Agropolítica
Mapa espera reduzir embargos à carne de frango antes do prazo protocolar
Preço da carne de frango caiu 7% após caso de gripe aviária em granja comercial do RS

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
04/06/2025 - 13:32

O ministro, Carlos Fávaro, disse que espera uma diminuição do número de países com restrição total às exportações de carne de frango. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atualmente 21 destinos mantêm restrição às exportações de carne de frango brasileira. A lista atualizada é composta por: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.
Segundo Fávaro, já há tratativas em andamento e a expectativa é que a redução dos embargos aconteça antes do fim do vazio sanitário, que deve ocorrer em 18 de junho se nenhum novo caso for confirmado. A informação foi dada durante uma coletiva nesta quarta-feira, 04, que incluiu o anúncio de uma investigação de nova suspeita em granja comercial.
“É provável, não estou garantindo, que esses grandes compradores, como China, União Europeia, México e outros, possam, ainda antes dos 28 dias diminuir as restrições e o processo comece a voltar à normalidade. Quando terminar os 28 dias, portanto, daqui a 14 dias, aí sim há um trabalho intenso para diminuir as restrições”, comentou Fávaro.
Os destinos com suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul são: Arábia Saudita, Kuwait, Reino Unido, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, União Econômica Euroasiática (UEE – Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão) e Ucrânia. Já os países com suspensão limitada ao município de Montenegro (RS) são quatro: Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.
O chefe da pasta informou que o Mapa também iniciou as negociações com outras nações, como Iraque e Coreia do Sul, além de já ter respondido a um questionário da União Europeia sobre a situação da gripe aviária no Brasil.
Preço interno da carne de frango caiu 7%
Questionado sobre o impacto dessas restrições no mercado interno, o ministro disse que já há uma redução nos preços da carne de frango. “A informação que temos é de que a redução dos preços internos é da ordem de 7%. Algo natural, mas não alarmante, porque há a necessidade de reposicionamento para essa produção. Então, pode ter um pequeno aumento de oferta aqui no Brasil, por isso essa redução de 7%”, complementou.
Projeto de fundo nacional e expectativa de votação
Fávaro é um dos que vem encampando a aprovação de um projeto de lei que cria o Fundo Nacional de Defesa Agropecuária (Fundagro). Esse fundo seria responsável por indenizar produtores rurais que tenham a sua produção destruída por medidas sanitárias. A proposta estava prevista para ser votada na Câmara dos Deputados na semana passada, mas a articulação entre Casa Civil e os deputados não estava azeitada.
“Não foi votado na semana passada, porque há uma preocupação legítima, encontrada inclusive por parte do parlamento, para não ter vício de iniciativa. Então, a Casa Civil está revisando o texto para tirar esse vício: a iniciativa deve sair do Executivo para o Legislativo. Faremos uma sugestão de texto com esses princípios, na certeza de que o Congresso vai trabalhar, pelo objetivo ser o mesmo, e colocar na pauta, imediatamente após a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional”, explicou o ministro.
A expectativa do chefe da Agricultura é de que a proposta seja votada na próxima semana ou até o fim do mês. Segundo Fávaro, já há o entendimento sobre a matéria entre o governo e os parlamentares.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Moratória da Soja: Dias Toffoli pede vista e suspende julgamento no STF
2
Fávaro pede apoio à FPA para aprovação de fundo nacional para indenizar produtor
3
Aprovação do marco do licenciamento ambiental destrava logística, avalia setor agropecuário
4
Produtores do RS bloqueiam rodovias e pressionam por securitização da dívida rural
5
Gripe aviária: chega a 10 países com suspensão total das exportações de carne de frango do Brasil
6
Desastres climáticos: CRA aprova securitização de dívida rural

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência
Laudo técnico divulgado pela Agrodefesa nesta sexta-feira, 13, deu positivo para as mortes registradas em Santo Antônio da Barra

Agropolítica
FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’
Bancada lança carta à sociedade brasileira em que rebate falas do ministro da Fazenda e aponta impactos sobre o preço dos alimentos

Agropolítica
Mapa publica ZARC para a cultura da mamona
Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo

Agropolítica
Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas
Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta
Agropolítica
Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal
Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida
Agropolítica
Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad
Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda
Agropolítica
Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano
Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo
Agropolítica
Haddad diz que agro está sendo patrocinado pelo governo e cita orgulho do setor
Declaração foi feita durante audiência pública das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara