Summit Agro
Conheça os 9 principais tipos de laranja produzidos no Brasil
Saiba quais são os tipos de laranja mais comuns entre os produzidos no País e algumas das características mais importantes de cada um
05/05/2021 - 11:00
A laranja tem lugar garantido na dieta do brasileiro. A fruta está entre as mais consumidas e faz parte do cotidiano da população, em sucos, saladas e até mesmo in natura.
O Brasil é o maior produtor e exportador de laranja do mundo, respondendo por três em cada quatro frutas que circulam pelo planeta, por isso ela é fundamental para nossa balança comercial.
Existem diferentes tipos do fruto para todos os gostos e finalidades: são mais de mil espécies catalogadas. Destacamos as principais entre as cultivares produzidas por aqui.
1. Laranja-pera
A laranja-pera se destaca por ser a queridinha dos brasileiros no consumo cotidiano. Ela é ideal para sucos e para consumo in natura e é pequena, ligeiramente alongada e tem poucas sementes, por isso vai bem na salada de frutas ou como acompanhamento da tradicional feijoada.
2. Laranja-baía
A laranja-baía é a famosa laranja com umbigo. Ela apresenta uma saliência na casca, que a torna facilmente identificável, mas ela é conhecida ainda por outro atributo: esse cultivar não tem sementes, o que a torna interessante no uso culinário.
3. Laranja-lima
A laranja-lima é a opção menos ácida entre as variedades dessa fruta cítrica. Por seu sabor doce e suave, esse tipo está entre os preferidos das crianças e costuma ser usado na introdução alimentar de bebês.
4. Laranja-da-terra
Semelhante a uma pequena poncã, a laranja-da-terra é conhecida por ser ácida e suculenta. Além do uso culinário, que passa por geleias, compotas e sucos, a fruta também pode ter uso medicinal. Entre os atributos terapêuticos, está seu caráter expectorante.
5. Laranja Hamlin
Tal como a Westin, esse tipo de laranja faz parte do grupo de frutos precoces. Por essa razão, mesmo que não seja tão suculenta, tem um ciclo mais rápido e é bastante procurada pela indústria de sucos concentrados para suprir o mercado na entressafra de outros cultivares.
6. Laranja-natal
A laranja-natal está entre os cultivares mais consumidos no País. A fruta oferece um suco doce, abundante e de um amarelo vivo. A depender de alguns fatores, a cor da polpa pode ser mais forte e se aproximar de tonalidades vermelhas, bem ao estilo natalino.
7. Laranja-seleta
A laranja-seleta é conhecida por seu sabor levemente ácido e pelo alto teor de suco, sendo muito usada tanto para o consumo in natura quanto para a produção de sucos frescos. Esse cultivar também é bastante utilizado na indústria, especialmente na fabricação de bebidas e doces.
8. Laranja rubi
A laranja rubi chama a atenção pela coloração avermelhada de sua polpa, característica que a diferencia de outras variedades. Ela apresenta um sabor doce e uma textura agradável, sendo popular no preparo de sucos e como opção saudável para o consumo diário.
9. Laranja Valência
A laranja Valência é uma das variedades mais versáteis e amplamente cultivadas no Brasil. Ela se destaca pela casca fina e pela grande quantidade de suco, com um equilíbrio perfeito entre doçura e acidez. Por essas características, é uma das preferidas tanto para sucos quanto para o consumo in natura.
Fonte: IAC SP, Pegorari, CPT, Sitio da Mata.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar o mastruz?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Summit Agro
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Summit Agro
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Summit Agro
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
Summit Agro
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos