
Francisco Turra
Presidente dos Conselhos de Administração da APROBIO e Consultivo da ABPA, ex-ministro da Agricultura
Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão
Opinião
Um outro Brasil
Há um país sensato que faz, que inova, que sua a camisa, que se envolve e que cobra o governo para fazer a sua parte na saúde, na educação, na segurança e no desenvolvimento
31/01/2025 - 10:48

Conhecer, desenhar e imaginar o Brasil que queremos é o sonho de todos. Fui expectador atento da história e tive muitas oportunidades de conhecer e estudar outros países. Sinceramente, vejo o nosso país com as lentes da esperança.
Não é ilusão ou utopia. A sensação de que vamos para o abismo, acredito, vem de um olhar enviesado. Os traços mais fortes estão tingidos nas manchetes dos jornais e se baseiam nos absurdos que assistimos e não corrigimos.
Nossos líderes teimam em confirmar a “A Marcha da Insensatez”, de Bárbara W. Tuchman, na qual decisões equivocadas invariavelmente nos levam ao desastre. Nossos representantes nos Três Poderes muitas vezes miram o interesse próprio, sem racionalidade ou bom senso.
São gastos sem planejamento, sem prioridades e sem retorno. Remunerações absurdas e sem critério. Nada pelo bem comum, tudo sem transparência, como se o dinheiro público caísse do céu.
Emendas impositivas para fazer clientelismo, para forçar o executivo a negociar, quase sempre em finalidades dispensáveis ou delituosas. Justiça indolente, venda de sentenças, conluios promíscuos.
Mas é bom destacar, o que se vê não é a regra, nem significa que todos compactuem. Talvez desencantados se omitam, não façam nada, ou muito pouco para corrigir e recuperar a verdade.
A consequência, logicamente, é que esta sinalização do desastre tem reflexos na vida dos cidadãos, das empresas. Gera distorções, sonegação, ganância e tantos outros vícios. O errado pode virar padrão, mas não vira.
Interessante é parar e se dar conta que, mesmo assim, o Brasil anda e a cada dia está diferente, melhor. Você não acredita?
Há um país sensato que faz, que inova, que sua a camisa, que se envolve e que cobra o governo para fazer a sua parte na saúde, na educação, na segurança e no desenvolvimento. Como o poder não faz ou faz pouco, a sociedade civil se desdobra, assume e faz.
Bom saber que não existimos porque há governos. Eles nos balizam, nos tornam peças de um conjunto harmônico, mas não significam a condição primordial para que tudo dê certo.
Fantástico olhar o Brasil real do cotidiano das cidades e dos campos. Se compararmos a fotografia de como era e do que se tornou, certamente ficaremos espantados como conseguimos ainda assim ser tão poderosos.
É porque, apesar de tudo, insistimos em não regredir. Que possamos manter essa força realizadora olhando para o retrovisor apenas para colher as boas experiências, mas nos orientando por um futuro melhor. Ainda depende de nós.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Opinião
1
O campo pede respeito
2
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em outubro
3
A vez do EFTA
4
A maturidade do biodiesel nacional na COP 30
5
Política Agrícola e a pedra filosofal
6
45 anos de contribuição do Brasil para uma agricultura sustentável no Cone Sul

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Opinião
O campo pede respeito
Aumento de impostos e ineficiência federal ameaçam competitividade e empregos rurais

Tirso Meirelles

Opinião
A maturidade do biodiesel nacional na COP 30
Com impacto direto no agronegócio, biodiesel se consolidou como uma solução mais efetiva de curto prazo para a descarbonização

Francisco Turra

Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em outubro
Início de uma nova safra exige atenção dos produtores ao clima, ao dólar, aos EUA e às oportunidades em novos mercados

Marcos Fava Neves

Opinião
45 anos de contribuição do Brasil para uma agricultura sustentável no Cone Sul
Com a tecnologia de Fixação Biológica de Nitrogênio na soja, o país economiza cerca de U$ 20 bilhões por ano em fertilizantes nitrogenados
Opinião
Política Agrícola e a pedra filosofal
Seguro é tão crédito quanto financiamento, “barter” ou usar recursos próprios. Crédito decorre de confiança baseada em evidências.

José Carlos Vaz
Opinião
A vez do EFTA
Com barreiras tarifárias dos EUA e exigências da União Europeia, Mercosul mostra que ainda pode alcançar tratados modernos de comércio

Welber Barral
Opinião
Geopolítica da carne
México elevou em 198% as compras de carne bovina em 2025 e pode habilitar 14 novos frigoríficos do Brasil

Teresa Vendramini
Opinião
Brasil e Índia: potências agrícolas em busca de cooperação estratégica
Combinação de vantagens abre uma janela de oportunidades para que os dois países aprofundem parcerias comerciais, técnicas e científicas

Celso Moretti