Agricultura
Apesar da La Niña, América do Sul deverá ter safra recorde de soja
Após perdas consecutivas, é esperado que o RS recupere a produtividade, o que deve contribuir para o recorde de 178,7 milhões de toneladas no Brasil
Redação Agro Estadão
15/10/2025 - 17:53

As perspectivas para a safra de soja 2025/26 na América do Sul seguem otimistas, especialmente no Brasil. Projeção da StoneX divulgada nesta quarta-feira, 15, aponta para uma produção em 178,7 milhões de toneladas, sustentada pelo crescimento da área plantada, que deve chegar a 48,3 milhões de hectares.
Esse avanço é impulsionado pela recuperação esperada da produtividade no Rio Grande do Sul. Nos últimos anos, o Estado sofreu com perdas consecutivas em decorrência de questões climáticas.
Inclusive, o clima segue no radar. “O retorno das chuvas é monitorado pelo mercado, mas o plantio está mais adiantado que no ano passado. De qualquer forma, eventuais atrasos iniciais nas operações de plantio não significam necessariamente menor produtividade para as lavouras de soja, com as projeções permanecendo firmes para os cultivos de segunda safra, como milho e algodão”, destaca o relatório assinado pela analista da StoneX Ana Lodi.
La Niña sendo monitorado
A confirmação do fenômeno La Ninã traz atenção ao desenvolvimento da safra no sul da América do Sul. Entretanto, a StoneX ressalta que o fenômeno deve ser mais curto e de fraca intensidade, sendo preciso acompanhar quais serão os volumes de chuva e possíveis resultados adversos sobre as lavouras.
Para a consultoria, a presença da La Niña não significa necessariamente que ocorrerão perdas de safra no Brasil, uma vez que a queda dos volumes de precipitação pode não ser tão intensa. Além disso, as temperaturas também são importantes, pois uma das consequências do fenômeno é um clima mais ameno, podendo reduzir o impacto negativo de menor umidade. “Cabe ressaltar que outras regiões brasileiras podem registrar chuvas mais abundantes”, pondera.
Nesse sentido, de disparidade climática, a safra do Rio Grande do Sul, que também começa mais tarde, deve ser seguida de perto, após anos seguidos de perdas devido a questões meteorológicas, assim como outras regiões localizadas mais ao sul do país. Na Argentina, no Uruguai e no Paraguai, a possibilidade de um clima mais seco também preocupa os produtores, considerando algumas previsões mais longas indicando menos chuvas.
Demanda
Além da estimativa recorde de produção, a consultoria indica ainda exportações brasileiras de soja históricas em 2025: projetadas em 107 milhões de toneladas.
Puxando essa demanda, está a China, que segue em impasse comercial com os Estados Unidos, fator que tem sido o ponto central de incerteza no mercado, “além de ser o principal motor de volatilidade e oportunidade no próximo trimestre para o setor de oleaginosas e grãos”, alerta a StoneX.
Enquanto os chineses não compraram nenhuma soja norte-americana da safra 2025/26, eles têm buscado se abastecer da soja dos países da América do Sul. “As perspectivas para a safra do hemisfério sul se mantêm positivas e, caso um novo recorde se confirme no Brasil, as chances são de manutenção de um balanço mundial de oferta e demanda sem maiores restrições”, sinaliza o documento. “A demanda, por outro lado, continua avançando, tendendo a apresentar crescimento mais previsível, não havendo atualmente nenhum país que puxe o consumo global aceleradamente como a China fez durante seus anos de crescimento acelerado”, acrescenta.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
A trepadeira com flor roxa que resiste ao calor
2
A semente nativa que imita sabor de cacau e café
3
Por que este fruto é chamado de chicletinho do Cerrado?
4
Conheça a abelha sem ferrão, mas decisiva para a polinização
5
A árvore amazônica que parece ter o tronco polido à mão
6
Amendoim que é cobertura verde alimenta animais e ornamenta jardim
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
EUA devem plantar menos milho e mais soja neste ano, projeta Bolsa de Londres
Preços globais do milho, aliados ao compromisso da China de comprar 25 milhões de toneladas de soja dos EUA por ano, tendem a pesar na decisão
Agricultura
RS muda abertura da colheita da oliva para abril e foca em feira de negócios
Evento organizado por Ibraoliva e Seapi busca ampliar a participação de produtores, bancos, fornecedores, indústrias e varejo da cadeia
Agricultura
Grupo Formoso obtém liminar em recuperação judicial de R$ 1,3 bi
Decisão suspende execuções de dívidas por 90 dias e proíbe bancos e fornecedores de rescindirem contratos
Agricultura
Unica: Centro-Sul processa 2,171 milhões de t de cana na 2ª quinzena de dezembro
Produção de açúcar caiu 14,9%, enquanto a fabricação de etanol no Centro-Sul subiu quase 15% no período
Agricultura
Safra de uva no RS deve superar 900 mil toneladas
Estado projeta crescimento de até 10% na colheita 2025/2026, impulsionado por clima favorável e sanidade dos vinhedos
Agricultura
Cultive seu adoçante natural em casa
Usada há séculos pelos guaranis, a estévia é opção natural para diabéticos e quem quer controlar o peso
Agricultura
CropLife Brasil orienta produtores sobre insumos piratas
Entidade estima prejuízo de R$ 10 bilhões por ano e alerta para riscos ambientais e à saúde
Agricultura
AgRural: colheita da safra brasileira de soja 2025/2026 atinge 2%
O ritmo é puxado pelo Mato Grosso, Estado favorecido pelas aberturas de sol entre as chuvas, que caem diariamente