PUBLICIDADE

Agropolítica

Projeto de licenciamento ambiental pode ser votado na próxima semana

Relator da proposta também busca entendimento com o governo federal para evitar vetos

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

08/07/2025 - 16:26

Foto: FPA/Divulgação
Foto: FPA/Divulgação

O projeto que trata do licenciamento ambiental deve ser apreciado no Plenário da Câmara dos Deputados na semana que vem. Foi o que indicou o relator da proposta na Casa, deputado federal Zé Vitor (PL-MG), nesta terça-feira, 08, após participar da reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que tratou do assunto. 

“Ficou acertado que esse projeto deve entrar na pauta na pauta na próxima semana. Até então a conversa é de que deve ser votado na próxima semana”, disse o deputado ao comentar um encontro que teve pela manhã com o presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB).

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo o relator, o “projeto está maduro”, mas Motta pediu que houvesse uma conversa com todos os setores além das bancadas partidárias para colher os últimos apontamentos. Ainda de acordo com o deputado mineiro, “o ponto de partida é o texto do Senado” e por uma questão regimental, “não há espaço para fatos novos”. 

“Ele [Hugo Motta] quer ter uma certeza de que a gente ouviu todos os setores. […] Nós ouvimos representantes de todos os setores, representantes de todos os órgãos do governo, desde a ministra [do Meio Ambiente] Marina Silva, que foi um contato pessoal presencial, outros por telefone, o ministro [da Casa Civil] Rui Costa também presencial, enfim, o próprio presidente do Ibama, diversas entidades, aqueles que nos procuraram para ter algum acesso a um debate prévio, tiveram a oportunidade de debater”, disse a jornalistas.

O parlamentar ainda destacou que o relatório “está pronto”, mas será debatido com os deputados antes de ser protocolado no sistema da Câmara. Alguns pontos que podem mudar em relação ao texto que veio do Senado são a mineração e a previsão de emissão da Licença Ambiental Especial (LAE). Ambos, segundo o relator, “caminham para a inclusão”, mas serão tratados com os líderes partidários. 

PUBLICIDADE

Entendimento com o governo

Após passar pelo Senado Federal, o projeto recebeu duras críticas do Ministério do Meio Ambiente, principalmente, da ministra Marina Silva. Conforme o relator, a discussão com o governo, com a ala ambiental do Executivo, tem evoluído e a ideia é que até a votação haja também um entendimento com o governo para evitar vetos no momento da sanção. 

“Eles [governo] ficaram com essa missão de ponderar quais pontos de fato são inegociáveis, mas já adianto aqui que são mínimos esses pontos de divergência e que a gente caminha aqui para ter uma aprovação e acredito que com pouco ou nenhum veto”, ressaltou Vitor. 

Além disso, o deputado apontou que “há uma possibilidade” da apresentação de um novo projeto com pontos que “não ficaram 100% ajustados”. A intenção é que esse novo projeto de lei seja encaminhado “na sequência” da aprovação e “apreciado o quanto antes”. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Após queda, seguradoras projetam alta de 2,3% no seguro rural em 2026

Agropolítica

Após queda, seguradoras projetam alta de 2,3% no seguro rural em 2026

Regiões de alta volatilidade climática devem liderar a demanda por seguro rural em 2026, com potencial de dobrar a área protegida em relação a 2025

Conab lançará sistema que libera Código do Armazém em até 15 dias

Agropolítica

Conab lançará sistema que libera Código do Armazém em até 15 dias

Com o sistema, armazém cadastrado passa a integrar a base de dados da Conab, permitindo mapear, regular e planejar a logística mais rápido

Setor do biodiesel comemora projeto que combate a prática do 'devedor contumaz'

Agropolítica

Setor do biodiesel comemora projeto que combate a prática do 'devedor contumaz'

Segundo a FPBio, casos recorrentes de sonegação evidenciam a urgência de um marco legal robusto para coibir o crime

Governo estuda nova MP para destravar o crédito de dívidas rurais

Agropolítica

Governo estuda nova MP para destravar o crédito de dívidas rurais

Casa Civil avalia nova MP para incluir a safra 24/25, dívidas judicializadas e reduzir juros nos programas de renegociação

PUBLICIDADE

Agropolítica

Senado reafirma importância do RenovaBio como política de descarbonização

Sessão solene comemorou e homenageou a trajetória do programa, que atinge 95% de toda a oferta nacional de etanol

Agropolítica

Tilápia pode entrar em lista de invasoras, mas criação seguirá liberada 

Ministério do Meio Ambiente diz que medidas visam evitar expansão da espécie em habitats naturais, como a Amazônia

Agropolítica

Agricultores familiares fazem ato por medidas contra crise no campo

Mobilização em frente a prédios de ministérios, em Porto Alegre, cobra do governo federal ações para aliviar dívidas e valorizar produção

Agropolítica

Marco temporal movimenta fim do ano no Congresso Nacional e no STF

PEC avançou no Senado e agora vai para a Câmara, enquanto Supremo começa a julgar ações; debate entre poderes se arrasta há anos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.