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Inovação

ABCZ Shopping: nova plataforma para venda de zebuínos certificados

Plataforma reúne informações oficiais dos animais, garante segurança nas transações e amplia acesso de produtores ao mercado nacional

Nome Colunistas

Paloma Custódio* | Uberaba (MG) | paloma.custodio@estadao.com

04/05/2025 - 08:00

Foto: ExpoZebu/Divulgação
Foto: ExpoZebu/Divulgação

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou a ABCZ Shopping, uma plataforma digital dedicada à comercialização de zebuínos registrados. A novidade funciona como um e-commerce especializado, permitindo que criadores anunciem seus animais com base em informações extraídas diretamente dos registros oficiais da associação.

Os anúncios são compostos por dados completos, como identificação do animal, genealogia (ascendência e descendência), certificação racial, histórico zootécnico, avaliações e índices técnicos — todos conferidos pela própria ABCZ. O registro oficial da associação é reconhecido nacionalmente como o instrumento mais confiável de certificação genética da pecuária zebuína.

Segundo Juan Lebrón, gerente do Departamento Internacional da ABCZ, a associação atua como curadora dos anúncios na plataforma, assegurando a qualidade e a confiabilidade das informações. “Não é o produtor que coloca as informações do lote dele à venda na plataforma. É a ABCZ. Então ela avalia todas as informações zootécnicas e de pedigree e autoriza a publicação daquele lote”, afirmou ao Agro Estadão. 

As avaliações dos animais podem ser feitas presencialmente ou por vídeo, desde que atendam a critérios técnicos rigorosos. “Se o vídeo estiver fora do padrão, não avaliamos”, complementa.

O lançamento da plataforma ocorreu durante a 90ª edição da ExpoZebu, em Uberaba (MG). Durante o evento, que segue até 4 de maio, acontece um modelo híbrido de comercialização: além do ambiente digital, os criadores também podem vender seus animais presencialmente na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior. A programação completa está disponível no site da ABCZ.

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Segurança nas transações

O desenvolvimento da ABCZ Shopping contou com a parceria da Superbid Exchange, responsável por toda a estrutura tecnológica e financeira da plataforma.

O diretor de novos negócios da empresa, Ricardo Salles, destacou à reportagem que todos os compradores passam por um processo rigoroso de validação de dados, seguindo normas de compliance e segurança. As transações são liquidadas por meio de contas digitais, com um modelo de “delivery versus payment” — em que o pagamento só é liberado após o cumprimento das condições acordadas na transação, protegendo ambas as partes.

ABCZ Shopping
ABCZ atua como curadora dos anúncios na plataforma de comercialização. Imagem: ABCZ Shopping/Reprodução

A plataforma ainda conta com o sistema Superbid Pay, que permite parcelamento por cartão de crédito, ampliando as opções de financiamento para os compradores e contribuindo para a redução do risco financeiro dos vendedores.

Agente de negócios

Outro destaque do modelo é o papel do agente de negócios, que pode ser exercido por qualquer um dos 120 técnicos da ABCZ espalhados pelo Brasil. Eles visitam cerca de 13 mil propriedades por ano e atuam como captadores de ofertas ou compradores para a plataforma, recebendo comissão pelos negócios gerados. 

Segundo Juan Lebrón, consultores e assessores independentes também podem atuar como agentes, caso tenham contato direto com os produtores.

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Público-alvo

O gerente do Departamento Internacional da ABCZ destaca que a plataforma surge para atender uma demanda de quase metade dos associados ativos que não conseguem vender nos leilões tradicionais. “Temos 25 mil associados, dos quais 11 mil são ativos. Desses ativos, 41% têm menos de 50 vacas matrizes”, ressalta. Segundo ele, esse público enfrenta dificuldades para participar de leilões tradicionais e precisa de canais mais acessíveis para vender seus animais. 

Apesar de ser voltada a produtores com rebanhos menores, a plataforma também atende à comercialização de animais com médio valor agregado, oferecendo liquidez para uma faixa importante do mercado. “Proporcionalmente, quando você tem 100 touros à venda, com certeza você tem 20 animais com valor agregado maior; seja o pequeno ou o grande produtor. Esses animais são para vender em leilão. Por isso, a plataforma busca atender o gado da faixa mediana”, pontua.

O pecuarista Evahir Ragazzi, de Ituverava (SP), disse à reportagem que sente segurança em comercializar seus bois da raça Guzerá pela ABCZ Shopping. “Vamos ter disponibilidade de vender e receber por pagamentos em cartão de crédito, que é uma coisa muito importante. Antes, a gente vendia sem saber se a pessoa ia pagar ou não”, contou.

Ele pretende usar a ferramenta para vender embriões e garrotes da raça Guzerá. “É só filmar e subir para a plataforma. É uma vitrine conceituada, com chancela da ABCZ”, conclui.

*Jornalista viajou para Uberaba (MG) a convite da ABCZ

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