AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Clima

Clima quente e seco predomina no Centro-Sul: veja a previsão do tempo para a semana

Variações marcam as condições climáticas para a semana entre verifique a 10 e 14 de junho; confira como fica o clima na previsão

2 minutos de leitura

10/06/2024 | 05:00

Por: Sabrina Nascimento

mapa de satelite indica clima
Mapa de previsão de chuva para segunda-feira, 10, em todo o país | Foto: Meteoblue

Os próximos dias serão marcados por variações climáticas nas diferentes regiões do país. A semana começa com tempo quente e seco em grande parte do território brasileiro. É o que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica na previsão para o clima nos próximos dias.

No entanto, ao longo dos dias, o cenário deve mudar. A chegada de uma frente fria causará o retorno das chuvas ao Sul do país, havendo intensificação no fim de semana. Enquanto isso, o clima quente, com altas temperaturas, prevalece no Centro-Sul do Brasil, aumentando o risco de queimadas.

Clima na região Sul

O tempo firme dos últimos dias vai prevalecer no início da semana na região Sul. Na terça-feira, 11, chuvas isoladas e rápidas, sem grandes volumes, podem ser registradas no sul do Rio Grande do Sul, sem risco para Santa Catarina e o Paraná, de acordo com o Inmet.

Pancadas mais volumosas podem atingir o estado gaúcho a partir de sexta-feira, 14, devido ao avanço de uma frente fria pela região. As precipitações devem se intensificar no fim de semana, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros. As temperaturas vão oscilar entre 12°C e 24°C, com a possibilidade de tempestades isoladas, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Clima na região Sudeste

Ao contrário do Sul, a previsão indica que o clima na região Sudeste continuará predominantemente seco, com poucas chuvas previstas no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Essas precipitações estão previstas na quarta-feira, 12, com acumulados inferiores a 10 milímetros, de acordo com a Climatempo. As temperaturas vão variar entre 15°C e 30°C.

Clima na região Centro-Oeste

A previsão indica tempo quente e seco, com temperaturas elevadas, entre 18°C e 34°C, e chuvas esparsas, especialmente em Mato Grosso e Goiás, a partir de quarta, 12. As condições aumentam o risco de queimadas no interior do Brasil. “A tendência é a gente ter notícias do aumento no número de queimadas devido a esse tempo mais seco”, indica a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, ao Agro Estadão.  

O Inmet alerta para a possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, com acumulados entre 15 e 30 milímetros. 

Clima na região Nordeste

A semana será marcada por chuvas irregulares, com precipitações mais frequentes no litoral, especialmente na Bahia e no Maranhão, onde podem ocorrer chuvas intensas já a partir do início da semana. Os acumulados podem chegar a 50 milímetros em algumas áreas. No interior, as precipitações serão menos frequentes. As temperaturas vão oscilar entre 20°C e 35°C, aumentando a necessidade de irrigação para culturas de sequeiro. 

Clima na região Norte

A previsão do Inmet indica chuvas volumosas, particularmente no Amazonas e no Pará, a partir de terça, 11. Os acumulados podem superar os 60 milímetros em alguns locais. A alta umidade e as chuvas frequentes vão manter as temperaturas entre 22°C e 32°C.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Clima

1

Semana começa com alerta de temporais na Região Sul do país

Semana começa com alerta de temporais na Região Sul do país
2

Frente fria traz alerta de mais temporais no RS e em SC

Frente fria traz alerta de mais temporais no RS e em SC
3

Frio intenso e geada: Sul do Brasil entra em alerta meteorológico

Frio intenso e geada: Sul do Brasil entra em alerta meteorológico
4

Inmet emite alerta de declínio de temperatura para RS e SC

Inmet emite alerta de declínio de temperatura para RS e SC
5

Temperatura sobe no Sul do país e chuvas ficam concentradas no Norte e Nordeste

Temperatura sobe no Sul do país e chuvas ficam concentradas no Norte e Nordeste
6

Cooperativa agrícola gaúcha é destruída por microexplosão 

Cooperativa agrícola gaúcha é destruída por microexplosão 

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas