Agricultura
Sabia que existe tomate roxo?
Variedade criada pela Norfolk Plant Sciences concentra até 2 mg/g de antocianinas em sua composição
Redação Agro Estadão*
23/11/2025 - 05:00

O tomate roxo se destaca pela sua cor vibrante e os benefícios nutricionais que oferece. Essa variedade é fruto de mais de dez anos de pesquisa, buscando criar um alimento com maior concentração de substâncias que fazem bem à saúde.
O tomate roxo surgiu a partir do trabalho de uma equipe do John Innes Centre (Reino Unido), que estuda a relação entre dieta, pigmentos vegetais e saúde.
A variedade que está disponível nos Estados Unido foi desenvolvida pela empresa Norfolk Plant Sciences, liderada pelos cientistas que estudaram a planta no John Innes Centre.
Como o tomate roxo modificado foi desenvolvido?

O tomate roxo foi criado por cientistas da empresa Norfolk Plant Sciences, após mais de dez anos de pesquisa. Eles queriam desenvolver um tomate com benefícios extras à saúde e uma cor diferente das tradicionais.
Para isso, os pesquisadores identificaram dois genes presentes na flor boca-de-leão, que é naturalmente rica em pigmentos roxos chamados antocianinas — os mesmos que dão cor à amora. Esses pigmentos têm propriedades antioxidantes, associadas a diversos efeitos positivos para o organismo.
Usando técnicas modernas de biotecnologia, os cientistas inseriram esses genes no DNA do tomate, fazendo com que a planta passasse a produzir as antocianinas de forma natural. O resultado foi um tomate de aparência roxa escura, com sabor semelhante ao das variedades comuns, mas com maior valor nutricional.
Mesmo com a modificação genética, a planta manteve características importantes para o cultivo, como boa resistência a pragas, produtividade e adaptação a diferentes climas.
Em 2024, a variedade foi finalmente lançada para o público nos Estados Unidos, permitindo que produtores e jardineiros cultivassem esse novo tipo de tomate em suas hortas.
Importante salientar que ainda não é permitido plantar o tomate roxo geneticamente modificado da Norfolk Plant Sciences no Brasil.
Sua comercialização e cultivo só foram autorizados nos Estados Unidos, após aprovação do Departamento de Agricultura (USDA) e da FDA, e não há registro de liberação ou autorização para cultivo no Brasil.
O que o tomate roxo tem de especial?
Conforme dados de pesquisa publicados pela Clemson University, o tomate roxo contém até 2 mg/g de peso fresco de antocianinas na polpa do fruto, concentração superior à encontrada na maioria dos mirtilos, que apresentam entre 0,6 a 1,2 mg/g de peso fresco.
Esta característica distingue substancialmente o produto dos tomates vermelhos convencionais, que possuem concentração pequena desses antioxidantes.
Diferenças nutricionais do tomate roxo

A composição nutricional do tomate roxo apresenta vantagens significativas comparado às variedades convencionais, principalmente pela presença elevada de antocianinas. Estes compostos bioativos demonstram propriedades antioxidantes potentes, contribuindo para a neutralização de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.
Estudos laboratoriais conduzidos pela equipe da pesquisadora Cathie Martin, do John Innes Centre, demonstraram que camundongos alimentados com tomate roxo apresentaram longevidade 30% superior comparados aos grupos controle.
O perfil nutricional mantém características tradicionais do tomate — vitamina C, licopeno e potássio — acrescidas da concentração substancial de antocianinas, oferecendo densidade nutricional superior por porção consumida.
*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica
2
Quantas cores de pitanga existem no Brasil?
3
Produtores de MT desaceleram investimentos: "momento é de cautela"
4
Conheça novo mapa agrícola do Brasil e saiba onde avança a produção de cana, laranja e grãos
5
Agro no Halloween: conheça 5 tipos de abóbora
6
Horta o ano inteiro: como ter alimentos frescos em casa
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Falta de chuva gera perdas e replantio da soja em Mato Grosso
Safra de soja 2025/26 enfrenta atrasos no plantio, uso de irrigação e aumento nos custos de produção; veja o relato dos produtores
Agricultura
RS: plantio da soja alcança 43% da área e do milho, 84%
Emater vê boa emergência das lavouras, com milho e arroz adiantados e trigo irregular
Agricultura
Recorde nacional: saca de café é vendida por R$ 200 mil
Saca produzida em Presidente Olegário atinge R$ 200 mil no Leilão do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro
Agricultura
Psyllium: conheça os reais benefícios dessa fibra natural
Dos benefícios para o intestino ao apoio no coração e na glicemia, sem promessa de milagre
Agricultura
Anvisa libera pesquisas da Embrapa com cannabis
Projeto busca reduzir dependência de importados e apoiar políticas para o uso medicinal da planta
Agricultura
Plantio de soja 2025/26 atinge 92% da área no Paraná
Chuvas atrasam semeadura em algumas regiões e obrigam replantio, mas lavouras mantêm bom desenvolvimento
Agricultura
RS: plantio de arroz atinge 86,31% da área prevista para a safra 2025/26
Índices são liderados pela Zona Sul gaúcha, com praticamente toda sua área já semeada
Agricultura
Palmito pupunha do Vale do Ribeira obtém selo de Indicação Geográfica
Reconhecimento do INPI valoriza produção familiar, impulsiona geração de renda e reforça identidade da região, que abrange 17 municípios