Erosão: entenda como combater essa ameaça ao solo e à produção agrícola | Agro Estadão Erosão: entenda como combater essa ameaça ao solo e à produção agrícola | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

Erosão: entenda como combater essa ameaça ao solo e à produção agrícola

Apesar de ser um processo natural de degradação das terras, a erosão oferece diversos problemas para a agricultura e o meio ambiente

Nome Colunistas

29/09/2020 - 11:00

shutterstock_1680421456
shutterstock_1680421456

A erosão dos solos tem sido uma constante ameaça para a produtividade das lavouras em diversas regiões do país. Durante um dos encontros da Campanha Nacional de Combate à Erosão, o diretor mundial de água e solo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Eduardo Mansur, admitiu que cerca de 80% da terra agricultável mundial vêm sofrendo com o fenômeno físico-químico e biológico.

De acordo com Mansur, a erosão acabou se tornando a principal ameaça ao solo saudável em nosso planeta e é extremamente importante buscar novas soluções que contemplem os melhores métodos de manejo da terra para minimizá-la.

Como ocorre a erosão e quais são seus impactos?

A erosão ocorre por uma série de processos superficiais, que envolve o desgaste e o transporte do solo e de rochas. A maioria dos agentes erosivos, como a água, são provenientes de ação natural e atuam na sedimentação da terra e do subsolo, degradando a área afetada.

No ambiente agrícola, a erosão hidráulica é o processo que mais impacta na saúde das terras de plantio. Essa etapa ocorre durante o impacto das gotas de chuva em solos que, em sua maioria, não possuem qualquer tipo de cobertura. Isso acaba danificando as plantações e gerando inundações que retiram nutrientes importantes da terra, como o fósforo e o potássio. De acordo com dados do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o estado perde cerca de US$ 242 milhões por ano em nutrientes levados pela erosão.

Além disso, esse processo pode ser muito maléfico à natureza. Com a água da chuva carregando altos índices de potássio e fósforo para os rios, estimula-se o crescimento e desenvolvimento de algas e outras plantas aquáticas. Esses vegetais, muitas vezes, podem acabar consumindo o oxigênio necessário para a vida dos peixes e danificando a qualidade de vida de outros animais de água-doce.

PUBLICIDADE

Quais são os melhores métodos para combater a erosão?

A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.

Ausência ou diminuição do revolvimento da terra

Em países com o clima subtropical, como é o caso do Brasil, mexer excessivamente na terra só prejudica a saúde dela. Esse procedimento só deve ser aplicado em regiões frias, cujo solo precisa ser revirado para obter a quantidade de calor necessária.

Aumento da cobertura do solo

Ao acrescentar cobertura nas plantações, tal qual a palhada, o agrônomo garante que as gotas de chuva não farão estragos no terreno e também impede que os nutrientes sejam arrastados junto à água.

Rotação de culturas

A alternância planejada de espécies faz com que, ao longo prazo, observe-se uma melhora nos índices físico-químicos e biológicos de um terreno. Além disso, essa prática diminui a incidência de pragas e doenças no plantio.

Segundo o Embrapa Soja, o método SPD pode diminuir a incidência de erosão no solo em até 95% quando aplicado de maneira correta.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Agro e Boas Práticas Agronomas.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.