Summit Agro
4 fontes de energia mais limpas do que a energia nuclear
Saiba mais sobre a energia nuclear e por que outras fontes podem ser melhores opções para o campo
3 minutos de leitura 30/04/2022 - 11:00
A energia nuclear funciona por meio da propriedade que alguns elementos químicos apresentam de transformar massa em energia. Pelas reações nos núcleos das substâncias, que podem acontecer espontânea ou forçadamente, o processo gera energia que pode ser convertida em eletricidade.
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear: fissão e fusão. Na fissão, o núcleo do átomo é dividido em duas ou mais partículas; na fusão, dois ou mais núcleos se unem para formar um novo elemento. A técnica mais utilizada nas usinas nucleares é a fissão de átomos de urânio.
De acordo com a Associação Nuclear Mundial (WNA), 14% da eletricidade mundial é produzida por energia nuclear. Entre os países que mais utilizam a tecnologia, estão Estados Unidos, França, Japão, Rússia e Coreia do Sul.
Apesar de todo o temor gerado por acidentes em usinas nucleares, esse tipo de energia é considerado limpo porque não gera impactos ambientais além da área onde as usinas são implantadas e não emite gases causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2).
Um dos resultados negativos das usinas nucleares é a devolução da água utilizada no processo de vaporização e movimentação das turbinas para rios e lagos em temperaturas muito altas, o que pode causar poluição térmica. Além disso, a gestão dos resíduos precisa ser extremamente bem-feita para evitar riscos de contaminação.
Veja a seguir algumas formas de geração de energia que podem ser implementadas no campo, são mais sustentáveis e oferecem menor risco do que a nuclear.
Solar
A energia solar pode ser aproveitada por meio de painéis com células fotovoltaicas que geram energia elétrica. Esse tipo de energia é uma das que menos causam impactos ambientais, não gera poluição e tem manutenção barata.
Entre seus pontos negativos, está o processo de fabricação das placas, que exige extração e processamento de silício, o que pode produzir poluição. Além disso, o custo ainda é alto e o rendimento não é dos melhores, uma vez que varia de acordo com o clima.
Eólica
A energia eólica é uma opção sustentável gerada pela movimentação de turbinas pelo vento. É um método bastante efetivo e barato de produzir energia, porém o rendimento depende da região onde as turbinas são instaladas. O custo de geração é baixíssimo, assim como o impacto ambiental.
Entre as desvantagens, está o fato de que usinas eólicas instaladas em rotas de pássaros podem pôr as aves em perigo, além de gerar interferências em sinais de rádio e televisão.
Biomassa
A biomassa é composta de resíduos agrícolas, estrume de animais e outros subprodutos da pecuária e de indústrias afins. Pode gerar energia elétrica por meio de processos de pirólise, gaseificação, combustão e cocombustão.
A desvantagem está no fato de os processos poderem liberar gases poluentes como o CO2. Porém, no cultivo desses materiais, os gases são reabsorvidos, diminuindo e até zerando os impactos ambientais.
Biogás
O biogás é uma forma de combustível limpo, pois utiliza os gases emitidos pela decomposição de matérias orgânicas, como resíduos de lixo e restos de animais, para gerar energia elétrica.
Apesar de produzirem uma energia renovável e de boa aplicação em pequenos centros habitáveis, já que utilizam o lixo para gerar energia, as usinas de biogás liberam altas emissões de metano e de CO2. Isso faz que essa não seja uma das melhores opções quando se trata de sustentabilidade.
Fonte: Eletronuclear, Fiocruz, Mundo Educação, Sansuy, Brasil Escola, Bluesol.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
4
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos