Agropolítica
Ex-secretário de Agricultura do RS assume Farsul no ano do centenário
Conheça a trajetória de Domingos Antonio Velho Lopes, engenheiro agrônomo e produtor rural, marcada por serviços prestados à agropecuária gaúcha

Redação Agro Estadão
02/10/2025 - 19:08

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) definiu nesta quinta-feira, 02, sua nova direção. A eleição foi realizada na sede da entidade, em Porto Alegre. Em disputa com chapa única, o engenheiro agrônomo Domingos Velho Lopes foi eleito presidente da federação e assumirá oficialmente o cargo em 1º de janeiro de 2026, ano em que a entidade completará 100 anos de história.
A chapa recebeu 120 votos, com apenas dois nulos e um em branco. Dos 134 sindicatos aptos a votar, 123 participaram da 44ª eleição da Farsul. Após o anúncio do resultado, Domingos fez sua primeira fala como presidente eleito. Segundo ele, o momento agora é o de recolocar o produtor rural no centro das decisões e de aumentar o diálogo entre o campo e a cidade. “O mundo nos vê como responsáveis pela segurança alimentar, como um País amigo capaz de produzir alimento e energia”, declarou.
Ele ressaltou ainda que sua gestão será técnica, com foco na inovação, mas sem abrir mão de valores históricos da entidade, como a livre iniciativa e a defesa do direito à propriedade. “Essa Federação tem um compromisso com o produtor e com a sociedade gaúcha, e a partir de hoje, é meu mantra, e do resto da diretoria, o de colocar novamente os produtores do nosso Estado no seu lugar que é de merecimento”, afirmou.
Quem é Domingos Velho Lopes?
Natural de Mostardas (RS), Domingos Antonio Velho Lopes é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e produtor rural desde 1992. Atualmente, junto à família, mantêm suas atividades em Mostardas e Palmares do Sul.
O envolvimento institucional de Domingos começou em 1997, quando ele assumiu a presidência do Sindicato Rural de Mostardas. Em 2003, ingressou na diretoria da Farsul e passou a integrar a Comissão de Arroz. Reconhecido no setor, recebeu o título de Produtor de Arroz do Ano, em 2005, e o prêmio Homem do Arroz, em 2009. Quase uma década depois, ele foi condecorado com a Medalha Assis Brasil durante a Expointer de 2016, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à agropecuária gaúcha.
No ano seguinte, assumiu a Comissão de Meio Ambiente da Farsul e a presidência do Conselho Superior da entidade. A partir de 2018, Domingos representou o setor em conselhos estaduais de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, além de atuar na Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA. Em 2022, ele ocupou o cargo de secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Atualmente, é diretor vice-presidente da Farsul, posição que deixará para assumir o comando da federação.
Mudanças na diretoria
A nova diretoria da Farsul terá uma renovação de cerca de 30% nos quadros, somando 31 membros eleitos. A diretoria executiva será composta também por:
- Elmar Konrad (1º vice-presidente)
- Francisco Schardong (diretor administrativo)
- José Alcindo Ávila (diretor financeiro)
- Manoel Ignácio Vieira Valim (2º diretor financeiro)
- Fábio Avancini Rodrigues (2º diretor administrativo)
O atual presidente da Farsul, Gedeão Pereira Silveira, deixa o comando no final deste ano. Ele, no entanto, permanecerá atuante: será diretor vice-presidente da Farsul. Gedeão seguirá também como 1º vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura — cargo mais alto já ocupado por um gaúcho na entidade nacional. “Uma gestão só é coroada quando faz sua sucessão. Neste caso, nós estamos fazendo um sucessor escolhido por unanimidade, com uma votação maciça dos Sindicatos Rurais”, destacou Gedeão, após o resultado.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Governo federal é recebido com coroas fúnebres e vaias na Expointer
2
Medida Provisória prevê R$ 12 bilhões para repactuação de dívidas de produtores
3
Trump corta tarifa da celulose; carne e café podem ser os próximos
4
Renegociação de dívidas rurais não está esgotada, diz Haddad
5
Acordo Mercosul-EFTA zera tarifas de 99% das vendas brasileiras ao bloco europeu
6
RS: aula inaugural contra o agronegócio em Pelotas gera reação do setor

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
MDA cria comitê para tratar de uso das centrais de abastecimento
Junta será responsável por propor melhorias no uso dos imóveis públicos dedicados à atividades da agricultura familiar

Agropolítica
Comissão de Agricultura convoca ministra do Meio Ambiente
Deputados querem explicações sobre Plano Clima e intervenção da pasta na Moratória da Soja

Agropolítica
Novo imposto de renda: o que muda para o produtor rural?
Câmara aprova proposta que preserva apuração pelo lucro na atividade rural e exclui rendimentos de títulos do agro da base de alta renda

Agropolítica
Deputados aprovam cadastro nacional de invasões de terras
Ideia é identificar reincidentes e facilitar responsabilização em eventuais processos legais
Agropolítica
Julgamento da Ferrogrão 'não obstrui' trâmites para concessão, aponta ANTT
Processo da Ferrogrão está no STF e a Corte pode iniciar julgamento já nesta quarta-feira, 1º
Agropolítica
Brasil negocia com Chile abertura de mercado para frigoríficos do AC e RO
Segundo o Mapa, parceria prevê medidas para dar mais rapidez e segurança às exportações de carne pela rota bioceânica
Agropolítica
Lula sanciona pacote de leis para agricultura familiar
Medidas vão desde tornar Pronaf lei até ampliação de percentual obrigatório de compras de pequenos produtores
Agropolítica
Alesp vota PL que corta benefícios de pesquisadores e ameaça autonomia científica
Banco de germoplasma de mandioca do IAC é um dos ameaçados pela medida, aponta Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado