Francisco Turra
Presidente dos Conselhos de Administração da APROBIO e Consultivo da ABPA, ex-ministro da Agricultura
Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão
Opinião
O combustível que une agronegócio e neoindustrialização
O Combustível do Futuro impulsiona o setor de biocombustíveis a um novo patamar, colocando o Brasil na vitrine global como referência em produção de energia limpa
08/10/2024 - 14:00

Neste dia 8 de outubro, aconteceu a cerimônia de sanção pelo Governo Federal do projeto de lei Combustível do Futuro, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis no Brasil.
Ele reúne iniciativas voltadas à promoção do combustível sustentável de aviação (SAF), diesel verde (HVO), biometano, captura e estocagem de carbono, além de ampliar as misturas de biodiesel e etanol.
A transição energética para uma matriz mais limpa se dará por uma combinação de rotas tecnológicas que vão beneficiar a descarbonização de vários modais de transporte, como o ferroviário, o aéreo e o marítimo. O Combustível do Futuro impulsiona o setor de biocombustíveis a um novo patamar, colocando o país na vitrine global como referência em produção de energia limpa à base de biomassa.
No caso do biodiesel, reforça sua condição de uma solução de qualidade e imediata para a transição energética e para o cumprimento das metas brasileiras de descarbonização.
Se está claro o impacto desse projeto para a questão climática, ambiental e de saúde, é preciso colocar uma lupa sobre esta que é uma das mais importantes decisões para promover o desenvolvimento econômico e a reindustrialização do Brasil, de forma sustentável.
As novas regras para os biocombustíveis irão proporcionar entre R$ 200 bilhões e R$ 250 bilhões de investimentos no país a curto e médio prazos. É uma explosão de recursos para ampliar e erguer essa nova estrutura produtiva que vai atender aos mercados interno e externo.
Junto a esse processo que gera emprego verde no país (inclusive com a qualificação de novos profissionais), é impulsionada toda uma cadeia de valor no setor do agronegócio, em especial para a agricultura familiar. Insumos inovadores estão sendo considerados para diferentes biocombustíveis e o que era chamado de resíduo, como gordura animal e óleo de cozinha usado, hoje é disputado como matérias-primas para produzir energia limpa.
A realidade dos eventos extremos nos convenceu sobre os impactos da mudança climática. Os passos seguintes dessa nova jornada inaugurada pelo Combustível do Futuro vão determinar como poderemos transformar crescimento econômico em desenvolvimento sustentável que beneficie toda a população brasileira.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Opinião
1
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em novembro
2
Tarifas e a suprema corte dos EUA
3
COP 30: biodiesel brasileiro ganha protagonismo no debate global
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Opinião
Tarifas e a suprema corte dos EUA
Mesmo que a Casa Branca perca e as tarifas sejam consideradas inconstitucionais, Washington ainda dispõe de meios para impor barreiras comerciais.
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
COP 30: biodiesel brasileiro ganha protagonismo no debate global
Biodiesel tornou-se símbolo de uma equação rara entre eficiência energética, impacto ambiental positivo e desenvolvimento social.
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em novembro
Clima, China e Estados Unidos definem o futuro de oferta e preços dos grãos
loading="lazy"
Marcos Fava Neves
Opinião
Swap EUA-Argentina como estratégia geopolítica
Apoio de Trump ao governo de Milei deixa claro que a ajuda é condicional e persiste enquanto houver convergência ideológica
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
O campo pede respeito
Aumento de impostos e ineficiência federal ameaçam competitividade e empregos rurais
loading="lazy"
Tirso Meirelles
Opinião
A maturidade do biodiesel nacional na COP 30
Com impacto direto no agronegócio, biodiesel se consolidou como uma solução mais efetiva de curto prazo para a descarbonização
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em outubro
Início de uma nova safra exige atenção dos produtores ao clima, ao dólar, aos EUA e às oportunidades em novos mercados
loading="lazy"
Marcos Fava Neves
Opinião
45 anos de contribuição do Brasil para uma agricultura sustentável no Cone Sul
Com a tecnologia de Fixação Biológica de Nitrogênio na soja, o país economiza cerca de U$ 20 bilhões por ano em fertilizantes nitrogenados