Clima
Em racionamento de água, SP deve receber bons volumes de chuva
Chuvas previstas nos próximos dias devem elevar a umidade e favorecer o plantio de soja, milho e cana em regiões agrícolas do interior paulista.
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
30/10/2025 - 16:33

São Paulo encerra o período seco com reservatórios em níveis historicamente baixos e solo ainda carente de umidade. Diante do quadro, o governo do Estado anunciou um plano de contingenciamento com redução de até 16 horas na pressão da rede de distribuição, possibilidade de rodízio no abastecimento e, em casos extremos, uso do volume morto dos mananciais.
Segundo o protocolo de escassez hídrica da SP Águas, nenhuma região do Estado está em situação normal de disponibilidade hídrica. Três unidades de gerenciamento de recursos hídricos atingiram o nível mais grave, de emergência: Rio Tietê/Rio Lençóis e Alto Jacaré-Pepira, no interior, e Vertente Marítima Sul, no litoral. A maior parte do Estado está no estágio 2, em alerta, enquanto cerca de 40 pontos aparecem no estágio 3, crítico.
No entanto, a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, aponta sinais de mudança no padrão atmosférico, com chuvas mais frequentes nos próximos dias, que devem beneficiar as principais regiões agrícolas do Estado. “A tendência agora é que a chuva passe a ganhar força sobre boa parte do Estado. Ainda não será suficiente para aumentar os reservatórios, mas para a agricultura teremos condições bem favoráveis já no decorrer das próximas semanas”, diz Brandt.
Uma frente fria atua sobre São Paulo, mantendo o tempo nublado e provocando chuvas fracas e localizadas. Segundo a meteorologista, o sistema não é intenso, mas indica “um início de mudança de padrão”. Um novo sistema de baixa pressão se forma entre Argentina, Paraguai e Sul do Brasil e deve reforçar as precipitações no Sudeste, aumentando ainda mais a instabilidade.
A expectativa é de que o primeiro fim de semana de novembro registre chuvas mais encorpadas, com avanço para o interior e melhora gradual da umidade do solo, condição essencial para as lavouras de grãos e cana-de-açúcar. “A umidade se estabelece e os índices do solo tendem a aumentar gradualmente. As condições são favoráveis já para os próximos dias e, sobretudo, para as próximas semanas”, afirma Brandt.
Apesar do alívio esperado no campo, a meteorologista alerta que a recuperação dos reservatórios será lenta e só deve ocorrer ao longo do período úmido, entre novembro e março. “Por enquanto, é uma chuva muito bem-vinda, mas que ainda não traz efeito significativo para os mananciais. O benefício mais imediato é para o solo e para as culturas em desenvolvimento”, diz.
Os principais polos agrícolas do interior, como Ribeirão Preto, Bauru, Itapeva e Presidente Prudente, devem sentir a melhora da umidade nos próximos dias, com impacto positivo sobre o plantio da soja, do milho e da cana-de-açúcar. A expectativa é de que novembro consolide o retorno do regime de chuvas e reduza o estresse hídrico no campo, embora o cenário urbano siga em alerta.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
2
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
3
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
4
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
5
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
6
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta
Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café
Clima
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste
Clima
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes
Clima
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
Municípios gaúchos relatam destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia; ciclone deve seguir atuando até quinta-feira no País
Clima
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
Previsão indica mais de 100 mm de chuva em 24 horas e danos a plantações e edificações
Clima
Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde
Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo
Clima
Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região
Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul
Clima
SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados
Uma nova frente fria deve aumentar o cenário de instabilidades no Estado e levar chuvas fortes e raios para MG, RJ ES, MS e MT