Summit Agro
Aprenda a como fazer enxerto nas plantas frutíferas
Prática de enxerto de plantas é utilizada há mais de dois mil anos e proporciona a melhoria do desenvolvimento de árvores frutíferas
3 minutos de leitura 15/12/2021 - 15:00
Por:
A técnica de realizar enxerto em plantas é conhecida pelos agricultores há pelo menos 2,3 mil anos, e ainda é uma ótima maneira de obter pomares com maior resistência a pragas e doenças, além de frutas mais saborosas e com maior qualidade.
O enxerto de plantas possibilita o cultivo de espécies em regiões com fatores climáticos e condições de solo inapropriado para o desenvolvimento de certas frutas. Além disso, a técnica proporciona um rápido desenvolvimento, especialmente para recuperação de plantios atingidos por pragas ou doenças.
O que é enxerto?
A enxertia proporciona o desenvolvimento de uma nova planta a partir da união do tecido vegetal de diferentes espécies. A técnica é considerada uma reprodução assexuada da planta e também é conhecida como propagação clonal ou vegetativa.
A planta enxertada, ou cavaleiro, é responsável por produzir os frutos da variedade desejada, enquanto o porta-enxerto (cavalo) é composto do sistema radicular e parte do caule e responde pelas funções básicas, como o fornecimento de água e nutrientes, e garante a adaptação da planta às condições do solo, do clima, e de doenças e pragas.
A maioria das árvores frutíferas hoje são produzidas a partir de enxertos. Além de conferir características específicas à planta resultante, é um meio rápido e confiável de reproduzir plantas que não crescem com o mesmo tipo a partir da semente.
Como fazer enxerto?
Em geral, o enxerto é realizado a partir de uma ferida criada em uma das plantas para que a outra seja inserida e os tecidos de ambas possam crescer juntos. A ferida precisa ser protegida até que cicatrize para evitar que pragas e doenças entrem no enxerto.
O sucesso da técnica depende da compatibilidade entre as espécies envolvidas. Estudos indicam que enxertos em diferentes gêneros da mesma família raramente são compatíveis, mas enxertos de diferentes espécies dentro do mesmo gênero podem sobreviver.
Métodos de enxerto de plantas
Os métodos de enxertia são classificados de acordo com o tamanho, posição do caule e tipo de corte. De forma geral, existem três técnicas principais para fazer enxerto. Cada uma é mais adequada a uma espécie de planta.
Garfagem
Essa técnica consiste em utilizar duas plantas com o mesmo diâmetro de caule para que o enxerto seja encaixado no porta-enxerto perfeitamente, a partir de um corte preciso em V (conhecido como garfo). Após o encaixe de um caule no meio do V, uma corda deve ser amarrada para garantir a união dos tecidos vegetais. É recomendável cortar todos os galhos do porta-enxerto, deixando apenas três para o enxerto respirar.
Borbulha
A prática consiste em destacar uma gema vegetativa (borbulha) da matriz que se quer propagar, e introduzir em uma muda de variedade rústica da mesma espécie ou de espécie aproximada. Os cortes podem ser feitos em formato de T normal, T invertido, em janela aberta (duas incisões transversais e duas longitudinais), em janela fechada (duas incisões transversais e uma vertical no centro), anelar (com uma ou duas incisões circulares) ou chapinha.
Encostia
Caso as duas técnicas anteriores não tenham tido sucesso, o produtor pode optar pela encostia. O método consiste em fazer uma incisão nas duas plantas e encostá-las com o reforço de uma fita para que haja troca de seiva e, posteriormente, união dos tecidos. Quando o enxerto vingar, o cavalo pode ser cortado aos poucos.
Fonte: Sítio Pema, Pensamento Verde, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos