Clima
Semana deve ter temporais no Sul e calor intenso no Centro-Oeste e no Nordeste
Rajadas de até 70 km/h atingem Sul e Sudeste, enquanto Centro-Oeste e interior do Nordeste enfrentam máximas próximas a 40°C
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
08/09/2025 - 18:30

Nesta semana, enquanto o Sul do Brasil enfrenta a passagem de duas frentes frias — que devem provocar temporais e queda de temperatura —, o Centro-Oeste e parte do Nordeste terão dias de calor intenso e baixa umidade do ar, segundo os meteorologistas da Tempo OK.
No Centro-Oeste, Tocantins e interior do Nordeste, o cenário é de calor e baixa umidade. As temperaturas máximas devem superar os 37°C em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas do oeste da Bahia e do Piauí, podendo chegar a 40°C em Goiás e no Tocantins. Em diversas localidades, os índices de umidade podem cair abaixo de 20%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas respiratórios.

Riscos de deslizamentos no Nordeste
“A partir da manhã de quarta-feira, 10, até a manhã de sábado, 13, devido ao calor, umidade e circulação local, haverá chuvas pontuais no litoral nordestino e extremo norte do Brasil. Já no restante do país, o tempo será mais estável”, diz o meteorologista Celso Oliveira.
No litoral do Nordeste, as chuvas devem continuar frequentes ao longo da semana. Segundo a previsão, os acumulados podem provocar alagamentos pontuais e deslizamentos, já que o solo permanece encharcado após dias de instabilidade.
Risco de temporais no Sul e ventania no Sudeste
Já no Sul do País, a semana começou com fortes instabilidades. Há risco de rajadas de vento de até 70 km/h no interior dos Estados do Sul, além de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a previsão alerta também para queda de granizo.

“Entre hoje, 8, e amanhã, 9, a aproximação de transientes [sistemas atmosféricos de curta duração] dará suporte à formação de um centro de baixa pressão em superfície, propiciando chuva moderada no Rio Grande do Sul, e de forma mais amena em Santa Catarina e no Paraná. Neste período, as temperaturas na região Sul entrarão em declínio em decorrência do estabelecimento da alta pós-frontal”, explicou o especialista.
Além disso, ventos costeiros de moderada a forte intensidade devem atingir o litoral entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, com rajadas acima dos 70 km/h.
Impactos no campo
No setor agropecuário, a semana será marcada por contrastes entre as regiões. “Não há previsão de nova onda de frio até o fim do mês. A atual umidade do solo está mais elevada que o normal no Rio Grande do Sul e no sul e oeste do Paraná, permitindo atividades de plantio. Na maior parte do Brasil, porém, o solo está seco”, avaliou Oliveira.
Até esta terça, 9, há previsão de chuva forte sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que pode acelerar o início das atividades no campo. Já no restante do país, o retorno das precipitações mais consistentes só deve ocorrer a partir do dia 19 de setembro, beneficiando especialmente o sul de Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
2
Clima pode fazer a alface desaparecer do Brasil até o fim do século; entenda
3
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
4
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
5
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
6
Veja como vai ficar o clima neste fim de semana
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Chuva forte marca o fim de semana; veja em qual região
Instabilidade começa já nesta sexta, 17, com risco de vendavais e granizo; Centro-Oeste terá pancadas isoladas
Clima
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
Considerado de baixa intensidade, fenômeno La Niña deve perder força em fevereiro de 2026
Clima
Chuvas ganham força no fim de semana
Instabilidades avançam sobre o Centro-Sul, reduzem o calor e melhoram a umidade do solo em áreas agrícolas
Clima
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
Conforme boletim da Copaaergs, chuvas podem ficar ligeiramente abaixo da média histórica para o período; confira orientações
Clima
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
Equipamento do Inpe tem capacidade de processamento 24 vezes maior e detalhamento espacial quatro vezes mais preciso
Clima
Tempo seco predomina no Nordeste e Centro-Oeste
Previsão do Inmet indica temporais no Sul e no Sudeste a partir desta terça,7, enquanto o interior do País enfrenta calor intenso e baixa umidade
Clima
Fim de semana com temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e Sudeste
Instabilidades da Amazônia beneficiam lavouras no Mato Grosso; frente fria avança no domingo e pode trazer temporais com granizo no Sul
Clima
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
Inmet prevê chuvas irregulares e calor acima da média em quase todo o País