Agricultura
Café do Acre ganha projeção internacional com parcerias na Itália
Grãos robusta produzidos na Amazônia serão analisados em laboratórios avançados para identificar seus atributos sensoriais

Redação Agro Estadão
06/10/2025 - 11:34

Fugindo da rota tradicional de produção de café no Brasil, o Acre tem buscado mostrar a relevância e qualidade da sua produção amazônica para o mundo. Recentemente, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, o governo do Estado articulou uma parceria com a Universidade de Turim, na Itália. A cidade é considerada a capital italiana do café.
A parceria prevê o envio das amostras de café robusta cultivadas no Estado para laboratórios de última geração da instituição italiana. Depois, as amostragens passarão por análises avançadas. O objetivo dos estudos é identificar os principais constituintes dos grãos e relacioná-los tanto ao manejo adotado na lavoura quanto às notas sensoriais do café.
Durante a visita, o grupo de produtores participantes da missão conheceu projetos agrícolas de sucesso e as instalações da Câmara de Comércio de Turim, que funciona em um castelo do século XVII. Os agricultores também foram convidados a apresentar os seus cafés em um festival internacional de gastronomia em Turim, no próximo ano. O evento reunirá especialistas, produtores e consumidores de diversos países.
O diretor de articulação internacional da Câmara de Comércio de Turim, Giovanni Pischedda, destacou a importância da presença do Acre na feira gastronômica Terra Madre, organizada pelo movimento Slow Food, que defende uma alimentação agradável ao paladar e de remuneração adequada aos produtores. Ele também elogiou o café acreano. “A qualidade robusta, com suavidade e caráter forte, é bastante interessante. Trata-se de um café diferente dos que normalmente são consumimos aqui e isso pode atrair torrefações que buscam diversidade e novas experiências de sabor”, disse.
No encontro, foi firmada ainda uma parceria com o Laboratório de Química da Câmara de Comércio de Turim para onde o Acre também enviará amostras de café para análises técnicas que devem comprovar a qualidade do produto e reforçar a competitividade no exterior.
Segundo o secretário de Agricultura, José Luís Tchê, a iniciativa marca um novo momento para a cafeicultura acreana. “Estamos mostrando o café do Acre para o mundo. Essa é uma oportunidade histórica de valorizar o trabalho dos nossos produtores e abrir portas para novos mercados, com reconhecimento internacional”, afirmou.
As iniciativas foram fruto da agenda oficial da missão internacional para promoção dos cafés acreanos no mundo, organizada pelo governo do Acre e o Sebrae do Estado.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Javalis avançam sobre lavouras e nascentes em Bonito (MS)
2
Araguaia é a nova fronteira agrícola de Goiás
3
Metanol, e-metanol e etanol: entenda as diferenças essenciais
4
Metade do algodão brasileiro é produzida em apenas três áreas, aponta Embrapa
5
Sorgo vira o grão da vez com a demanda da China
6
Frutas que não são frutas? Conheça algumas

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agricultura
Brasil tem 2º maior índice de plantio de soja na história, diz AgRural
Paraná e Mato Grosso puxam avanço na safra 2025/26, mesmo com clima irregular

Agricultura
Besouro que ataca palmeiras avança pelo País
Praga africana — já identificada no RS, MG e SP — ameaça culturas de coco, palmito e dendê; governo paulista prepara ações de vigilância

Agricultura
Centro-Sul processa 45,97 milhões de toneladas de cana na 1ª quinzena de setembro
A produção açúcar no período foi 15,72% superior em comparação com igual período de 2024

Agricultura
Tropicalização do lúpulo no Brasil traz ganhos ambientais, sociais e econômicos
Estudo aponta avanços na produção nacional e indica caminho para reduzir dependência de importações
Agricultura
Sabia que existe vinho laranja?
Desde a Geórgia antiga até vinícolas brasileiras, o vinho laranja resgata práticas ancestrais e atrai curiosos
Agricultura
Governo pede mais prazo para regulamentar plantio de cannabis no Brasil
Plantio e cultivo da planta cannabis são proibidos no país, mas uma decisão judicial liberou mediante regulamentação; entenda o caso
Agricultura
Corteva confirma divisão das operações de sementes e defensivos
CEO global da companhia, Chuck Magro, avalia que há oportunidades divergentes para ambas as empresas
Agricultura
Colheita de milho safrinha é concluída no PR; trigo chega a 53%
Já o plantio da safra de verão de milho avança em praticamente todas as regiões produtoras, tendo atingido 77% da área prevista