AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

4 fontes de energia mais limpas do que a energia nuclear

Saiba mais sobre a energia nuclear e por que outras fontes podem ser melhores opções para o campo

3 minutos de leitura

30/04/2022

A energia nuclear funciona por meio da propriedade que alguns elementos químicos apresentam de transformar massa em energia. Pelas reações nos núcleos das substâncias, que podem acontecer espontânea ou forçadamente, o processo gera energia que pode ser convertida em eletricidade.

Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear: fissão e fusão. Na fissão, o núcleo do átomo é dividido em duas ou mais partículas; na fusão, dois ou mais núcleos se unem para formar um novo elemento. A técnica mais utilizada nas usinas nucleares é a fissão de átomos de urânio.

De acordo com a Associação Nuclear Mundial (WNA), 14% da eletricidade mundial é produzida por energia nuclear. Entre os países que mais utilizam a tecnologia, estão Estados Unidos, França, Japão, Rússia e Coreia do Sul.

Apesar de todo o temor gerado por acidentes em usinas nucleares, esse tipo de energia é considerado limpo porque não gera impactos ambientais além da área onde as usinas são implantadas e não emite gases causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2).

Um dos resultados negativos das usinas nucleares é a devolução da água utilizada no processo de vaporização e movimentação das turbinas para rios e lagos em temperaturas muito altas, o que pode causar poluição térmica. Além disso, a gestão dos resíduos precisa ser extremamente bem-feita para evitar riscos de contaminação.

Veja a seguir algumas formas de geração de energia que podem ser implementadas no campo, são mais sustentáveis e oferecem menor risco do que a nuclear.

Solar

A energia solar pode ser aproveitada por meio de painéis com células fotovoltaicas que geram energia elétrica. Esse tipo de energia é uma das que menos causam impactos ambientais, não gera poluição e tem manutenção barata.

Entre seus pontos negativos, está o processo de fabricação das placas, que exige extração e processamento de silício, o que pode produzir poluição. Além disso, o custo ainda é alto e o rendimento não é dos melhores, uma vez que varia de acordo com o clima.

Eólica

A energia eólica é uma opção sustentável gerada pela movimentação de turbinas pelo vento. É um método bastante efetivo e barato de produzir energia, porém o rendimento depende da região onde as turbinas são instaladas. O custo de geração é baixíssimo, assim como o impacto ambiental.

Energia eólica exige um projeto cuidadoso para ter bons resultados. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Entre as desvantagens, está o fato de que usinas eólicas instaladas em rotas de pássaros podem pôr as aves em perigo, além de gerar interferências em sinais de rádio e televisão.

Biomassa

A biomassa é composta de resíduos agrícolas, estrume de animais e outros subprodutos da pecuária e de indústrias afins. Pode gerar energia elétrica por meio de processos de pirólise, gaseificação, combustão e cocombustão.

Cana-de-açúcar brasileira tem grande potencial de geração de energia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A desvantagem está no fato de os processos poderem liberar gases poluentes como o CO2. Porém, no cultivo desses materiais, os gases são reabsorvidos, diminuindo e até zerando os impactos ambientais.

Biogás

O biogás é uma forma de combustível limpo, pois utiliza os gases emitidos pela decomposição de matérias orgânicas, como resíduos de lixo e restos de animais, para gerar energia elétrica.

Apesar de produzirem uma energia renovável e de boa aplicação em pequenos centros habitáveis, já que utilizam o lixo para gerar energia, as usinas de biogás liberam altas emissões de metano e de CO2. Isso faz que essa não seja uma das melhores opções quando se trata de sustentabilidade.

Fonte: Eletronuclear, Fiocruz, Mundo Educação, Sansuy, Brasil Escola, Bluesol.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas