Clima
Em racionamento de água, SP deve receber bons volumes de chuva
Chuvas previstas nos próximos dias devem elevar a umidade e favorecer o plantio de soja, milho e cana em regiões agrícolas do interior paulista.
 
                        Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
30/10/2025 - 16:33

São Paulo encerra o período seco com reservatórios em níveis historicamente baixos e solo ainda carente de umidade. Diante do quadro, o governo do Estado anunciou um plano de contingenciamento com redução de até 16 horas na pressão da rede de distribuição, possibilidade de rodízio no abastecimento e, em casos extremos, uso do volume morto dos mananciais.
Segundo o protocolo de escassez hídrica da SP Águas, nenhuma região do Estado está em situação normal de disponibilidade hídrica. Três unidades de gerenciamento de recursos hídricos atingiram o nível mais grave, de emergência: Rio Tietê/Rio Lençóis e Alto Jacaré-Pepira, no interior, e Vertente Marítima Sul, no litoral. A maior parte do Estado está no estágio 2, em alerta, enquanto cerca de 40 pontos aparecem no estágio 3, crítico.
No entanto, a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, aponta sinais de mudança no padrão atmosférico, com chuvas mais frequentes nos próximos dias, que devem beneficiar as principais regiões agrícolas do Estado. “A tendência agora é que a chuva passe a ganhar força sobre boa parte do Estado. Ainda não será suficiente para aumentar os reservatórios, mas para a agricultura teremos condições bem favoráveis já no decorrer das próximas semanas”, diz Brandt.
Uma frente fria atua sobre São Paulo, mantendo o tempo nublado e provocando chuvas fracas e localizadas. Segundo a meteorologista, o sistema não é intenso, mas indica “um início de mudança de padrão”. Um novo sistema de baixa pressão se forma entre Argentina, Paraguai e Sul do Brasil e deve reforçar as precipitações no Sudeste, aumentando ainda mais a instabilidade.
A expectativa é de que o primeiro fim de semana de novembro registre chuvas mais encorpadas, com avanço para o interior e melhora gradual da umidade do solo, condição essencial para as lavouras de grãos e cana-de-açúcar. “A umidade se estabelece e os índices do solo tendem a aumentar gradualmente. As condições são favoráveis já para os próximos dias e, sobretudo, para as próximas semanas”, afirma Brandt.
Apesar do alívio esperado no campo, a meteorologista alerta que a recuperação dos reservatórios será lenta e só deve ocorrer ao longo do período úmido, entre novembro e março. “Por enquanto, é uma chuva muito bem-vinda, mas que ainda não traz efeito significativo para os mananciais. O benefício mais imediato é para o solo e para as culturas em desenvolvimento”, diz.
Os principais polos agrícolas do interior, como Ribeirão Preto, Bauru, Itapeva e Presidente Prudente, devem sentir a melhora da umidade nos próximos dias, com impacto positivo sobre o plantio da soja, do milho e da cana-de-açúcar. A expectativa é de que novembro consolide o retorno do regime de chuvas e reduza o estresse hídrico no campo, embora o cenário urbano siga em alerta.
 
    Newsletter
            Acorde
            
                bem informado 
            
            com as
            
                notícias do campo
            
        
Mais lidas de Clima
1
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
2
Clima pode fazer a alface desaparecer do Brasil até o fim do século; entenda
3
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
4
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
5
Chuvas ganham força no fim de semana
6
Chuva forte marca o fim de semana; veja em qual região
 
  
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
 
        Clima
Período de chuvas intensas no país; veja a previsão para sua região
Inmet indica grandes volumes em Minas e no Paraná; Centro-Oeste terá aumento da umidade nos próximos dias
 
        Clima
Fim de semana terá temporais, vento e granizo; veja em qual região
A maior parte do País deve registrar tempo seco e calor; em Cuiabá, Palmas e Teresina, temperatura pode passar dos 40°C
 
        Clima
Chuva forte marca o fim de semana; veja em qual região
Instabilidade começa já nesta sexta, 17, com risco de vendavais e granizo; Centro-Oeste terá pancadas isoladas
 
        Clima
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
Considerado de baixa intensidade, fenômeno La Niña deve perder força em fevereiro de 2026
Clima
Chuvas ganham força no fim de semana
Instabilidades avançam sobre o Centro-Sul, reduzem o calor e melhoram a umidade do solo em áreas agrícolas
Clima
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
Conforme boletim da Copaaergs, chuvas podem ficar ligeiramente abaixo da média histórica para o período; confira orientações
Clima
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
Equipamento do Inpe tem capacidade de processamento 24 vezes maior e detalhamento espacial quatro vezes mais preciso
Clima
Tempo seco predomina no Nordeste e Centro-Oeste
Previsão do Inmet indica temporais no Sul e no Sudeste a partir desta terça,7, enquanto o interior do País enfrenta calor intenso e baixa umidade
 
       
       
   
       
      