Francisco Turra
Presidente dos Conselhos de Administração da APROBIO e Consultivo da ABPA, ex-ministro da Agricultura
Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão
Opinião
Um outro Brasil
Há um país sensato que faz, que inova, que sua a camisa, que se envolve e que cobra o governo para fazer a sua parte na saúde, na educação, na segurança e no desenvolvimento
31/01/2025 - 10:48

Conhecer, desenhar e imaginar o Brasil que queremos é o sonho de todos. Fui expectador atento da história e tive muitas oportunidades de conhecer e estudar outros países. Sinceramente, vejo o nosso país com as lentes da esperança.
Não é ilusão ou utopia. A sensação de que vamos para o abismo, acredito, vem de um olhar enviesado. Os traços mais fortes estão tingidos nas manchetes dos jornais e se baseiam nos absurdos que assistimos e não corrigimos.
Nossos líderes teimam em confirmar a “A Marcha da Insensatez”, de Bárbara W. Tuchman, na qual decisões equivocadas invariavelmente nos levam ao desastre. Nossos representantes nos Três Poderes muitas vezes miram o interesse próprio, sem racionalidade ou bom senso.
São gastos sem planejamento, sem prioridades e sem retorno. Remunerações absurdas e sem critério. Nada pelo bem comum, tudo sem transparência, como se o dinheiro público caísse do céu.
Emendas impositivas para fazer clientelismo, para forçar o executivo a negociar, quase sempre em finalidades dispensáveis ou delituosas. Justiça indolente, venda de sentenças, conluios promíscuos.
Mas é bom destacar, o que se vê não é a regra, nem significa que todos compactuem. Talvez desencantados se omitam, não façam nada, ou muito pouco para corrigir e recuperar a verdade.
A consequência, logicamente, é que esta sinalização do desastre tem reflexos na vida dos cidadãos, das empresas. Gera distorções, sonegação, ganância e tantos outros vícios. O errado pode virar padrão, mas não vira.
Interessante é parar e se dar conta que, mesmo assim, o Brasil anda e a cada dia está diferente, melhor. Você não acredita?
Há um país sensato que faz, que inova, que sua a camisa, que se envolve e que cobra o governo para fazer a sua parte na saúde, na educação, na segurança e no desenvolvimento. Como o poder não faz ou faz pouco, a sociedade civil se desdobra, assume e faz.
Bom saber que não existimos porque há governos. Eles nos balizam, nos tornam peças de um conjunto harmônico, mas não significam a condição primordial para que tudo dê certo.
Fantástico olhar o Brasil real do cotidiano das cidades e dos campos. Se compararmos a fotografia de como era e do que se tornou, certamente ficaremos espantados como conseguimos ainda assim ser tão poderosos.
É porque, apesar de tudo, insistimos em não regredir. Que possamos manter essa força realizadora olhando para o retrovisor apenas para colher as boas experiências, mas nos orientando por um futuro melhor. Ainda depende de nós.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Opinião
1
25 anos de inovação que mudaram o agro brasileiro
2
Comércio Internacional em 2026: A (Des)Ordem Globalizada
3
Marcos Fava Neves: em janeiro, quais os 5 pontos para ficar de olho?
4
Setor do biodiesel e agronegócio aguardam confirmação de B16 para março
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Opinião
A vigência do Acordo Mercosul-União Europeia
Entenda quais são os próximos passos, tanto na Corte Europeia quanto nos países do Mercosul, para que o tratado passe a valer
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
Setor do biodiesel e agronegócio aguardam confirmação de B16 para março
A decisão reforça o previsto no Combustível do Futuro e é fundamental para garantir estabilidade ao setor, segurança jurídica para os investimentos e previsibilidade
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
25 anos de inovação que mudaram o agro brasileiro
A inovação agropecuária deixou de ser incremental e tornou-se sistêmica: produzir mais não basta; o desafio é produzir melhor, com eficiência e valor agregado
loading="lazy"
Celso Moretti
Opinião
Marcos Fava Neves: em janeiro, quais os 5 pontos para ficar de olho?
Dólar, preços internacionais, demanda asiática e produtividade das lavouras devem exigir maior gestão dos produtores rurais no próximo ano
loading="lazy"
Marcos Fava Neves
Opinião
Comércio Internacional em 2026: A (Des)Ordem Globalizada
Exportadores encaram um ambiente volátil, marcado pela imprevisibilidade e por decisões políticas que enfraquecem regras multilaterais
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
Qual o custo do futuro?
Os perigos das recentes aprovações do Congresso brasileiro no campo agroambiental para a economia e a dinâmica dos negócios
loading="lazy"
Marcello Brito
Opinião
Com biodiesel, Brasil consolida bioeconomia de baixo carbono
Com recordes de produção e de consumo – e metas ampliadas de mistura –, o biodiesel é pilar de uma matriz energética mais sustentável e estratégica para o País
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos do agro para acompanhar em dezembro
Safra, dólar, tarifas e crédito verde: conheça os assuntos que os produtores devem monitorar neste fim de ano
loading="lazy"
Marcos Fava Neves