Economia
Deputados europeus enviam acordo com Mercosul para revisão jurídica
Decisão de encaminhar tratado ao tribunal pode atrasar o processo em mais de um ano; agricultores franceses comemoram
Redação Agro Estadão
21/01/2026 - 10:23

Os quase 5 mil agricultores de diferentes países europeus que estão mobilizados em frente ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França, comemoraram a aprovação da revisão judicial do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Nesta manhã de quarta-feira, 21, os eurodeputados decidiram que o tratado deve ser encaminhado ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) para revisão jurídica. A votação foi extremamente apertada (334 votos a favor, 324 contra e 11 abstenções). Agora o Tribunal vai avaliar a base jurídica do acordo de livre comércio entre o bloco e o Mercosul, além de sua compatibilidade com os tratados da UE.

O anúncio da votação foi recebido com aplausos pelos produtores rurais europeus que vinham protestando desde terça-feira, 20, em frente ao Parlamento Europeu. Eles afirmam que o acordo prejudicará a produção agrícola europeia ao aumentar significativamente as importações de carne bovina, açúcar e aves a preços mais baixos.
“Hoje é uma primeira vitória graças ao voto do Parlamento, o tribunal foi finalmente acionado! Mas o combate continua, é preciso que este tratado seja definitivamente rejeitado”, disse Patrick Bénézit, presidente da Federação Nacional Bovina Francesa, em comunicado à imprensa.
Após a votação no Parlamento, o chanceler alemão Friedrich Merz descreveu a decisão do Parlamento Europeu como “lamentável” em uma publicação no X. “Isso demonstra uma avaliação errônea da situação geopolítica. Estamos convencidos da legalidade do acordo. Sem mais atrasos. O acordo deve agora ser aplicado provisoriamente”, escreveu ainda Merz.
“De acordo com nossa análise, as questões levantadas na moção do Parlamento não se justificam, pois a Comissão já abordou essas questões e problemas de forma bastante detalhada”, afirmou Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia para o Comércio, a jornalistas em Bruxelas segundo a AFP.
Próximos passos
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) analisará a base jurídica do Acordo Comercial entre Mercosul e União Europeia, o que poderá atrasar em mais de um ano a decisão final sobre a aprovação do tratado. Enquanto aguarda o parecer do tribunal, o Parlamento Europeu seguirá examinando os textos do acordo, mas só poderá votar a favor ou contra após a conclusão do processo jurídico.
A Comissão Europeia ainda pode prosseguir com a aplicação provisória do acordo enquanto o tratado está sendo analisado judicialmente, apesar de ter se comprometido a não adotar essa tática.
Um outro porta-voz da Comissão Europeia declarou a jornalistas do site Euro News que o órgão “lamentava a decisão” e que continuará a “convencer os legisladores sobre a importância geoestratégica deste acordo comercial”. Questionado sobre a possibilidade de aplicação provisória, o porta-voz informou que o tema será discutido durante a cúpula extraordinária dos líderes da União Europeia, marcada para quinta-feira, 22, antes que qualquer nova medida seja decidida.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Em investigação, China aponta 'dano grave' à indústria de carne bovina e notifica OMC e exportadores
2
Fim do papel: produtores rurais terão de emitir nota fiscal eletrônica em 2026
3
Feiras do agro 2026: calendário dos principais eventos do setor
4
Começa a valer obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica
5
Salvaguarda à carne bovina: Câmara Brasil-China vê desfecho favorável ao setor brasileiro
6
Menos pão, mais carne: canetas emagrecedoras redesenham demandas do agro brasileiro
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Anec eleva previsão de exportação de soja e milho em janeiro e reduz a de trigo
Volume total embarcado deve ser de 9,40 milhões de toneladas, 2,5% a mais que as estimativas divulgadas na semana passada
Economia
UE freia acordo com o Mercosul ao citar sustentabilidade e efeito intimidador
Para o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral, a medida pode atrasar a implementação do acordo Mercosul-UE em até dois anos
Economia
Em novo protesto na França, agricultores pressionam Parlamento contra acordo Mercosul-UE
Mobilização ocorre um dia antes da votação que pode encaminhar o tratado ao Tribunal de Justiça da União Europeia para análise de legalidade
Economia
Após forte largada, exportações de carne bovina perdem ritmo na segunda semana do ano
Volume embarcado recuou 50% na média diária em relação à semana anterior, apesar de preços ainda estáveis, aponta Agrifatto
Economia
China libera importação de carne de frango do Rio Grande do Sul
Medida estava em vigor desde 2024 após caso da doença de Newcastle em granja comercial de Anta Gorda (RS).
Economia
Cecafé vê cenário internacional incerto e traça estratégia para não sofrer com EUA
Acordo Mercosul-UE pode abrir outros mercados para além do bloco europeu, avalia entidade que representa exportadores
Economia
Cotas e salvaguardas limitam impacto do acordo Mercosul-UE para carne bovina
Segundo Abiec, redução da Cota Hilton melhora competitividade do setor, mas salvaguardas limitam entre 5% e 7% a expansão em volume anual
Economia
Café: receita com exportação bate recorde em 2025, apesar de queda no volume
De acordo com relatório do Conselho de Exportadores (Cecafé), Estados Unidos deixaram de ser o principal destino do café brasileiro