Agropolítica
Governo dá início ao Programa Arroz da Gente
Iniciativa pretende alcançar 5 mil famílias de agricultores ainda neste ano

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
04/06/2025 - 11:00

O governo federal assinou nesta quarta-feira, 04, ato de início às ações do Programa Arroz da Gente. Criada no final do ano passado, a proposta incentiva a produção do cereal pela agricultura familiar e em outras regiões do país. Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de arroz se concentra no estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, o evento marca a largada do período de capacitação de 91 técnicos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que farão o trabalho em 17 estados, alcançando 160 municípios.
“Marca o início das atividades nos 39 territórios onde esses técnicos irão se debruçar no diagnóstico de positividade, identificação das famílias que vão participar desse programa e também a área que será cultivado este arroz”, explicou Pretto à reportagem.

A expectativa do governo é de que, neste ano, cinco mil famílias sejam incluídas no programa. Em 2026, a projeção é dar início à etapa de expansão do Arroz da Gente, com a participação de mais 21,7 mil famílias.
Arroz da Gente inclui acesso a crédito
Uma das ações da iniciativa é facilitar o acesso ao crédito para que esses agricultores familiares possam produzir arroz e modernizar as lavouras e a colheita. Por isso, o evento que ocorreu na sede da Conab, em Brasília (DF), também oficializa um acordo entre a estatal, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco do Brasil.
“O reconhecimento de variedades produzidas pelas comunidades atendidas pelo Programa Arroz da Gente é uma condição para o acesso ao crédito rural”, pontuou Pretto. Para isso, a Embrapa irá desenvolver o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) dessas cultivares. “Uma vez reconhecidas as variedades de sementes pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático e identificadas as famílias que irão participar do programa, o Banco do Brasil, através desse acordo, vai fazer uma mobilização das suas equipes nas agências para incluir essas famílias no crédito agrícola”, complementou.

Além do crédito, o Arroz da Gente prevê a entrega de máquinas agrícolas de médio e pequeno porte, a formação de armazéns e empacotadoras nestes territórios. Nesta primeira fase, o governo estima um desembolso de cerca de R$ 19 milhões.
O programa será gerido por um comitê que reúne outros órgãos do governo além da Conab. Fazem parte o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Moratória da Soja: Dias Toffoli pede vista e suspende julgamento no STF
2
Fávaro pede apoio à FPA para aprovação de fundo nacional para indenizar produtor
3
Aprovação do marco do licenciamento ambiental destrava logística, avalia setor agropecuário
4
Produtores do RS bloqueiam rodovias e pressionam por securitização da dívida rural
5
Gripe aviária: chega a 10 países com suspensão total das exportações de carne de frango do Brasil
6
Desastres climáticos: CRA aprova securitização de dívida rural

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Fazenda: produtor não deve pagar mais juros com taxação das LCAs
A análise do subsecretário de Política Agrícola é de que setor agropecuário não pode olhar apenas para funding, mas também para equalizações

Agropolítica
Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência
Laudo técnico divulgado pela Agrodefesa nesta sexta-feira, 13, deu positivo para as mortes registradas em Santo Antônio da Barra

Agropolítica
FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’
Bancada lança carta à sociedade brasileira em que rebate falas do ministro da Fazenda e aponta impactos sobre o preço dos alimentos

Agropolítica
Mapa publica ZARC para a cultura da mamona
Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo
Agropolítica
Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas
Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta
Agropolítica
Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal
Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida
Agropolítica
Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad
Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda
Agropolítica
Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano
Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo