AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Clima

Matopiba e Centro-Oeste devem continuar com chuvas; clima beneficia milho segunda safra

Região Sul também deve ter precipitações; tempo firme é esperado para o Sudeste, o que é favorável para o plantio da cana

2 minutos de leitura

02/04/2024 | 05:00

Por: Da Redação

Chuva em lavoura de milho
Foto: Adobe Stock

A semana começa com calor e chuvas em boa parte do país, o que pode influenciar as lavouras. O meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, aponta que o deslocamento da chuva chama atenção. 

“Semana passada foi muito concentrada no Sudeste, e nesta deve ser mais no Sul, Norte e Nordeste”, afirma Nascimento ao Agro Estadão.  

Chuva no Matopiba, Centro-Oeste e Pará

A área do Matopiba e do Pará deverá ter pancadas de chuva mais intensas, o que vai ajudar a aumentar a umidade no solo. Essas precipitações podem paralisar as atividades de colheita e semeadura da segunda safra, mas irá ajudar as culturas que já estiverem plantadas por lá. 

A situação será parecida no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. As pancadas podem paralisar as atividades remanescentes de colheita, mas deve beneficiar o milho safrinha, já com parte dele plantado. 

Segundo o meteorologista, essa chuva não deve vir no estilo “invernada” e as temperaturas ainda ficam um pouco acima da média para o período. A umidade deve ajudar também os produtores de algodão segunda safra. O cultivo ainda está na fase de desenvolvimento e as chuvas são bem-vindas nesse estágio. 

“O Mato Grosso do Sul começa a semana com um tempo mais instável, mas isso deve modificar a partir de quarta, 03, quando o clima passa a ficar mais firme”, indica o meteorologista. 

Cana e café no Sudeste com tempo mais estável

A temporada de plantio da cana-de-açúcar começou no interior paulista e o tempo deve ajudar essa atividade, já que as previsões são de chuvas com menos intensidade em relação a semana passada. Em algumas áreas, nem deve ocorrer.

De acordo com as previsões, é o mesmo quadro para o sul de Minas Gerais, onde as lavouras de café terão um predomínio do sol. 

Frentes frias devem passar pelo Sul do país

A semana começou com uma frente fria atuando na parte mais ao sul do país, na região da fronteira com o Uruguai. Uma outra frente com mais força deve chegar a partir de quinta-feira, 04, e sexta-feira, 05, e provocar chuvas especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no Paraná, os próximos dias devem ser de tempo firme com pouca probabilidade de chuvas para grande maioria do estado.

Para o meteorologista Nascimento, o risco é baixo para rajadas de vento mais intensas a ponto de provocar o acamamento das plantas. “Não tem aquele super risco, como na semana passada, com a frente fria entrando depois da onda de calor. Agora pra esta semana, as temperaturas até vão subir, mas a gente não tem perspectiva de fortíssimo contraste como da semana passada. A princípio, se tiver problema, vai ser muito pontual”, avalia.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Clima

1

Semana começa com alerta de temporais na Região Sul do país

Semana começa com alerta de temporais na Região Sul do país
2

Lavouras de soja do RS devem ser abandonadas pela inviabilidade econômica

Lavouras de soja do RS devem ser abandonadas pela inviabilidade econômica
3

Frente fria traz alerta de mais temporais no RS e em SC

Frente fria traz alerta de mais temporais no RS e em SC
4

Frente fria avança no Sul e leva mais chuva ao RS; há alerta de temporais em SC 

Frente fria avança no Sul e leva mais chuva ao RS; há alerta de temporais em SC 
5

Milho 2ª safra: Déficit hídrico reduz qualidade das lavouras do Paraná

Milho 2ª safra: Déficit hídrico reduz qualidade das lavouras do Paraná
6

Frio intenso e geada: Sul do Brasil entra em alerta meteorológico

Frio intenso e geada: Sul do Brasil entra em alerta meteorológico

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas