PUBLICIDADE

Economia

EUA deixam de exigir do Brasil certificação sanitária para exportação de pescados

Brasil é o segundo país que mais exporta pescados aos EUA; aumento foi de 72% no segundo trimestre de 2024

Nome Colunistas

Broadcast Agro

19/10/2024 - 07:40

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

São Paulo, 18 – Os Estados Unidos deixaram de exigir do Brasil a Certificação Sanitária Internacional (CSI) para o setor de piscicultura, o que deve acelerar a exportação de pescados do País. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 18, pelo Ministério da Agricultura, em nota.

O Brasil é o segundo país que mais exporta pescados aos EUA. Segundo dados do Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura, da PeixeBr, associação que reúne o setor de pescados no País, a exportação de pescados do Brasil aumentou 72% no segundo trimestre em comparação ao primeiro trimestre deste ano.

O acumulado neste semestre foi de US$ 23,7 milhões, que representa 96% do valor total exportado em 2023. O principal produto é a tilápia, que representa 92% do montante total, sendo que 87% deste volume de tilápia tem como destino os EUA.

Para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na nota, o fato de os EUA decidirem deixar de exigir o CSI para o Brasil reflete uma confiança no controle sanitário do País: “Essa desburocratização do processo de exportação não significa a falta de controle, é o contrário, os empresários brasileiros vão seguir as regras da Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, o que vai simplificando, desburocratizando o processo e aumentando a competitividade do setor.”

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.