PUBLICIDADE

Clima

Matopiba e Centro-Oeste devem continuar com chuvas; clima beneficia milho segunda safra

Região Sul também deve ter precipitações; tempo firme é esperado para o Sudeste, o que é favorável para o plantio da cana

Nome Colunistas

Da Redação

02/04/2024 - 05:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A semana começa com calor e chuvas em boa parte do país, o que pode influenciar as lavouras. O meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, aponta que o deslocamento da chuva chama atenção. 

“Semana passada foi muito concentrada no Sudeste, e nesta deve ser mais no Sul, Norte e Nordeste”, afirma Nascimento ao Agro Estadão.  

Chuva no Matopiba, Centro-Oeste e Pará

A área do Matopiba e do Pará deverá ter pancadas de chuva mais intensas, o que vai ajudar a aumentar a umidade no solo. Essas precipitações podem paralisar as atividades de colheita e semeadura da segunda safra, mas irá ajudar as culturas que já estiverem plantadas por lá. 

A situação será parecida no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. As pancadas podem paralisar as atividades remanescentes de colheita, mas deve beneficiar o milho safrinha, já com parte dele plantado. 

Segundo o meteorologista, essa chuva não deve vir no estilo “invernada” e as temperaturas ainda ficam um pouco acima da média para o período. A umidade deve ajudar também os produtores de algodão segunda safra. O cultivo ainda está na fase de desenvolvimento e as chuvas são bem-vindas nesse estágio. 

PUBLICIDADE

“O Mato Grosso do Sul começa a semana com um tempo mais instável, mas isso deve modificar a partir de quarta, 03, quando o clima passa a ficar mais firme”, indica o meteorologista. 

Cana e café no Sudeste com tempo mais estável

A temporada de plantio da cana-de-açúcar começou no interior paulista e o tempo deve ajudar essa atividade, já que as previsões são de chuvas com menos intensidade em relação a semana passada. Em algumas áreas, nem deve ocorrer.

De acordo com as previsões, é o mesmo quadro para o sul de Minas Gerais, onde as lavouras de café terão um predomínio do sol. 

Frentes frias devem passar pelo Sul do país

A semana começou com uma frente fria atuando na parte mais ao sul do país, na região da fronteira com o Uruguai. Uma outra frente com mais força deve chegar a partir de quinta-feira, 04, e sexta-feira, 05, e provocar chuvas especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no Paraná, os próximos dias devem ser de tempo firme com pouca probabilidade de chuvas para grande maioria do estado.

Para o meteorologista Nascimento, o risco é baixo para rajadas de vento mais intensas a ponto de provocar o acamamento das plantas. “Não tem aquele super risco, como na semana passada, com a frente fria entrando depois da onda de calor. Agora pra esta semana, as temperaturas até vão subir, mas a gente não tem perspectiva de fortíssimo contraste como da semana passada. A princípio, se tiver problema, vai ser muito pontual”, avalia.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.