Agropolítica
Governo cria Programa Nacional para combate à vassoura de bruxa da mandioca
Este é o segundo ato normativo em relação à praga publicado nesta semana
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
20/03/2025 - 12:03

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta quinta-feira, 20, uma portaria que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Vassoura de Bruxa da Mandioca (PVBM). O programa estabelece “critérios e procedimentos” para lidar com a doença que tem causado preocupação especialmente nos estados do Amapá e Pará. A iniciativa já está em vigor.
As ações regulatórias para conter a praga aumentaram desde que foi detectado o primeiro caso no ano passado. Nesta semana, este é o segundo ato nessa direção. O ministério criou um centro de operações para acompanhar e coordenar as iniciativas de combate à doença.
A portaria de agora determina que os órgãos estaduais e distrital de Defesa Sanitária Vegetal devem realizar levantamentos anuais de detecção da praga. Isso vale para os estados que não tem ocorrência da doença. Para as unidades da federação que tenham ocorrência, os levantamentos devem ser feitos nos municípios que não tenham casos registrados. O texto estabelece que outras regras serão tratadas num Manual de Procedimentos específicos.
Além disso, em caso de detecção da doença, deverá ser feito levantamentos de delimitação. Esses relatórios serão realizados “em todos os municípios limítrofes àqueles com ocorrência da praga na mesma unidade federativa”. Se houver novos casos descobertos, esse levantamento deve ser ampliado.
O programa também prevê o uso da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) para plantas ou partes das plantas hospedeiras da doença. A normativa estipula as condições de dispensa e de necessidade do PTV. Uma das situações em que será necessário é para circulação de mandioca em áreas com ocorrência da praga.
Outra determinação é que os órgãos de Defesa de Sanidade Vegetal, nas esferas estaduais e distrital, devem encaminhar um relatório com todas as ações realizadas e os resultados. Esse documento será encaminhado às respectivas Superintendências de Agricultura e Pecuária até o dia 31 de janeiro de cada ano ou quando for solicitado pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas.
A vassoura de bruxa da mandioca é causada pelo fungo Rhizoctonia theobromae. Um dos sintomas que caracteriza a doença é murchar e secar as folhas, além de causar mortes dos descendentes da mandioca. A vassoura de bruxa da mandioca entrou para a listagem de pragas quarentenárias presentes no Brasil em outubro. A medida aumenta o nível de risco e permite a tomada de medidas mais severas no combate à praga.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
LDO 2026: veto de Lula retira proteção a gastos com seguro rural e Embrapa; FPA reage
2
Pescadores têm até dia 31 para envio do REAP, requisito para o seguro-defeso
3
Fávaro: Brasil mira cotas de exportação não cumpridas por outros países na China
4
Lula sanciona orçamento com pouco mais de R$ 1 bilhão para Seguro Rural
5
Decisão do STF sobre marco temporal passa a valer em 2026, mas ainda cabe recurso
6
Congresso aprova Orçamento de 2026; veja os recursos para o Seguro Rural e o agro
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Acordo Mercosul–UE: Brasil quer vender mais do que commodities
Declaração foi dada pelo presidente Lula; confira os detalhes da assinatura do tratado comercial entre os dois blocos
Agropolítica
BNDES inclui safra 2024/2025 em programa de renegociação rural
Produtores têm até 10 de fevereiro para pedir refinanciamento de dívidas de custeio afetadas por problemas climáticos
Agropolítica
Ministério lança painel para identificar oportunidades no acordo Mercosul-UE
Ferramenta terá informações sobre países compradores, exportações, distribuição regional, tarifas e o cronograma de redução tarifária
Agropolítica
Lula sanciona orçamento com pouco mais de R$ 1 bilhão para Seguro Rural
Veja como ficaram os limites de gastos dos principais órgãos relacionados ao agro; FPA espera que governo libere 100% dos recursos
Agropolítica
Paraná taxa tilápia importada em 22% e restringe incentivos
Medida altera regras do ICMS e atende demanda da Faep contra “concorrência desleal” e risco sanitário
Agropolítica
Alckmin projeta vigência do acordo Mercosul–UE no segundo semestre de 2026
Tratado será assinado no sábado e governo brasileiro espera aprovação do Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano
Agropolítica
Ministro diz que há mais de 10 interessados em leilão do Tecon Santos 10
Maior parte é de grupos estrangeiros; edital deve ser publicado entre fevereiro e março, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos
Agropolítica
Anvisa passa a visitar fabricantes de agrotóxicos para verificar informações declaradas
Processo faz parte de nova metodologia, que serve para otimizar avaliações de produtos usados na produção rural