PUBLICIDADE

Summit Agro

Como ocorre a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar?

Como ocorre a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar?

2 minutos de leitura 08/06/2021 - 11:00

Nome Colunistas

851
851

O etanol ou álcool etílico pode ser produzido a partir de matérias-primas, como milho, beterraba ou cana-de-açúcar. No Brasil, o modelo mais utilizado é o da cana. Essa opção tem algumas vantagens, pois é mais produtiva do que o combustível extraído do milho e causa um impacto menor ao meio ambiente. Se um hectare de milho rende 3 mil litros de etanol, a mesma área equivale a 7,5 mil litros no caso da cana. 

Além disso, diferentemente da gasolina, que é produzida a partir de matéria de origem fóssil, o etanol é um biocombustível, sendo uma matriz renovável e que causa menos impacto ao meio ambiente. 

Passo a passo da produção do etanol 

Para se transformar em combustível, a cana passa por uma série de processos, virando melaço e um tipo de vinho antes de ser comercializada. Entenda como ocorre a produção.

Plantio

Atualmente, existem mais de 500 variedades de cana no país. Assim, o primeiro passo é selecionar a melhor opção, conforme o clima e a região, buscando resistência e produtividade. É importante definir o modelo do canavial e preparar o solo para o plantio. 

Primeiramente, o solo é sulcado, em seguida, as mudas são colocadas junto do fertilizante e, por fim, da terra. A etapa do plantio pode ser feita com a ajuda de máquinas, o que otimiza o processo. Para colher, é preciso esperar entre 12 e 15 meses.

PUBLICIDADE

Colheita 

O canavial pronto para o corte chega a ter entre dois e três metros de altura e, para otimizar a colheita, máquinas podem trabalhar ininterruptamente para alimentar a produção. Cada área de plantio suporta de cinco a seis ciclos de colheita. Já cortada, a cana é colocada em caminhões e transportada até a usina.

Na fábrica 

A cana chega à usina de caminhão e é descarregada em esteiras rolantes. Internamente, a primeira etapa de produção é a lavagem com água ou a seco para a retirada da palha e da terra. Depois, ela é moída e esmagada por rolos trituradores. 

Após esse processo, 70% da cana viram caldo. Os 30% restantes, chamados de bagaço, podem ser queimados para gerar energia. Para fazer o biocombustível, o caldo é purificado, filtrado e centrifugado até virar melaço. Ainda faltam dois passos: a fermentação e a destilação.

A etapa da fermentação é a mais demorada, durando de 8 a 12 horas. Nessa fase, o melaço é pré-evaporado e misturado com água até formar uma substância conhecida como mosto, que em seguida é misturada ao fermento até que surja o vinho fermentado.

Esse vinho tem 10% de etanol em sua composição, que é separado. Na destilação, o combustível é separado da água e, por fim, está pronto para ser comercializado. Vale lembrar que no Brasil há dois tipos de etanol: o hidratado, que tem água e 96% de graduação alcoólica, e o anidro, que é misturado com a gasolina e tem cerca de 99% de álcool. 

Fonte: Siamig, Coper Sucar, Nova Cana, Udop.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.