PUBLICIDADE
Nome Colunistas

Francisco Turra

Presidente dos Conselhos de Administração da APROBIO e Consultivo da ABPA, ex-ministro da Agricultura

Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão

Opinião

Prevenção, transparência e gestão eficiente do caso de Newcastle no RS

Em casos como a atual crise sanitária que acometeu o Rio Grande do Sul é preciso agilidade, assertividade e informações precisas

29/07/2024 - 08:00

Aves
Aves

Em minha trajetória de muitos anos de experiência na área de agronegócios, já vivenciei algumas crises sanitárias e o melhor ensinamento que tirei de processos semelhantes é a importância de uma atuação rápida, cumprindo todos os protocolos, e de uma gestão transparente ao oferecer as informações para agentes nacionais e internacionais de forma a não afetar o comércio e exportação dos alimentos envolvidos na situação.

Essa foi a receita adotada com eficiência a partir da identificação de caso isolado de Doença de Newcastle (DNC).  Em 17 de julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou a ocorrência de um caso DNC em um estabelecimento de avicultura comercial de corte, localizado no município gaúcho de Anta Gorda, no Vale do Taquari, e o diagnóstico positivo foi comunicado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) às 16h do mesmo dia.

CONTEÚDO PATROCINADO

O estabelecimento avícola foi imediatamente interditado, com suspensão das movimentações das aves, seguindo os procedimentos de erradicação do foco descritos no Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

Todas as aves foram eliminadas e o local passou por limpeza e desinfecção conforme determinações do Serviço Veterinário Oficial, incluindo medidas de biosseguridade e a demarcação de zonas de proteção e vigilância em um raio de 10km.

Em resposta ao evento, o MAPA publicou no dia 19 de julho uma Portaria declarando estado de emergência zoossanitária no Estado do Rio Grande do Sul, válida por 90 dias. A medida visou intensificar a vigilância epidemiológica e aplicar os protocolos de erradicação do foco estabelecidos no Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle. Além disso, foi emitido o Ofício Circular Conjunto Nº 06/DIPOA/SDA/2024, suspendendo temporariamente as exportações das indústrias avícolas do estado até a conclusão das investigações.

PUBLICIDADE

No dia 23 de julho, a Organização Avícola do Rio Grande do Sul (O.A.RS), juntamente com suas entidades membros Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Rio Grande do Sul (SIPARGS), representantes do complexo agroindustrial avícola gaúcho, setor de relevância crucial para o desenvolvimento econômico e social do estado e do país, externou considerações, observações e solicitações acerca da detecção de um caso de DNC.

Frente às medidas técnicas e responsáveis adotadas pelo Serviço Veterinário Oficial (MAPA e SEAPI), a restrição do caso detectado ao estabelecimento em Anta Gorda, os resultados negativos das outras amostras analisadas e a ausência de novos casos de DNC na região e no estado do Rio Grande do Sul, as entidades solicitaram ao MAPA, com base nas avaliações técnicas e legais, que suspendesse imediatamente as restrições às exportações das empresas localizadas no estado gaúcho.

O governo do Brasil comunicou oficialmente a conclusão do foco da doença com o sacrifício dos demais animais do aviário e limpeza e desinfecção do aviário à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), avançando rapidamente para o retorno às condições de normalidade e reafirmando que a ocorrência foi um evento sanitário isolado. O MAPA espera a retomada da comercialização para os mercados com a suspensão das emissões de certificados de exportação.

Registre-se o papel da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que continua atuando de maneira proativa na defesa do setor avícola agroindustrial brasileiro, interagindo com o MAPA e os países importadores em defesa das exportações avícolas do estado.

A ABPA e o setor avícola do Rio Grande do Sul reforçam o compromisso com a sanidade, biosseguridade e qualidade dos produtos avícolas gaúchos e brasileiros.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Tarifas e a suprema corte dos EUA

Opinião

Tarifas e a suprema corte dos EUA

Mesmo que a Casa Branca perca e as tarifas sejam consideradas inconstitucionais, Washington ainda dispõe de meios para impor barreiras comerciais.

Welber Barral loading="lazy"
Opinião:

Welber Barral

COP 30: biodiesel brasileiro ganha protagonismo no debate global

Opinião

COP 30: biodiesel brasileiro ganha protagonismo no debate global

Biodiesel tornou-se símbolo de uma equação rara entre eficiência energética, impacto ambiental positivo e desenvolvimento social.

Francisco Turra loading="lazy"
Opinião:

Francisco Turra

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em novembro

Opinião

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em novembro

Clima, China e Estados Unidos definem o futuro de oferta e preços dos grãos

Marcos Fava Neves loading="lazy"
Opinião:

Marcos Fava Neves

Swap EUA-Argentina como estratégia  geopolítica

Opinião

Swap EUA-Argentina como estratégia geopolítica

Apoio de Trump ao governo de Milei deixa claro que a ajuda é condicional e persiste enquanto houver convergência ideológica

Welber Barral loading="lazy"
Opinião:

Welber Barral

PUBLICIDADE

Opinião

O campo pede respeito

Aumento de impostos e ineficiência federal ameaçam competitividade e empregos rurais

Tirso Meirelles loading="lazy"
Opinião:

Tirso Meirelles

Opinião

A maturidade do biodiesel nacional na COP 30

Com impacto direto no agronegócio, biodiesel se consolidou como uma solução mais efetiva de curto prazo para a descarbonização

Francisco Turra loading="lazy"
Opinião:

Francisco Turra

Opinião

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em outubro

Início de uma nova safra exige atenção dos produtores ao clima, ao dólar, aos EUA e às oportunidades em novos mercados

Marcos Fava Neves loading="lazy"
Opinião:

Marcos Fava Neves

Opinião

45 anos de contribuição do Brasil para uma agricultura sustentável no Cone Sul

Com a tecnologia de Fixação Biológica de Nitrogênio na soja, o país economiza cerca de U$ 20 bilhões por ano em fertilizantes nitrogenados

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.