Agricultura
IAC recebe dois reconhecimentos no exterior
Instituto foi premiado pela FAO, por desenvolvimento e adoção de variedades de citros mais resistentes ao clima, e teve cientista entre os melhores do mundo
Broadcast Agro
29/10/2025 - 18:15

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) pelo desenvolvimento e ampliação da adoção de variedades de citros aprimoradas e mais resistentes ao clima. A tecnologia foi selecionada entre sete do instituto que concorreram na categoria Produção e Proteção Vegetal Sustentável.
A cerimônia do Reconhecimento Técnico da FAO, realizada no dia 15 de outubro, fez parte da comemoração dos 80 anos da Organização e foi realizada em Roma, durante o Fórum Mundial de Alimentação. No evento, foram reconhecidas instituições e organizações com trabalhos que evidenciam liderança técnica e compromisso com sistemas agroalimentares sustentáveis por longos períodos. O IAC esteve entre as 39 entidades escolhidas, de quase 300 indicações recebidas mundialmente com contribuições inovadoras para a transformação dos sistemas de cultivo ao longo das últimas quatro décadas.
De acordo com a pesquisadora do IAC responsável pela inscrição do instituto, Alessandra Alves de Souza, entre os critérios considerados na seleção das instituições, está sustentabilidade, inovação e cooperação entre equipes.
Entre os 2% melhores cientistas do mundo
Em outro reconhecimento internacional, chamado Top 2% Scientists, está o pesquisador do IAC Heitor Cantarella. Esta iniciativa, que reúne os 2% melhores cientistas do mundo, traz uma relação compilada pela Universidade Stanford e pela editora Elsevier, informou o IAC.
A seleção é feita com base no impacto das citações e outras métricas que analisam a produção científica do banco de dados Scopus, que é uma das maiores e mais respeitadas bases acadêmicas do mundo, mantida pela Elsevier. A seleção usa um indicador composto para classificar pesquisadores em 22 áreas científicas e 174 subáreas, com foco na influência significativa da pesquisa e não apenas na produtividade. A escolha é atualizada anualmente e serve como referência para a excelência acadêmica.
“Esses resultados reforçam o protagonismo do IAC na ciência agronômica de países tropicais, nas diversas áreas de atuação do instituto. Reunimos excelentes equipes que nos colocam em destaque junto à ciência nacional e internacional, cujas pesquisas proporcionam benefícios em diversos segmentos e, em última instância, à economia e à população brasileiras”, comentou no comunicado o coordenador do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell.
Cantarella é referência em pesquisas na área de solos. O agrônomo é formado pela Unesp Botucatu, com mestrado e doutorado pela Iowa State University. “Fazer parte da lista é não só uma honra pessoal, mas também um indicativo de que a ciência produzida no Instituto Agronômico é relevante e reconhecida internacionalmente”, disse Cantarella, que também é vice-coordenador do IAC e membro da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios da Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A lista, divulgada no fim de setembro, identifica cientistas de 149 países que estão em posição de destaque em todos os campos da ciência.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
5 frutas do Cerrado que você precisa conhecer
2
Metanol, e-metanol e etanol: entenda as diferenças essenciais
3
Javalis avançam sobre lavouras e nascentes em Bonito (MS)
4
PCC expande atuação sobre o agronegócio
5
Você conhece esse ipê raríssimo?
6
Tipos de páprica: o tempero que colore e transforma pratos
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Pró-Trator facilita acesso de pequenos produtores a máquinas agrícolas
Crédito subsidiado pelo governo de SP oferece juros até quatro pontos percentuais menores e limite de R$ 50 mil por produtor
Agricultura
Enxofre sobe 115%, pressiona custos e preocupa indústria de fertilizantes
Oferta global apertada e avanço da demanda da China e Índia sustentam a valorização das cotações no mercado internacional
Agricultura
Cafeicultura de Rondônia une tecnologia e sustentabilidade para crescer
Em 22 anos, produtividade subiu de 7,8 para 50,2 sacas por hectare; estudo da Embrapa mostra salto tecnológico
Agricultura
Conab: Brasil semeou 34% da área de soja 2025/26
Dados revelam atraso no plantio da soja e avanço no milho e no arroz em relação à safra anterior
Agricultura
Conheça a flor que desafia a seca da Caatinga
Além da beleza, a cebola-brava da Caatinga atrai polinizadores e indica a saúde do solo, contribuindo para a biodiversidade local
Agricultura
Produtores de MT desaceleram investimentos: "momento é de cautela"
Aumento do risco e margens menores tem comprometido expansão sobre áreas de pastagens degradadas, principal terreno para crescimento de produção no País
Agricultura
Plantio de soja da safra no oeste da Bahia atinge 17%
Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), ritmo está à frente do registrado há um ano, de 7,6%
Agricultura
Entrada de fertilizantes no Brasil cresce 10%, mas concentração de nutrientes diminui
Simpósio Sindiadubos NPK 2025 debate desempenho do setor e tendências do mercado diante da expectativa de supersafra