PUBLICIDADE

Agropolítica

Mapa espera reduzir embargos à carne de frango antes do prazo protocolar

Preço da carne de frango caiu 7% após caso de gripe aviária em granja comercial do RS

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

04/06/2025 - 13:32

Foto: Noaldo Santos/Mapa
Foto: Noaldo Santos/Mapa

O ministro, Carlos Fávaro, disse que espera uma diminuição do número de países com restrição total às exportações de carne de frango. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atualmente 21 destinos mantêm restrição às exportações de carne de frango brasileira. A lista atualizada é composta por: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.

Segundo Fávaro, já há tratativas em andamento e a expectativa é que a redução dos embargos aconteça antes do fim do vazio sanitário, que deve ocorrer em 18 de junho se nenhum novo caso for confirmado. A informação foi dada durante uma coletiva nesta quarta-feira, 04, que incluiu o anúncio de uma investigação de nova suspeita em granja comercial.  

CONTEÚDO PATROCINADO

“É provável, não estou garantindo, que esses grandes compradores, como China, União Europeia, México e outros, possam, ainda antes dos 28 dias diminuir as restrições e o processo comece a voltar à normalidade. Quando terminar os 28 dias, portanto, daqui a 14 dias, aí sim há um trabalho intenso para diminuir as restrições”, comentou Fávaro.

Os destinos com suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul são: Arábia Saudita, Kuwait, Reino Unido, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, União Econômica Euroasiática (UEE – Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão) e Ucrânia. Já os países com suspensão limitada ao município de Montenegro (RS) são quatro: Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.

O chefe da pasta informou que o Mapa também iniciou as negociações com outras nações, como Iraque e Coreia do Sul, além de já ter respondido a um questionário da União Europeia sobre a situação da gripe aviária no Brasil.

PUBLICIDADE

Preço interno da carne de frango caiu 7%

Questionado sobre o impacto dessas restrições no mercado interno, o ministro disse que já há uma redução nos preços da carne de frango. “A informação que temos é de que a redução dos preços internos é da ordem de 7%. Algo natural, mas não alarmante, porque há a necessidade de reposicionamento para essa produção. Então, pode ter um pequeno aumento de oferta aqui no Brasil, por isso essa redução de 7%”, complementou.

Projeto de fundo nacional e expectativa de votação

Fávaro é um dos que vem encampando a aprovação de um projeto de lei que cria o Fundo Nacional de Defesa Agropecuária (Fundagro). Esse fundo seria responsável por indenizar produtores rurais que tenham a sua produção destruída por medidas sanitárias. A proposta estava prevista para ser votada na Câmara dos Deputados na semana passada, mas a articulação entre Casa Civil e os deputados não estava azeitada. 

“Não foi votado na semana passada, porque há uma preocupação legítima, encontrada inclusive por parte do parlamento, para não ter vício de iniciativa. Então, a Casa Civil está revisando o texto para tirar esse vício: a iniciativa deve sair do Executivo para o Legislativo. Faremos uma sugestão de texto com esses princípios, na certeza de que o Congresso vai trabalhar, pelo objetivo ser o mesmo, e colocar na pauta, imediatamente após a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional”, explicou o ministro.

A expectativa do chefe da Agricultura é de que a proposta seja votada na próxima semana ou até o fim do mês. Segundo Fávaro, já há o entendimento sobre a matéria entre o governo e os parlamentares.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS

Agropolítica

Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS

Lideranças do agro denunciam endividamento histórico, falhas no seguro rural e impactos nas famílias rurais

STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas

Agropolítica

STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas

Resultado está em aberto à espera dos votos de Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; sessão continua semana que vem

Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA

Agropolítica

Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA

Para o setor, julgamento elimina riscos e reforça a previsibilidade para a transição energética

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Agropolítica

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações

PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas

A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030

Agropolítica

Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo

Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos

Agropolítica

Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos

Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%

Agropolítica

UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil

Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.