Agropolítica
Modelo de desintensificação da agropecuária não será adotado pelo Brasil, defende Fávaro
Ministro da Agricultura enxerga que saída brasileira para aumento de produção é com utilização de áreas degradadas
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com - com informações do Broadcast Agro | Atualizada às 18h40
09/09/2024 - 15:15

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, disse que o modelo brasileiro para mitigação das emissões de carbono não contempla a desintensificação da atividade agropecuária. O comentário foi feito nesta segunda, 09, durante participação em um evento realizado em Cuiabá (MT).
“Alguns países do mundo – e é legítimo, cada um tem a sua estratégia para amenizar os impactos da geração de CO² – falam em desintensificação da agropecuária, o que certamente não será o modelo brasileiro”, afirmou. O ministro ainda ressaltou que a estratégia do Brasil envolve “continuar fortalecendo a nossa vocação e a intensificação da produção de alimentos, mas de forma sustentável”.
Fávaro ainda destacou que as práticas adotadas há 50 anos fizeram o país sair de uma importador de alimentos para o protagonismo nas exportações mundiais de produtos agrícolas. No entanto, ele disse que esse modelo não é o que levará o Brasil nos próximos 50 anos. Segundo o ministro, a estratégia é intensificar a produção, mas sem derrubar florestas, usando apenas áreas já antropizadas.
“O Brasil tem a sua estratégia. Nós vamos intensificar a produção, certamente não sobre as florestas, não sobre o Cerrado, vamos fazer sobre as áreas degradadas, e temos muitas áreas propícias a essa inclusão, mas precisamos debater que o mundo participe disso também na forma de financiamentos, de pagamento dos serviços ambientais”, cobrou Fávaro.
Brasil amplia exportação de carne bovina para o Canadá
O minitro também adiantou que o Canadá autorizou a exportação de carne bovina brasileira. “E ampliamos também no dia dia hoje, a retomada do mercado de carne bovina para o Canadá”, comentou. Segundo apuração do Broadcast Agro, a liberação é para carne bovina de áreas livres de febre aftosa sem vacinação. Até então, apenas Santa Catarina podia exportar o produto para os canadenses.
Fávaro também anunciou que o Marrocos abriu o mercado para os DDGS, que são os grãos secos de destilaria. Na semana passada, o Mapa havia anunciado a abertura da Colômbia para os mesmos produtos.
Governador de Mato Grosso pede ampliação do Seguro Rural
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, também participou da abertura do Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP), realizado pelo Canal Rural. Ele pontuou que o Seguro Rural é um dos desafios que o Brasil precisa enfrentar para trazer mais estabilidade aos produtores frente às mudanças climáticas.
“Nós temos alguns desafios que precisam ser tratados de forma diferente. O seguro agrícola precisa ser mais robusto, precisamos alargar a base, precisamos olhar para ele, porque diante das mudanças climáticas é algo que pode em algum momento salvar este setor”, disse Mendes.
Ainda sobre os desafios, o governador enafatizou que o país precisa combater o desmatamento ilegal para não ser pressionado por legislações da União Europeia. Ele também defendeu que os donos de áreas com desmatamento ilegal percam a posse da propriedade.
“Tenho defendido e vou continuar defendendo que nós tenhamos a coragem de dar ao desmatamento ilegal, não o irregular, sabendo a diferença entre um e outro, e dar a ele [desmatamento ilegal] o mesmo tratamento previsto no artigo 243 da nossa Constituição que o perdimento da terra para aquele que não respeitar o limite estabelecido na mais importante lei brasileira [Código Florestal], que hoje é reconhecida mas não cumprida”, afirmou.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
3
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
4
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
5
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
6
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS
Lideranças do agro denunciam endividamento histórico, falhas no seguro rural e impactos nas famílias rurais
Agropolítica
STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas
Resultado está em aberto à espera dos votos de Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; sessão continua semana que vem
Agropolítica
Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA
Para o setor, julgamento elimina riscos e reforça a previsibilidade para a transição energética
Agropolítica
Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo
Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações
Agropolítica
Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas
A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030
Agropolítica
Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo
Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos
Agropolítica
Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos
Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%
Agropolítica
UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil
Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras