexta-feira, 14, devido ao avanço de uma frente fria pela região. As precipitações devem se intensificar no fim de semana, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros. As temperaturas vão oscilar entre 12°C e 24°C, com a possibilidade de tempestades isoladas, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Clima na região Sudeste

Ao contrário do Sul, a previsão indica que o clima na região Sudeste continuará predominantemente seco, com poucas chuvas previstas no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Essas precipitações estão previstas na quarta-feira, 12, com acumulados inferiores a 10 milímetros, de acordo com a Climatempo. As temperaturas vão variar entre 15°C e 30°C.

PUBLICIDADE

Clima na região Centro-Oeste

A previsão indica tempo quente e seco, com temperaturas elevadas, entre 18°C e 34°C, e chuvas esparsas, especialmente em Mato Grosso e Goiás, a partir de quarta, 12. As condições aumentam o risco de queimadas no interior do Brasil. “A tendência é a gente ter notícias do aumento no número de queimadas devido a esse tempo mais seco”, indica a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, ao Agro Estadão.  

O Inmet alerta para a possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, com acumulados entre 15 e 30 milímetros. 

Clima na região Nordeste

A semana será marcada por chuvas irregulares, com precipitações mais frequentes no litoral, especialmente na Bahia e no Maranhão, onde podem ocorrer chuvas intensas já a partir do início da semana. Os acumulados podem chegar a 50 milímetros em algumas áreas. No interior, as precipitações serão menos frequentes. As temperaturas vão oscilar entre 20°C e 35°C, aumentando a necessidade de irrigação para culturas de sequeiro. 

Clima na região Norte

A previsão do Inmet indica chuvas volumosas, particularmente no Amazonas e no Pará, a partir de terça, 11. Os acumulados podem superar os 60 milímetros em alguns locais. A alta umidade e as chuvas frequentes vão manter as temperaturas entre 22°C e 32°C.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Clima

Chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira

Chuva persiste no centro-sul do país até quinta-feira

Temperatura máxima não passa dos 30°C em boa parte do Brasil

Clima

Fim de semana terá chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste

Fim de semana terá chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste

Previsão para dezembro é de chuvas intensas e calor em boa parte do país; chance de La Niña diminui

Clima

Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas

Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas

Intenção é que dados integrem sistema da Defesa Civil e um grupo de auxílio seja criado para atuar em ações preventivas

Clima

Chuva e calor marcam última semana de novembro

Chuva e calor marcam última semana de novembro

Temperatura pode alcançar máximas de 35°C em MS, MT, SP e PR; enquanto frente fria avança e provoca chuvas intensas no RS

PUBLICIDADE

Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática

Soluções como integração lavoura-pecuária e plantio direto reduzem impactos ambientais e aumentam a eficiência, mas pequenos produtores ainda enfrentam barreiras de acesso e é preciso financiamento

Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil

No feriado de 20 de novembro há risco de temporais no Rio Grande do Sul

Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste

Corredor de umidade predomina até segunda-feira, 18, e beneficia condições para safra agrícola em várias regiões

Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado

Corredor de umidade entre São Paulo e Roraima só deve perder forças no domingo, 17, quando as chuvas poderão voltar a se formar no Sul; previsões favorecem agricultura

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.