PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Unica: setor sucroenergético está pronto para transição impulsionada pelo E30

Testes confirmaram viabilidade técnica do aumento da mistura de etanol na gasolina dos atuais 27% para 30%

Nome Colunistas

Broadcast Agro

19/03/2025 - 15:10

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O setor sucroenergético brasileiro está preparado para mais um salto em sua trajetória para impulsionar a transição energética. Essa foi a mensagem central do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi, durante o anúncio dos resultados dos testes que comprovam a viabilidade técnica do aumento da mistura de etanol na gasolina dos atuais 27% para 30% (E30).

O estudo, conduzido pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), foi apresentado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e teve a presença de representantes do setor automotivo, produtores de etanol, parlamentares e especialistas em tecnologia.

“O setor sucroenergético está pronto para essa transição e para seguir gerando benefícios ambientais, sociais e econômicos para o País”, afirmou Gussi, em nota distribuída pela Unica, destacando que o E30 representa um avanço significativo na consolidação do etanol como um combustível estratégico para o Brasil. Segundo ele, a medida reforça a segurança energética nacional, reduz a dependência de importações de gasolina e posiciona o país na vanguarda da transição energética global.

Os resultados do estudo mostram que o E30 não prejudica o desempenho dos veículos e motocicletas testados, além de reduzir em 1,7 milhão de toneladas as emissões anuais de gases de efeito estufa. A transição também deve aumentar a demanda por etanol em 1,5 bilhão de litros por ano, impulsionando a produção nacional de biocombustíveis.

“Estamos falando de um importante ativo brasileiro, cada vez mais reconhecido pelo mundo”, ressaltou Gussi, lembrando que o etanol traz benefícios para os consumidores, a economia e o meio ambiente.

O presidente da Unica também destacou o compromisso do governo e do Congresso Nacional em avançar no marco legal que reconhece o papel dos biocombustíveis na transição para uma economia de baixo carbono. Ele citou exemplos internacionais, como Japão, Índia e países do Sudeste Asiático, que já adotaram ou estão aumentando a mistura de etanol em sua gasolina. “O Brasil, novamente, lidera esse movimento”, afirmou, reforçando a posição do país como referência global em energias renováveis.

Com a confirmação da viabilidade técnica, o próximo passo será a análise da proposta pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Se aprovada, a medida deve proporcionar 25 mil empregos e atrair R$ 9 bilhões em investimentos para o setor, consolidando o E30 como mais um marco na trajetória do Brasil rumo à sustentabilidade e à independência energética.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Citrosuco anuncia primeira viagem com navio movido a biodiesel

Sustentabilidade

Citrosuco anuncia primeira viagem com navio movido a biodiesel

Navio MV Carlos Fischer, com capacidade para 32 mil toneladas de suco de laranja, partiu do porto de Santos (SP) rumo aos Estados Unidos

Primeiro animal silvestre vítima de incêndio reforça alerta em SP

Sustentabilidade

Primeiro animal silvestre vítima de incêndio reforça alerta em SP

Anta com queimaduras graves estava em canavial; governo lança curso online sobre resgate de animais vítimas do fogo

Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja

Sustentabilidade

Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja

Pedido de suspensão partiu da Abiove; Aprosoja-MT espera que o Cade mantenha a decisão

ANP libera Copersucar a participar do Renovabio com etanol importado

Sustentabilidade

ANP libera Copersucar a participar do Renovabio com etanol importado

Decisão inédita no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis autoriza empresa a trazer etanol anidro dos EUA

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Por que prefeituras querem exterminar essa planta de suas cidades?

Classificada entre as 100 piores espécies invasoras do mundo, a leucena forma densos aglomerados que comprometem áreas de preservação

Sustentabilidade

Esta solução natural está transformando o combate às pragas na agricultura

Óleos essenciais se tornam aliados da agricultura sustentável, combatendo pragas e doenças com eficácia comprovada por pesquisas

Sustentabilidade

O que é vazio sanitário na lavoura?

O vazio sanitário serve como uma “quarentena” fitossanitária, que reduz a incidência de infecções e melhora a produtividade nas safras subsequentes

Sustentabilidade

Suspensão da Moratória da Soja: especialistas apontam o que muda no mercado

Critérios individuais de compra podem gerar burocracia, mais custos, risco de retaliação e perda de competitividade frente EUA e Argentina, prevê analista

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.