Agricultura
Apesar dos desafios climáticos, sorgo avança e se consolida como alternativa ao milho
Escolha entre sorgo e milho deve considerar o custo por unidade de nutriente e não apenas o preço por tonelada, indica Scot consultoria
Redação Agro Estadão
13/01/2026 - 13:09

A área cultivada com sorgo segue em expansão no Brasil. Na safra 2025/26, a produção brasileira está estimada em 6,6 milhões de toneladas. Caso o volume se confirme, representará um aumento de 8,4% em relação ao ciclo anterior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Conforme o levantamento da Conab, esse crescimento é explicado, principalmente, pela expansão de 10% da área plantada, que deve ficar em 61,4 sacas por hectare. Em relação à produtividade, espera-se uma queda média de 1,5%.
De acordo com Marcelo Roschel, analista da Scot Consultoria, a redução no rendimento por hectare está ligada às secas registradas no início do ciclo, especialmente no Centro-Sul do país. Ainda assim, o avanço da área demonstra a confiança dos produtores no sorgo, sobretudo em regiões e períodos mais sujeitos ao risco climático.
O Centro-Oeste segue como a principal região produtora de sorgo, com estimativa de 2,8 milhões de toneladas na safra 2025/26. Na sequência aparece o Sudeste, com 2,1 milhões de toneladas; seguido pelo Nordeste, com 1,3 milhão de toneladas.
Roschel explica que o destino do sorgo é, majoritariamente, a alimentação animal. “O grão se destaca por sua boa adaptação à seca, menor custo de produção e flexibilidade de uso, características que têm ampliado sua adoção, principalmente como substituto parcial ou total do milho em dietas”, diz.
Competitividade nutricional
Do ponto de vista nutricional, o sorgo apresenta teores de proteína e energia bruta semelhantes aos do milho, sustentando sua competitividade nas formulações de ração. A análise da composição nutricional do grão, como os teores de proteína, energia, fibras e outros nutrientes, mostra que sua atratividade depende da relação entre preço e valor nutricional.
Segundo a Scot Consultoria, sob o critério proteico, o sorgo pode manter vantagem econômica mesmo quando negociado a preços superiores ao milho, especialmente no caso do sorgo de alto tanino. Já no critério energético, a competitividade aumenta quando o sorgo é comercializado com desconto em relação ao milho.
“Essa dinâmica reforça que a escolha entre sorgo e milho deve ir além do preço por tonelada, considerando o custo por unidade de nutriente, como proteína e energia, além das condições de produção e disponibilidade regional”, reforça Marcelo.
Por isso, confinadores têm optado pelo cultivo de sorgo. Dados da Expedição Confina Brasil 2025, realizada pela Scot Consultoria, mostram que, embora o milho ainda seja a cultura predominante nos confinamentos com produção agrícola, o sorgo já está presente em 27,6% das propriedades.
O cultivo foi identificado em 10 estados brasileiros, com maior concentração em Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Segundo o especialista, isso evidencia o avanço do grão e seu potencial de crescimento como insumo estratégico na pecuária brasileira.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
O que acontece com sua saúde se você usar este tempero na ceia de Natal
2
Epamig lança cultivar de café mais resistente a doenças e à seca
3
A semente nativa que imita sabor de cacau e café
4
O tesouro amarelo que supera frutas cítricas em vitamina C
5
Como plantar alecrim em vasos?
6
Qual abacaxi é mais doce? Veja 4 variedades mais cultivadas no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Farsul pede ampliação do calendário de plantio de grãos da safra 2025/2026
Pedido foi motivado por plantio tardio das lavouras de milho por razões climáticas e as chuvas de dezembro e janeiro, que atrasaram colheita
Agricultura
Moagem de cana cai 32,8% no Centro-Sul em dezembro, mostra Unica
Relatório aponta ainda que a produção de etanol subiu e a de açúcar recuou
Agricultura
Citricultores de SP têm até quinta para entregar relatório fitossanitário
Documento sobre cancro cítrico e greening é obrigatório para todas as propriedades, independentemente da idade das plantas
Agricultura
PR tem metade dos casos de ferrugem asiática em 2025/2026; confira orientações
Estado soma 88 dos 144 registros da doença no País; Embrapa aponta influência do clima úmido, da soja voluntária e da janela de plantio
Agricultura
Justiça encerra ação em MT sem analisar proibição do glifosato
Tribunal Regional do Trabalho concluiu que as entidades acionadas no processo não eram partes legítimas para responder pelo pedido
Agricultura
AgRural: puxada por MT, colheita de soja atinge 0,6% da área no País
Ritmo de colheita está mais lento que o esperado por causa do alongamento do ciclo das plantas em algumas regiões
Agricultura
Colheita da uva é aberta no RS com expectativa de repetir safra recorde
Evento em Bento Gonçalves marcou o início da vindima; clima favorece produção semelhante ou superior à de 2025
Agricultura
Saiba como cultivar a queridinha dos jardins
Para florir mais, a rosa-do-deserto precisa de 4 a 6 horas de sol e adubo rico em fósforo e potássio na primavera e verão