Sustentabilidade
Associação quer colocar biodiesel brasileiro na vitrine mundial da transição energética
Presença em conferência nos EUA marca início de estratégia para ampliar mercados e consolidar o Brasil no segmento de energias limpas
Redação Agro Estadão
20/01/2026 - 09:08

O biodiesel produzido no Brasil entra em 2026 com uma agenda internacional ambiciosa. A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) dá início a uma estratégia voltada à expansão de mercados e ao fortalecimento da imagem do combustível renovável nacional no exterior, tendo como primeiro passo a participação na Clean Fuels Conference, que começou nesta segunda-feira, 19, e vai até quinta, 22, em Orlando, nos Estados Unidos.
O presidente da entidade, Jerônimo Goergen, é um dos representantes brasileiros no evento, que reúne lideranças da indústria, produtores de matérias-primas, fabricantes de motores, formuladores de políticas públicas e grandes consumidores de energia. A participação sinaliza a intenção da Aprobio de inserir o biodiesel de forma mais competitiva nas discussões internacionais sobre descarbonização e segurança energética.
Segundo Goergen, a iniciativa reflete a maturidade alcançada pelo setor no Brasil. “Definimos a atuação internacional como uma prioridade estratégica em 2026. O Brasil possui um produto competitivo, capaz de atender tanto o mercado interno quanto o externo, e o biodiesel já é uma marca do País no universo dos combustíveis renováveis. Ao longo do ano, vamos desenvolver uma série de ações focadas na abertura de mercados e no posicionamento do biodiesel brasileiro no cenário global”, afirmou, em nota.
Além da presença institucional da Aprobio, o Brasil marca posição no evento por meio da Be8, empresa global de energias renováveis e associada da entidade.
Modelo brasileiro em evidência
A Clean Fuels Conference é vista pela Aprobio como uma plataforma para apresentar o modelo brasileiro de produção de biodiesel, sustentado por pilares como sustentabilidade ambiental, rastreabilidade, inovação tecnológica e forte integração com o agronegócio. Com uma das maiores capacidades produtivas do mundo, o Brasil reúne condições que o colocam entre os principais protagonistas da transição energética global.
A diversidade de matérias-primas, aliada a um marco regulatório consolidado e à experiência industrial acumulada, torna o biodiesel nacional atrativo em um cenário internacional cada vez mais atento à redução de emissões. “O mundo está em busca de soluções energéticas limpas, seguras e economicamente viáveis. O biodiesel brasileiro reúne todos esses atributos. Queremos mostrar que o Brasil não é apenas um grande produtor, mas também um parceiro estratégico para países que desejam avançar na descarbonização de suas matrizes energéticas”, destacou Goergen, na mesma nota.
Crescimento do setor e debates globais
O evento ocorre em um momento de intensos debates sobre o futuro dos combustíveis renováveis. Artigos técnicos e análises apresentados durante a conferência apontam que, apesar de incertezas regulatórias em alguns mercados, como o norte-americano, o setor de biodiesel, diesel renovável e combustível sustentável de aviação (SAF) mantém perspectivas positivas, apoiadas por avanços tecnológicos, padrões de qualidade rigorosos e investimentos bilionários em capacidade produtiva.
Temas como a ampliação do uso do biodiesel em setores estratégicos — transporte marítimo, agricultura e frotas pesadas — e o fortalecimento de cadeias de suprimento sustentáveis estão no centro das discussões. A conferência também destaca a importância da previsibilidade regulatória para destravar novos investimentos e acelerar a adoção de combustíveis limpos em escala global.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Agro em 2026: crédito verde e regras ambientais mais rígidas
2
Moratória da Soja: AGU pede mais prazo ao STF para manter suspensão de lei de MT
3
Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?
4
Moratória da Soja: produtores comemoram a saída de grandes empresas do acordo
5
BNDES lança edital para destravar certificação de carbono no Brasil
6
Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
'Na Mesa da COP 30' lança playbook para inspirar eventos globais sustentáveis
Iniciativa brasileira reúne diretrizes e aprendizados sobre agroecologia e agricultura familiar em grandes conferências
Sustentabilidade
Biodiesel: Brasil tem maior produção da história em 2025 e projeta novo salto
Levantamento da StoneX aponta que avanço das misturas obrigatórias e expansão industrial sustentaram o recorde
Sustentabilidade
Por que esta 'coroa' vermelha do sertão está sob grave ameaça?
O cacto cabeça-de-frade pode demorar até dez anos para desenvolver sua característica "coroa" vermelha, essencial para sua reprodução
Sustentabilidade
Elas chegam quando o calor aperta — e não é por acaso
Protegidas pela Lei nº 9.605/98, as andorinhas migram para o Brasil fugindo do frio e atuam no controle natural de mosquitos e pragas
Sustentabilidade
Microsoft fecha megacontrato de carbono com Indigo: veja impacto no Brasil
Acordo firmado nos EUA reforça mercado de créditos de carbono e impulsiona um programa já aplicado na produção agrícola brasileira
Sustentabilidade
Mercosul fornecerá dados de desmatamento no acordo com a União Europeia
Produtos da bioeconomia também terão vantagens adicionais no mercado europeu, afirma Ministério do Meio Ambiente
Sustentabilidade
Exportações brasileiras de etanol têm o menor desempenho desde 2017
Por outro lado, as importações do combustível foram as maiores registradas desde 2021
Sustentabilidade
ANP autoriza início de operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil
CB Bioenergia terá capacidade de processar 100 toneladas do cereal por dia e gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano