PUBLICIDADE

Economia

Conilon sustenta safra de café e garante expansão de 1,8% na produção

Apesar da alta do conilon, arábica recua 11,2% em 2025, com forte impacto em Minas Gerais devido a problemas climáticos

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

04/09/2025 - 11:09

Apesar da bienalidade positiva, o desempenho das lavouras foi limitado pelas adversidades climáticas. | Foto: Adobe Stock
Apesar da bienalidade positiva, o desempenho das lavouras foi limitado pelas adversidades climáticas. | Foto: Adobe Stock

Com 96% da área de café já colhida no final de agosto, a safra de 2025 está estimada em 55,2 milhões de sacas beneficiadas. O volume representa um crescimento de 1,8% em relação ao resultado de 2024 (54,2 milhões de sacas). O avanço ocorre mesmo em um ano de baixa bienalidade. 

Segundo aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no terceiro levantamento da cultura, divulgado nesta quinta-feira, 4, a produção de 2025 é sustentada pela recuperação de 3% na produtividade média nacional. Na comparação anual, a produtividade passa de 28,8 sacas por hectare em 2024 para 29,7 sacas neste ano. O relatório destaca que, no último ano, apesar da bienalidade positiva, o desempenho das lavouras foi limitado pelas adversidades climáticas em várias regiões produtoras.

CONTEÚDO PATROCINADO

A área em produção no ciclo atual está estimada em 1,86 milhão de hectares — queda de 1,2% frente ao ano anterior. Já a área em formação apresenta alta de 11,9%, podendo alcançar 395,8 mil hectares. Com isso, a área total destinada à cafeicultura em 2025 — considerando arábica e conilon, em produção e formação — chega a 2,25 milhões de hectares. Isso representa um aumento de 0,9% em relação a 2024.

Café arábica e conilon

Conforme a Conab, a produção de café arábica deve alcançar 35,2 milhões de sacas beneficiadas, uma retração de 11,2% frente à safra anterior. A queda é explicada principalmente pela baixa bienalidade e pela redução da área em produção. 

Entre os estados, Minas Gerais, maior produtor do país, concentra 1,38 milhão de hectares (75,2% da área nacional de arábica) e deve colher 24,7 milhões de sacas — 10,8% a menos que no ciclo anterior. “Além da bienalidade negativa, o longo período de seca que antecedeu a floração contribuiu para a retração”, aponta o relatório.

PUBLICIDADE

Já o conilon apresenta resultado oposto. A safra está estimada em 20,1 milhões de sacas beneficiadas, alta expressiva de 37,2% em relação ao ano passado. “A recuperação é atribuída à regularidade climática nas fases críticas das lavouras, que favoreceu a floração e a formação de frutos”, traz o documento. 

Nesse cenário, o Espírito Santo, responsável por 69% da produção nacional da espécie, deve colher 13,8 milhões de sacas, incremento de 40,3%. O resultado é explicado pelas boas chuvas registradas no norte do estado.

Já na Bahia, a produção total (arábica e conilon) está projetada em 4,1 milhões de sacas — crescimento de 33,5%. O avanço reflete a entrada de novas áreas produtivas, com alta produtividade e manejo irrigado, sobretudo na região do Atlântico (conilon) e no Cerrado baiano. O conilon, que responde por 72% da produção estadual, deve alcançar 2,95 milhões de sacas (+51,2%). Já o arábica deve crescer 2,4%, com produção prevista de 1,1 milhão de sacas. 

Rondônia também apresenta expansão, com estimativa de 2,3 milhões de sacas em 2025 — alta de 10,4% em relação à safra anterior.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Excedente mundial de açúcar permanece elevado mesmo com ajustes na safra brasileira

Economia

Excedente mundial de açúcar permanece elevado mesmo com ajustes na safra brasileira

Revisões da StoneX reduzem produção no Brasil, mas estoques globais seguem altos e limitam espaço para valorização dos preços

Aliança Agrícola nega recuperação judicial e diz que paralisação é temporária

Economia

Aliança Agrícola nega recuperação judicial e diz que paralisação é temporária

Empresa afirma que segue ativa e aguarda decisão da Justiça sobre pedido de suspensão de cobranças; advogada orienta produtores

Instituto libera recursos para cadeia do vinho gaúcho e faz campanha por espumantes

Economia

Instituto libera recursos para cadeia do vinho gaúcho e faz campanha por espumantes

Editais com recursos do Fundovitis buscam fortalecer ações técnicas e de mercado, enquanto campanha reposiciona os espumantes brasileiros

Peixes: Rússia fará inspeção em 5 frigoríficos do Brasil

Economia

Peixes: Rússia fará inspeção em 5 frigoríficos do Brasil

Autoridade sanitária russa quer avaliar fábricas nacionais e diversificar importações

PUBLICIDADE

Economia

Indonésia habilita 14 novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina

Apontado pela Abiec como o “novo mundo” para a carne bovina brasileira, o país asiático importou mais de 42 mil toneladas no ano passado

Economia

Queda nos preços aperta caixa e amplia risco de endividamento a produtores gaúchos

Com cenário de estresse financeiro, advogada alerta para direito ao alongamento previsto no Manual de Crédito Rural

Economia

Brasileiro consumiu em média 1,4 mil xícaras de café no último ano

Preço médio do café subiu 5,8% em 2025 e associação espera menos variações nos valores em 2026

Economia

Fiscalização apreende bebidas irregulares em Curitiba 

Produtos não apresentavam comprovação de registro, segundo Ministério da Agricultura 

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.