Clima
Matopiba e Centro-Oeste devem continuar com chuvas; clima beneficia milho segunda safra
Região Sul também deve ter precipitações; tempo firme é esperado para o Sudeste, o que é favorável para o plantio da cana
2 minutos de leitura 02/04/2024 - 05:00
Da Redação
A semana começa com calor e chuvas em boa parte do país, o que pode influenciar as lavouras. O meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, aponta que o deslocamento da chuva chama atenção.
“Semana passada foi muito concentrada no Sudeste, e nesta deve ser mais no Sul, Norte e Nordeste”, afirma Nascimento ao Agro Estadão.
Chuva no Matopiba, Centro-Oeste e Pará
A área do Matopiba e do Pará deverá ter pancadas de chuva mais intensas, o que vai ajudar a aumentar a umidade no solo. Essas precipitações podem paralisar as atividades de colheita e semeadura da segunda safra, mas irá ajudar as culturas que já estiverem plantadas por lá.
A situação será parecida no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. As pancadas podem paralisar as atividades remanescentes de colheita, mas deve beneficiar o milho safrinha, já com parte dele plantado.
Segundo o meteorologista, essa chuva não deve vir no estilo “invernada” e as temperaturas ainda ficam um pouco acima da média para o período. A umidade deve ajudar também os produtores de algodão segunda safra. O cultivo ainda está na fase de desenvolvimento e as chuvas são bem-vindas nesse estágio.
“O Mato Grosso do Sul começa a semana com um tempo mais instável, mas isso deve modificar a partir de quarta, 03, quando o clima passa a ficar mais firme”, indica o meteorologista.
Cana e café no Sudeste com tempo mais estável
A temporada de plantio da cana-de-açúcar começou no interior paulista e o tempo deve ajudar essa atividade, já que as previsões são de chuvas com menos intensidade em relação a semana passada. Em algumas áreas, nem deve ocorrer.
De acordo com as previsões, é o mesmo quadro para o sul de Minas Gerais, onde as lavouras de café terão um predomínio do sol.
Frentes frias devem passar pelo Sul do país
A semana começou com uma frente fria atuando na parte mais ao sul do país, na região da fronteira com o Uruguai. Uma outra frente com mais força deve chegar a partir de quinta-feira, 04, e sexta-feira, 05, e provocar chuvas especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no Paraná, os próximos dias devem ser de tempo firme com pouca probabilidade de chuvas para grande maioria do estado.
Para o meteorologista Nascimento, o risco é baixo para rajadas de vento mais intensas a ponto de provocar o acamamento das plantas. “Não tem aquele super risco, como na semana passada, com a frente fria entrando depois da onda de calor. Agora pra esta semana, as temperaturas até vão subir, mas a gente não tem perspectiva de fortíssimo contraste como da semana passada. A princípio, se tiver problema, vai ser muito pontual”, avalia.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Primavera deve favorecer safra de grãos 2024/2025
2
Outubro deve ter chuvas concentradas e temperaturas elevadas
3
Temperaturas acima da média e baixa umidade no ar e solo mantêm alerta para queimadas
4
Chuva traz folga temporária no clima quente em São Paulo e Mato Grosso do Sul
5
Extremos marcam o clima no Brasil até o fim de semana
6
Alerta de tempestade com ventos e granizo para 8 estados
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Citros: expectativa de chuvas para aliviar o estresse hídrico
Precipitações neste momento são fundamentais para os pomares, especialmente de sequeiro, diz Cepea
Clima
Alerta de tempestade com ventos e granizo para 8 estados
Instabilidade que começou no Rio Grande do Sul avança para Santa Catarina e Paraná a partir de quinta
Clima
Granizo, trovoadas e vento: o que esperar do clima até o fim da semana
A chance de tempestades aumenta em todos os estados do Sul, em MS e em SP; em contrapartida, culturas como soja e café podem ser beneficiadas após período de seca
Clima
Chuva traz folga temporária no clima quente em São Paulo e Mato Grosso do Sul
Tempo ainda não é favorável para início dos plantios, afirma meteorologista
Outubro deve ter chuvas concentradas e temperaturas elevadas
Precipitações podem ficar acima da média em grande parte da região Sul; já no Matopiba, chuvas podem causar redução dos níveis de umidade no solo
Extremos marcam o clima no Brasil até o fim de semana
Onda de calor atinge dez estados e o DF; no RS, lavouras de tabaco foram destruídas pelo granizo e alerta é para tempestade
Inmet alerta para perigo de tempestade no RS com chuvas acima de 100 mm/dia
Alerta do Inmet indica risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas
Primavera deve favorecer safra de grãos 2024/2025
Estação começa com chuva irregular, que gradativamente vai se consolidando durante o mês de outubro