Clima
Após neve no Sul, frente fria se afasta e risco de geada diminui no país
Sul segue com baixas temperaturas após registro de neve; tempo firme predomina no centro e norte do país
Paloma Santos | Brasília | Atualizada às 18h
29/05/2025 - 11:51

O tempo deve permanecer firme em grande parte do Brasil neste fim de semana, com temperaturas em elevação no interior do país e sem risco de geada em áreas agrícolas. O sistema frontal que causou chuvas e queda acentuada nas temperaturas no centro-sul do Brasil já se desloca para alto-mar, reduzindo seus efeitos. A previsão foi detalhada por Desirée Brandt, meteorologista e sócia-executiva da Nottus, ao Agro Estadão.
“A frente fria associada ao ciclone que atuou sobre o Sul já perdeu força e se afasta pela costa. A área de alta pressão que trouxe o ar polar também está se deslocando para o oceano, o que reduz a força do frio”, explicou Brandt.

Com a saída do ar frio, as temperaturas voltam a subir gradualmente, especialmente no interior do país. Em cidades como Ribeirão Preto (SP), que registraram máximas na casa dos 27 °C no início da semana, os termômetros caíram para cerca de 20 °C, mas devem voltar a subir. “O risco de geadas que preocupava produtores de milho e café agora é praticamente nulo”, afirma a meteorologista.
Frio persiste, mas sem geada ou neve

Apesar do enfraquecimento do frio, as temperaturas ainda permanecem baixas no Sul e no leste do Sudeste. Segundo a meteorologista da Nottus, a combinação de ar polar e umidade resultou em neve em pontos elevados da Serra Catarinense e da Serra Gaúcha, como em São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS). Também houve registro de flocos de neve em áreas rurais de Palmas (PR).
No Rio Grande do Sul, os efeitos do ciclone trouxeram também temporais, especialmente no litoral e na Serra. Pelo menos 23 municípios gaúchos registraram estragos devido ao vento forte ou chuva em excesso.
Os fenômenos ocorreram devido à presença de um ciclone extratropical sobre o oceano, que, com a frente fria associada, provocou instabilidades e quedas bruscas de temperatura. “Mesmo com a perda de força do sistema, o frio deve persistir no Sul ao longo do fim de semana, embora sem potencial para novos episódios de neve ou geada”, explicou Desirée.
Início da semana terá retorno das chuvas no Sul e Sudeste
Para o início da próxima semana, a previsão é de retorno das chuvas, principalmente entre segunda (3) e terça-feira (4), com a formação de novos sistemas de baixa pressão atmosférica. Segundo Desirée Brandt, as precipitações devem ocorrer de forma pontual, mas podem ser localmente intensas.
“As chuvas se concentram entre o Paraná, Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de avanço para áreas do estado de São Paulo, sul de Minas e sul de Goiás. No entanto, são volumes inferiores aos registrados nos episódios da última semana”, destacou a meteorologista.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
3
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
4
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
5
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
6
Fenômenos extremos: especialistas explicam tornados e ciclones no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Ciclones em sequência devem provocar chuva e ventos fortes; veja onde
Sistema que se forma nesta sexta-feira aumenta instabilidades até domingo; novo ciclone é monitorado para a próxima quarta-feira, 4.
Clima
Soja entra em fase crítica sob risco de estresse hídrico; veja onde
Irregularidade das chuvas pode comprometer o enchimento de grãos no Sul e no Matopiba; Centro-Oeste tem cenários contrastantes
Clima
Frente fria e ciclone elevam risco de chuvas intensas com queda de granizo
Novo sistema avança pelas regiões Sul e Sudeste a partir de quinta-feira e pode provocar tempestades, granizo e volumes acima de 100 milímetros
Clima
Chuvas irregulares elevam o risco de estresse hídrico nas lavouras; veja onde
Análise por satélite aponta avanço da umidade no Centro-Norte e recuo no Centro-Sul, com risco ao potencial produtivo.
Clima
País pode ter onda de calor nesta semana; veja a previsão
Altas temperaturas devem persistir até quarta-feira, com marcas até 6 °C acima da média histórica em áreas do Sul e Centro-Oeste
Clima
Chuva e temperaturas em elevação marcam o fim de semana; veja onde
Inmet mantém alertas até domingo, 25,para chuva intensa no Sudeste e Centro-Oeste, com risco de alagamentos e deslizamentos
Clima
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
Fenômeno tende a elevar temperaturas, intensificar temporais no Sul e tornar as chuvas mais irregulares em grande parte do País
Clima
2025 foi o sétimo ano mais quente no Brasil desde 1961
Maiores desvios foram no PR, MT, PA e em áreas da Região Nordeste; dados confirmam tendência de aquecimento observada nas últimas décadas