Economia
Galinhas poedeiras: conheça as principais raças e dicas de manejo
Diversidade de tipos de galinhas poedeiras pode trazer alternativas para produtores de ovos
Da Redação*
27/09/2024 - 08:30

As galinhas poedeiras ou também conhecidas como galinhas de postura são aquelas criadas com a finalidade de produção de ovos. Por isso, as raças, as técnicas e o manejo são diferentes em granjas de produção de carne e de ovos.
As raças oferecem um leque de variedade para o produtor, já que algumas são mais produtivas, enquanto outras se destacam pela qualidade dos ovos e há, ainda, aquelas que são mais rústicas, o que exige menos custo de produção. O Agro Estadão separou os principais tipos de galinhas poedeiras e dicas para um manejo eficiente.
Principais raças de galinhas poedeiras
Cor dos ovos, quantidade de ovos por ano e gramatura são alguns aspectos que mudam de galinha para galinha de acordo com a raça. Saber sobre essas diferenças ajuda na estratégia do produtor avícola.
1. Rhode Island Red
A raça é de origem americana e considerada uma das mais resistentes, podendo variar a forma de criação. É usada também para produção de carne. Os ovos costumam ser da categoria “grande” e de coloração marrom clara. A plumagem das galinhas é caracterizada por ter penas marrom-avermelhadas e a ave tem um porte médio. A produção de ovos por ano varia conforme o manejo, podendo chegar até 300 unidades.
2. Isa Brown
Essas são galinhas que surgiram na França a partir de cruzamentos com outras raças e adaptáveis a climas e sistemas diferentes. Com porte pequeno e plumagem vermelho-escuro, essas aves são destinadas para produção de ovos. É considerada uma galinha de alta produtividade com média de 300 ovos por ano, podendo até superar esses números. Os ovos são grandes e de coloração marrom.
3. Leghorn
Aves de origem mediterrânea, mais precisamente na Itália, essas galinhas têm plumagem branca e porte médio. Os ovos também têm coloração branca e de tamanho grande. A produtividade é alta, variando entre 280 e 320 ovos por ano. Uma característica é sua boa conversão alimentar, ou seja, exigem menos ração para produção de ovos.
4. Sussex
Britânica, essas aves têm dupla aptidão – ovos e carne, além de boa resistência a doenças. Também são consideradas de fácil manejo. Tem plumagem branca com com alguns tons de preto ou cinza no pescoço. Os ovos são de tamanho médio e cor marrom clara. A produtividade varia entre 180 e 200 unidades em média por ano.
5. Galinha caipira
Essas são galinhas comuns no Brasil e adaptadas às condições do país, podendo ser criadas até em sistema aberto. Em geral, são galinhas de porte médio e plumagem preta. Apesar de não ter uma produtividade tão alta (em média 180 ovos por ano), os ovos e a carne têm um valor maior no Brasil. Os ovos variam de tamanho e de cor, podendo ir de tom azulado claro até marrom com pintas.
Cartilha da Embrapa: veja como criar galinhas caipiras

Como deve ser a alimentação das galinhas poedeiras?
A nutrição é parte fundamental na produção de ovos. Além disso, essa alimentação varia de acordo com as fases de vida das aves. Em geral, a base das rações é o milho e pode ter ainda farelo de soja, farelo de trigo, calcário, fósforo e outros suplementos. Algumas galinhas também podem se alimentar de gramas ou capins, dependendo do sistema de manejo.
Na alimentação é importante ter alguns cuidados.
- Estocagem da ração: é importante evitar umidade e manter protegido de ratos ou outros animais. Por serem materiais perecíveis, é preciso observar se não há fungos, que podem causar mortalidade dos animais.
- Composição: o produtor deve estar atento para a fase que o animal está e ofertar a ração conforme essas etapas. O recomendado é uma ajuda profissional para formulação dessa ração.
- Distribuição de comedouros: outro aspecto é a disposição dos comedouros na área. Garantir a alimentação adequada para as galinhas faz a diferença na produção.
- Água: a oferta de água adequada para cada fase, além da temperatura e da qualidade dessa água, também precisam ser observadas pelo produtor. A ocorrência de diarreia, por exemplo, pode estar ligada à qualidade da água.
Outros pontos do manejo das galinhas poedeiras
Além da alimentação, a estrutura do galinheiro, os ninhos e camas, a limpeza e a coleta dos ovos também requerem atenção do produtor. No caso da limpeza, é importante observar questões como o vazio sanitário e medidas de biosseguridade.
Outro ponto é a coleta dos ovos. Ovos trincados ou sujos acabam recebendo uma classificação inferior e por isso perdem valor de mercado. Normalmente, a coleta é feita de quatro a seis vezes ao dia, o que reduz esses danos nos ovos. Trocar a cama dos ninhos também é recomendado.
Confira o material da Emater-DF com dicas de manejo para galinhas poedeiras
Como comercializar os ovos?
Dependendo das opções que o produtor tiver é preciso iniciar esse processo de comercialização ainda na seleção e armazenagem. Isso porque, a partir de duas semanas, os ovos já começam a perder a qualidade e aqueles com fissuras têm um tempo ainda menor.
Outra etapa é a identificação dos canais de venda: se vai ser uma venda local, para um terceiro, na feira, por encomenda, entre outras formas. O produtor também pode ficar atento aos nichos de mercado, como é o caso dos ovos de galinhas caipiras, que costumam ter um valor maior.
*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
4
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
5
Soja brasileira será brutalmente atingida pelo acordo entre EUA e China?
6
Frigorífico Zimmer pede recuperação judicial com dívidas de R$ 75 milhões
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Suspensão da sobretaxa pelos EUA traz previsibilidade ao setor, avalia Faesp
Para o presidente da entidade, Tirso Meirelles, medida representa um reconhecido da qualidade dos produtos brasileiros
Economia
Decisão dos EUA frustra produtores de mel, pescado e café solúvel; veja a reação do setor
Setores que ficaram de fora da isenção de tarifas dos EUA relatam dificuldades de crédito, perda de mercado e risco da redução de produção
Economia
Trump retira tarifa de 40% sobre café, carne e outros produtos brasileiros
Café solúvel, pescado e mel seguem taxados; confira a lista completa dos produtos brasileiros beneficiados com o fim do tarifaço
Economia
BNDES aprovou R$ 2,45 bi a produtores afetados pelo clima
Linha de liquidação de dívidas rurais soma 8,3 mil operações em 16 estados; 61% dos recursos foram destinados a pequenos e médios produtores
Economia
Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo
Materiais gráficos reforçam a importância da leitura dos rótulos e contrarrótulos de produtos brasileiros e importados
Economia
Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café
País quer reduzir as importações e agregar valor ao café, gerando renda a pequenos produtores e empregos para jovens no campo
Economia
Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta
Espaço criado pelo Banco do Brasil e Amazon vai reunir itens produzidos por comunidades da Amazônia e Pantanal
Economia
Estoques certificados de café estão perto do menor nível em 20 anos
Efeito combinado de tarifas dos EUA, menor oferta brasileira e consumo forte intensifica a volatilidade do mercado, aponta consultoria