PUBLICIDADE

Summit Agro

Como é a produção de cana-de-açúcar no Brasil?

A produção de cana-de-açúcar compõe um dos mais importantes setores da economia nacional, com São Paulo e os estados do Nordeste entre os maiores produtores do País

2 minutos de leitura 09/04/2020 - 21:59

Por:

239
239

Há mais de 500 anos, a produção de cana-de-açúcar é uma das atividades que mais movimentam a economia do Brasil, levando o País a se tornar o maior produtor da planta no mundo — seja para exportação, seja para produção de álcool ou açúcar, ela é essencial para o agronegócio nacional. Segundo o Instituto de Tecnologia Canavieira (ITC), o setor representa, sozinho, 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Séculos após a instalação dos primeiros engenhos, o modo, os locais de plantio da cana-de-açúcar e as tecnologias avançaram, permitindo um impulso nos números das colheitas. Segunda a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) até 15 de dezembro do ano passado, o Centro-Sul tinha processado 577,37 milhões de toneladas de cana referentes à safra 2018/2019.

Onde a cana-de-açúcar é produzida no Brasil?

A produção de cana-de-açúcar acontece de forma regionalizada: de setembro a março, nas regiões norte e nordeste, e de abril a novembro, na região centro-sul. Dessa forma, os processos de plantio e colheita são praticamente contínuos no Brasil.

São Paulo representa cerca de 50% de toda a produção de açúcar e etanol do País. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 11,3% do total produzido, seguido por Goiás, com 11,1%. O estado paulista tem área plantada de 5,6 milhões de hectares, de acordo com dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As usinas de cana-de-açúcar têm grande concentração na chamada Zona da Mata, no nordeste, abrangendo em maior quantidade os estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e Alagoas; na região sudeste, o destaque é para São Paulo. Geralmente, as áreas de cultivo ficam próximas às usinas, em um raio de 25 quilômetros, facilitando questões de custos e transporte.

PUBLICIDADE

Outros estados brasileiros também se dedicam à produção de cana, entre eles Paraná, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Piauí, Pará, Maranhão e Tocantins.

O que pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar?

Em açúcar, etanol, levedura, energia, a cana está em diversos produtos do cotidiano. Desde 2003, com o advento dos carros flex, o álcool combustível passou a desempenhar um papel importante tanto na vida dos produtores como na rotina dos demais cidadãos. As melhores destilarias conseguem produzir cerca de 85 litros de etanol anidro por tonelada da planta, e as usinas entregam aproximadamente 71 quilos de açúcar e 42 litros de etanol para cada tonelada processada.

São Paulo tem 172 usinas instaladas, sendo o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar. Na safra 2017/2018, foram gerados 13 bilhões de litros nas usinas paulistas, o que corresponde a 47,14% da produção em todo o País. O estado também se destaca na produção de açúcar; em 2016, foram processados 24,3 milhões de toneladas nas usinas paulistas, correspondente a 14% do total fabricado no mundo.

Fonte: Ceisebr, Jornal da cana

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.