CCIR: como funciona o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural? | Agro Estadão CCIR: como funciona o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural? | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Summit Agro

CCIR: como funciona o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural?

Entenda para que serve e como emitir o CCIR

Nome Colunistas

10/03/2022 - 11:00

1169
1169

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é um documento expedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que é fundamental para uma série de atividades que o proprietário queira realizar com o imóvel. Veja para que serve o documento, quais são as regras para sua utilização e como emiti-lo.

O certificado é fundamental para qualquer transação imobiliária rural. (Fonte: Pexels/Reprodução)

O que é o CCIR?

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é um documento com finalidade estritamente cadastral.

Ele não tem o poder de legitimar o direito de domínio ou de posse. Nele constam dados como informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural.

Para que serve o CCIR?

Segundo a Lei nº 4.947/1966, o documento serve para comprovar o cadastramento do imóvel junto ao Incra. Sem ele não é possível transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar ou partilhar (divórcio ou herança) o imóvel. Além disso, o CCIR deve ser apresentado em caso de pedidos de empréstimo e financiamentos ou concessão de crédito agrícola.

Quem deve emitir o CCIR?

Qualquer titular de propriedade rural precisa fazer o Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), requerido pela Receita Federal. Com ele, o proprietário pode pagar e fazer a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) — vale lembrar que vários imóveis podem ficar isentos deste imposto.

PUBLICIDADE

Tendo as situações do CAFIR e do ITR, o proprietário pode emitir o CCIR. Ele é importante, pois é necessário para qualquer transação de propriedade do imóvel e também para conseguir créditos.

O certificado comprova a regularidade cadastral do imóvel rural. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Como emitir o certificado?

O CCIR pode ser emitido pelo site do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Ao acessar o site o titular precisa informar o código do imóvel rural (13 dígitos), a UF sede do imóvel e o município em que o imóvel está localizado. Além disso, é preciso informar se é uma pessoa física ou jurídica e inserir o CPF do titular declarante.

Caso algum problema ocorra e o certificado não seja emitido é preciso procurar alguma unidade do Incra. Se o proprietário não souber o código do imóvel rural, pode entrar em contato com a Rede Incra de Atendimento.

Atualmente, o CCIR pode ser emitido também por aplicativos para smartphones disponíveis para Android ou iOS.

Quem não tem acesso a meios digitais pode conseguir o CCIR nas unidades da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para isso basta apresentar o CPF e o CCIR do ano anterior.

PUBLICIDADE

Após a emissão do certificado é preciso validá-lo. Isto é feito depois do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) que é gerada após a emissão do documento. Com o pagamento da taxa de serviço cadastral, o imóvel rural fica com a regularidade cadastral atualizada.

Validade

O CCIR é válido por um ano, contado a partir da data do pagamento da guia de validação. O site do Incra também informa quando deve ser feita a nova emissão.

Em 2021, quase 6 milhões de pessoas fizeram a declaração do ITR. Vale a pena ficar atento, também, com a emissão do CCIR que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.

Fonte: Incra, Governo Municipal de Itaporanga D’Ajuda, Sistema Nacional de Cadastro Rural, CEFIS, gov.br. 

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.