Clima
Após neve no Sul, frente fria se afasta e risco de geada diminui no país
Sul segue com baixas temperaturas após registro de neve; tempo firme predomina no centro e norte do país
Paloma Santos | Brasília | Atualizada às 18h
29/05/2025 - 11:51

O tempo deve permanecer firme em grande parte do Brasil neste fim de semana, com temperaturas em elevação no interior do país e sem risco de geada em áreas agrícolas. O sistema frontal que causou chuvas e queda acentuada nas temperaturas no centro-sul do Brasil já se desloca para alto-mar, reduzindo seus efeitos. A previsão foi detalhada por Desirée Brandt, meteorologista e sócia-executiva da Nottus, ao Agro Estadão.
“A frente fria associada ao ciclone que atuou sobre o Sul já perdeu força e se afasta pela costa. A área de alta pressão que trouxe o ar polar também está se deslocando para o oceano, o que reduz a força do frio”, explicou Brandt.

Com a saída do ar frio, as temperaturas voltam a subir gradualmente, especialmente no interior do país. Em cidades como Ribeirão Preto (SP), que registraram máximas na casa dos 27 °C no início da semana, os termômetros caíram para cerca de 20 °C, mas devem voltar a subir. “O risco de geadas que preocupava produtores de milho e café agora é praticamente nulo”, afirma a meteorologista.
Frio persiste, mas sem geada ou neve

Apesar do enfraquecimento do frio, as temperaturas ainda permanecem baixas no Sul e no leste do Sudeste. Segundo a meteorologista da Nottus, a combinação de ar polar e umidade resultou em neve em pontos elevados da Serra Catarinense e da Serra Gaúcha, como em São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS). Também houve registro de flocos de neve em áreas rurais de Palmas (PR).
No Rio Grande do Sul, os efeitos do ciclone trouxeram também temporais, especialmente no litoral e na Serra. Pelo menos 23 municípios gaúchos registraram estragos devido ao vento forte ou chuva em excesso.
Os fenômenos ocorreram devido à presença de um ciclone extratropical sobre o oceano, que, com a frente fria associada, provocou instabilidades e quedas bruscas de temperatura. “Mesmo com a perda de força do sistema, o frio deve persistir no Sul ao longo do fim de semana, embora sem potencial para novos episódios de neve ou geada”, explicou Desirée.
Início da semana terá retorno das chuvas no Sul e Sudeste
Para o início da próxima semana, a previsão é de retorno das chuvas, principalmente entre segunda (3) e terça-feira (4), com a formação de novos sistemas de baixa pressão atmosférica. Segundo Desirée Brandt, as precipitações devem ocorrer de forma pontual, mas podem ser localmente intensas.
“As chuvas se concentram entre o Paraná, Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de avanço para áreas do estado de São Paulo, sul de Minas e sul de Goiás. No entanto, são volumes inferiores aos registrados nos episódios da última semana”, destacou a meteorologista.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
2
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
3
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
4
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
5
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
6
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta
Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café
Clima
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste
Clima
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes
Clima
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
Municípios gaúchos relatam destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia; ciclone deve seguir atuando até quinta-feira no País
Clima
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
Previsão indica mais de 100 mm de chuva em 24 horas e danos a plantações e edificações
Clima
Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde
Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo
Clima
Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região
Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul
Clima
SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados
Uma nova frente fria deve aumentar o cenário de instabilidades no Estado e levar chuvas fortes e raios para MG, RJ ES, MS e MT