Chuva ácida: o que é, principais causas e como evitar | Agro Estadão Chuva ácida: o que é, principais causas e como evitar | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Summit Agro

Chuva ácida: o que é, principais causas e como evitar

Os efeitos da chuva ácida podem prejudicar plantações, construções e até a saúde do ser humano

Nome Colunistas

Summit Agro

23/02/2022 - 15:00

60 Chuva abre
60 Chuva abre

Resultado da ação humana no planeta, a chuva ácida é um fenômeno causado por óxidos ácidos lançados na atmosfera. Capazes de se fundir com as águas das chuvas, esses ácidos podem causar diversos prejuízos para o solo, a arquitetura e até mesmo a saúde dos seres humanos. 

Confira, a seguir, o que é a chuva ácida, como ela se forma, suas principais causas e como diminuir seus efeitos.

O que é chuva ácida e como ela se forma?

A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição na atmosfera, sua acidez é medida pela escala de Potencial de Hidrogênio (pH), que pode variar de 0 a 14. Para ser considerada prejudicial, uma amostra de chuva precisa ter o pH abaixo de 5,5. 

O evento se forma quando os óxidos ácidos lançados na atmosfera reagem com a água das chuvas. Os elementos que mais provocam esse evento são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2), que, ao entrarem em contato com gotículas de água, formam dois vilões: o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). 

Prejudicial ao meio ambiente, a chuva ácida provoca danos ao solo, às plantas, às construções e pode até descontrolar ecossistemas. Já nos seres humanos, ela causa, principalmente, doenças respiratórias, como asma e bronquite.

PUBLICIDADE

Além disso, a chuva ácida pode afetar a qualidade da água, tornando-a imprópria para consumo e prejudicando a biodiversidade aquática, como em lagos e rios onde a acidez pode levar à morte de peixes e outras espécies.

Estudos também indicam que a chuva ácida pode reduzir a taxa de fotossíntese nas plantas, afetando a produção de alimentos.

As principais causas da chuva ácida

A chuva ácida é um evento provocado principalmente pela ação humana na terra. Seus principais causadores são a fumaça com fuligem liberada pelas indústrias e pelos resíduos que os motores de automóveis deixam nas cidades. 

Esses eventos liberam componentes como enxofre (SO2 e SO3), chumbo (Pb), zinco (Zn) e cádmio (Cd) na atmosfera, que agem junto à água e provocam a chuva ácida. 

Algumas causas naturais, como erupções de vulcões, também podem ser capazes de contribuir para a formação desse evento. Contudo, os efeitos desses fenômenos não chegam nem perto das ações do ser humano, que tem uma escala muito maior.

PUBLICIDADE

Os processos biológicos, como a decomposição de matéria orgânica em solos e pântanos, também podem contribuir para a liberação de compostos que causam a chuva ácida.

Além disso, a chuva ácida tende a ser mais prevalente em áreas urbanas e industriais, onde a concentração de poluentes é maior.

Países industrializados, como os Estados Unidos e nações da Europa, frequentemente enfrentam problemas significativos relacionados à chuva ácida devido à alta emissão de poluentes.

Como diminuir a chuva ácida?

Os efeitos da chuva ácida a longo tempo começaram a preocupar diversas esferas da sociedade, que começaram a discutir formas para diminuir seus impactos e impedir que ela aconteça. 

Entre as soluções apresentadas mais populares estão a instalação de filtros em carros e chaminés, investimentos em fontes de energia alternativas, promoção da carona solidária, aumento na pesquisa em eficiência energética e o investimento em tecnologias de captura de emissões.

PUBLICIDADE

Além disso, a conscientização da população sobre a importância da redução do consumo de energia e a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia são fundamentais para mitigar a poluição atmosférica e, consequentemente, a ocorrência de chuvas ácidas.

A implementação de políticas ambientais rigorosas e a promoção de tecnologias limpas também são essenciais para combater a chuva ácida.

A educação ambiental nas escolas e comunidades pode ajudar a sensibilizar as pessoas sobre a importância de reduzir a emissão de poluentes e a proteger o meio ambiente.

Fonte: Toda matéria, Brasil Escola, Iberdrola, Ecycle, Manual da química, Stoodi.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.